Como conjugar verbos no imperativo negativo em espanhol?

Perguntado por: Iara Camila de Henriques  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (38 avaliações)

Para conjugar um verbo com a sua forma negativa do imperativo é muito fácil, basta conjugar o verbo como se fosse o presente do subjuntivo com exceção da primeira pessoa (yo) que não existe no modo imperativo.

Como conjugar o verbo no imperativo negativo?

Para conjugar o verbo no imperativo negativo, basta usar a mesma forma que o presente do subjuntivo. Para conseguir conjugar o verbo no modo imperativo, permite-se trocar a 3ª pessoa do singular (ele) pelo pronome você e a 3ª pessoa do plural (eles) pelo pronome vocês.

Como usar o imperativo negativo em espanhol?

As formas do imperativo negativo em espanhol coincidem com as do presente do subjuntivo.
...
Vejamos alguns exemplos de orações que empregam verbos no imperativo negativo:
  1. No apoyen los zapatos sobre el sofá. ...
  2. No seas descortés con quien te habla. ...
  3. No canten más, ya es suficiente.

O que é um verbo imperativo negativo?

No imperativo negativo, a ordem, pedido, convite, conselho, exortação,… é feita através de uma negação.

Quais frases estão no modo imperativo negativo?

Imperativo negativo
  • Não venha agora, por favor.
  • Não coma tão depressa!
  • Não esperem por mim.

IMPERATIVO AFIRMATIVO E NEGATIVO EM ESPANHOL

32 questões relacionadas encontradas

O que é verbo imperativo exemplos?

Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Exemplos: Vamos, corram! Perdoe-me, eu lhe imploro.

Como usar o imperativo no espanhol?

Imperativo em espanhol

Normalmente, o imperativo se usa para dar ordens diretas. Exemplo: ¡Cállate ahora mismo! (Cala-te agora mesmo!) Somente é possível dar ordens diretas a 2ª pessoa: tú y vosotros (tu e vós).

Como se usa o imperativo no espanhol?

Assim como na língua portuguesa, o modo imperativo em espanhol é usado para dar ordens, sugestões ou fazer pedidos. Apresenta formas específicas na segunda pessoa do singular e do plural; para as outras pessoas, devemos conjugar o verbo no presente do subjuntivo.

O que é o modo imperativo no espanhol?

O imperativo é um modo verbal usado para advertir, solicitar, fazer ameaças, pedir favores, dar ordens e conselhos a outra pessoa da qual depende a realização ou não da ação. É um modo muito usual na língua espanhola, mas não em português. ... O modo imperativo tem duas formas em espanhol: afirmativa e negativa.

O que é imperativo afirmativo e negativo?

Um verbo no modo imperativo pode indicar ordem, pedido, convite, súplica e conselho. As formas do modo imperativo são: Imperativo afirmativo: a ordem (ou pedido) está relacionada a uma afirmação. Imperativo negativo: a ordem (ou pedido) está relacionada a uma negação.

Qual a diferença entre o imperativo afirmativo positivo e O negativo?

A única diferença é que, no afirmativo, a segunda pessoa do singular e a do plural são formadas pela extração da letra S da conjugação no presente do indicativo.

Quais os dois tipos de imperativo?

O modo imperativo, diferentemente dos demais modos, não possui tempos verbais. O imperativo tem duas formas: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.

Como conjugar o verbo negativo?

Indicativo
  1. Presente. eunegativo-o. tunegativa-lo. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eunegativava-o. tunegativava-lo. ...
  3. Pretérito Perfeito. eunegativei-o. tunegativaste-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eunegativara-o. tunegativara-lo. ...
  5. Futuro do Presente. eunegativá-lo-ei. tunegativá-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. eunegativá-lo-ia. tunegativá-lo-ias.

Quais as funções do uso do imperativo afirmativo?

O imperativo afirmativo consiste em um modo verbal no qual o verbo expressa ordem, proibição, convite, conselho, pedido ou súplica. Aqui o falante tem o objetivo de levar o interlocutor a realizar a ação sugerida ou ordenada por ele.

Como se dá a formação do imperativo afirmativo?

No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação. Para as demais pessoas, a formação é igual à do presente do subjuntivo.

Qual a função do gerundio na gramática espanhola?

Expressa uma ação que está em desenvolvimento e, na oração, costuma desemprenhar a função do advérbio. / El gerundio, en español, es caracterizado por sus dos formas para los tres tipos de verbo: -ando (hablar: hablando) y -iendo (beber: bebiendo / partir: partiendo).

Como deve ser conjugado o verbo quando usamos usted ou ustedes?

Tú deve ser conjugado seguindo as regras gramaticais da segunda pessoa, enquanto usted segue as estruturas da terceira pessoa, como veremos em nosso exercício de hoje.

Como saber se uma frase está no imperativo?

O imperativo é usado na indicação de uma ordem, um pedido, um conselho, uma súplica, um convite, um comando ou uma exortação.
...
Exemplos de frases no modo imperativo
  1. Façam menos barulho!
  2. Pare imediatamente!
  3. Arrume essa confusão, por favor.
  4. Não espere por mim.
  5. Não mexam aí!
  6. Continuemos com o nosso trabalho.

Como saber se a frase está no imperativo?

Frase imperativa é uma palavra ou grupo de palavras que expressa: ordem, sugestão, pedido, conselho. Nesse tipo de frase, o verbo sempre está no modo imperativo. Esse tipo de frase pede para alguém fazer alguma coisa. Nós podemos encontrar frases imperativas: afirmativas e negativas.

O que é frase no modo imperativo?

b) Frases Imperativas: ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas. Por Exemplo: Que prova difícil! É uma delícia esse bolo!

O que é imperativo em inglês?

O imperative, ou imperativo, é usado para dar ordens, instruções, fazer pedidos e até mesmo aconselhar alguém. É uma forma verbal utilizada diariamente e que muita gente acaba não conhecendo.

O que é o imperativo afirmativo?

O imperativo expressa uma ordem, pedido, conselho, convite ou súplica.

O que é uma pessoa imperativo?

Trata-se de um transtorno neurológico que causa um excesso de energia, em que, além da dificuldade de atenção, a pessoa também apresenta outros sintomas, como impulsividade excessiva, desorganização e inquietude.

Artigo anterior
O que tem de diferente na ração sênior?
Artigo seguinte
Quando o fiador pode se exonerar?