Como conseguir medicamento pelo Ministério Público?

Perguntado por: Catarina Yara Macedo Cunha Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (48 avaliações)

Recomenda-se que o paciente busque o medicamento por todas as vias extrajudiciais possíveis, antes de recorrer à Justiça. Primeiramente, deve-se protocolar requerimento escrito na Secretaria da Saúde (do Estado ou do Município), solicitando, com base em relatório médico, os medicamentos necessários.

Como entrar na Justiça para conseguir remédio?

Como pedir medicamentos na justiça?
  1. Ingresse com uma ação no Juizado Especial Cível, se o valor total do tratamento (incluindo o medicamento) não ultrapassar 40 salários mínimos no período de 12 meses.
  2. Ingresse na justiça comum, com o auxílio de um defensor público ou advogado.

Quem tem direito a remédio de graça?

Vale lembrar que portadores de hipertensão, asma e diabetes têm direito a medicamentos gratuitos, fornecidos pela Farmácia Popular, bastando dirigir-se a uma delas com documento com foto, CPF e receita médica.

Como faço para pegar remédio de graça?

Para ter acesso aos medicamentos fornecidos de forma gratuita ou com descontos pelo SUS é necessário ir a uma Unidade Básica de Saúde ou Farmácia Popular portando os documentos de identificação, comprovante de residência, receita médica e o cartão nacional de saúde, que pode ser feito na hora caso a pessoa não possua.

Onde conseguir remédio de alto custo de graça?

Os remédios de alto custo são distribuídos gratuitamente para quem tem a carteirinha do SUS, que pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), por qualquer cidadão ou seus dependentes. Mas, a indicação será sempre feita e acompanhada por médicos, após consultas.

Saiba Como Conseguir Um Medicamento de Alto Custo Pelo SUS

23 questões relacionadas encontradas

Quais são os medicamentos de alto custo fornecidos pelo SUS?

Medicamentos do SUS – Farmácia de Alto Custo
  • Lista resumida dos medicamentos – Alto Custo – SUS. Acetato de Cálcio – Hiperfosfatemia na Insuficiência Renal Crônica. ...
  • B. Basiliximab Transplante Renal. ...
  • C. Cabergolina Acromegalia, Doença de Parkinson. ...
  • D. Daclizumab – Transplante Renal. ...
  • E. Entacapone – Doença de Parkinson. ...
  • F. ...
  • G. ...
  • H.

Quais são os remédios gratuitos pelo governo?

De acordo com as diretrizes do programa, os medicamentos gratuitos distribuídos são aqueles para tratar hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, diabetes e asmas. Já os remédios com até 90% de desconto são aqueles que tratam colesterol alto, rinite, parkinson, osteoporose e glaucoma.

Quem tem direito a receber medicamentos do SUS?

Todo brasileiro tem direito por lei a receber remédios do Sistema Único de Saúde, sejam eles básicos (para hipertensão e diabetes, por exemplo), estratégicos (ex: aids, tuberculose e hanseníase) ou especializados (para os casos mais raros).

Quem tem plano de Saúde pode pegar remédio no SUS?

Você pode adquirir medicamentos pelo SUS mesmo se a receita for de um médico ou dentista particular ou de um convênio.

Como pegar remédio no SUS com receita particular?

é importante destacar que mesmo com uma receita particular pode pegar remédio no SUS, ou seja, a prescrição pode ser feita por um médico particular e não necessariamente por um médico da rede pública.

Quem tem direito ao remédio de alto custo?

A pessoa que precisa de um remédio de alto custo deve ter um laudo médico e receita médica especificando o remédio necessário, sua patologia etc. É bom que tenha o Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), que pode ser feito em um posto básico de saúde.

Como entrar na justiça para conseguir remédio de alto custo?

De acordo com a advogada especialista em direito médico Geogia Racca, acionar a Justiça tem sido o único caminho para conseguir os remédios de alto custo. Mesmo se o mandado não for cumprido pelo estado ou pelo município, há como exigir que os medicamentos cheguem até os pacientes.

Quais medicamentos devem ser fornecidos pelo plano de saúde?

De uma maneira geral, todo medicamento indicado para o tratamento de uma doença coberta pelo contrato deve ser fornecido pelo plano de saúde.

Como saber se tem remédio no posto de saúde?

A Secretaria Municipal da Saúde lançou, em 14 de dezembro de 2015, o site e aplicativo “Aqui Tem Remédio”. Trata-se de uma ferramenta digital desenvolvida para auxiliar a população a encontrar em quais farmácias das unidades da rede municipal de saúde se encontram os medicamentos por ela buscados.

Quais os medicamentos que tem no posto de saúde?

Medicamentos das Unidades Farmácia Dose Certa
  • Aciclovir. Ácido valpróico. Albendazol. Amitriptilina. Amoxicilina. Anlodipino. Benzilpenicilina benzatina. ...
  • Clonazepam. Clorpromazina. Dexametasona. Diazepam. Digoxina. Dipirona. Enalapril. ...
  • Fluoxetina. Glibenclamida. Haloperidol. Hidroclorotiazida. Hidróxido de alumínio. Ibuprofeno. Loratadina.

É dever do Estado fornecer medicamento?

Tema atualizado em 17/1/2022. “1. É dever do Estado fornecer medicamentos, ainda que não padronizados, desde que se mostrem indispensáveis ao tratamento do paciente que não possui condições de adquiri-los, e cuja pretensão encontra respaldo na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Distrito Federal.”

Como funciona a assistência farmacêutica no SUS?

A Assistência Farmacêutica tem caráter sistêmico, multidisciplinar e envolve o acesso a todos os medicamentos considerados essenciais. Na PNM é definida como: Grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade.

É direito líquido e certo do cidadão o fornecimento de remédios pelo Estado?

Hepatites, esclerose múltipla, neoplasia maligna, alienação mental, mal de Parkinson, AIDS, diabetes, hipertensão, disfunções renais e paralisia irreversível são exemplos das doenças cujos medicamentos devem ser fornecidos pelo Estado.

Qual o preço do remédio Jardiance 25mg?

Comparamos o preço de Jardiance 25mg 30 Comprimidos Revestidos em 35 drogarias e farmácias. O melhor preço foi de R$ 159,00 Na Nova Farma.

O que é um medicamento de alto custo?

O que é considerado medicamento de alto custo? Na ausência de outros critérios, pode-se afirmar que medicamentos de alto custo são aqueles cujos preços atinjam algumas centenas de reais e até, milhares de reais. Há remédios, inclusive, em que uma caixa ou uma dose custam dezenas de milhares de reais.

Para que é indicado topiramato?

Segundo a bula, para que serve o topiramato quer dizer na prática que este medicamento é indicado para: Epilepsia (tanto na monoterapia, como na terapia adjuvante) Crises epilépticas parciais, com ou sem generalização secundária e crises tônico-clônicas generalizadas primárias.

Como consultar lista de medicamentos?

O consumidor pode procurar pelo nome de marca do medicamento ou pelo princípio ativo. Optando pelo princípio ativo, serão listadas todas as apresentações disponíveis no mercado, sejam elas de medicamentos genéricos ou com nomes de marca na coluna Medicamento (laboratório) da versão PDF da lista da CMED.

O que são medicamentos de uso domiciliar?

Os medicamentos para tratamento domiciliar são aqueles que não requerem administração assistida, ou seja, não necessitam de intervenção ou supervisão direta de profissional de saúde habilitado ou cujo uso não é exclusivamente hospitalar, podendo ser adquiridos por pessoas físicas em farmácias de acesso ao público e ...

Para que serve acetato de leuprorrelina?

Acetato de Leuprorrelina 5mg/mL é destinado ao tratamento paliativo da neoplasia avançada da próstata, oferecendo uma alternativa no seu tratamento quando a orquiectomia ou estrogenoterapia não forem indicadas ou aceitáveis para o paciente.

Artigo anterior
Como montar um gráfico de linhas no Word?
Artigo seguinte
É verdade que o limão corta o efeito do antibiótico?