Como conceituar a surdez e a pessoa surda?

Perguntado por: Jéssica Ariana Pinto  |  Última atualização: 30. April 2022
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Deficiência Auditiva: consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. Surdez: é considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada.

Qual o conceito de pessoa surda?

Surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos que são enviados ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento e identificação daquilo que ouvimos.

Qual a concepção de surdez?

Diferentes concepções de surdez podem ser observadas na sociedade. Em geral, tais concepções apresentam-se fundamentadas em duas perspectivas antagônicas, que se distanciam essencialmente pela modalidade linguística que deve ser utilizada pela pessoa com surdez - língua oral ou língua de sinais.

Quais são os 4 tipos de surdez?

Central
  • leve: o deficiente auditivo ouve bem os graves, mas sente dificuldade com os agudos;
  • moderada: ouve sons graves menos ruidosos e, se estiver em um ambiente com música, não compreende as falas;
  • severa: o surdo não ouve a fala humana, e raramente escuta o celular chamando;
  • profunda: o surdo não ouve nada.

Quantos tipos de surdez?

Muito se fala em surdez, mas você sabia que existem tipos diferentes de perda auditiva? Isso mesmo, a surdez não se resume apenas aos graus de perda (leve, moderada, severa e profunda) mas também ao tipo, são elas neurossensorial, condutiva e mista.

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Como se classificam os tipos de surdez?

A classificação mais simples e comumente usada, classifica a audição em 5 níveis: Audição Normal: Limiares auditivos baixo de 25 dB. Perda Auditiva Leve: Limiares acima de 25 abaixo de 40dB. Perda Auditiva Moderada: Limiares acima de 40 abaixo de 70dB.

Qual a concepção de surdo e surdez apresentado na Idade Antiga?

Os surdos eram tratados como seres inválidos condenados à morte. Sócrates, em 360 a.C., acreditava que as pessoas surdas conseguiam se comunicar entre si e pelos ouvintes. Em outro sentido, os romanos não os aceitavam dizendo que eram imperfeitos, excluindo-os da sociedade.

Qual é o pensamento clínico sobre a surdez?

Na tradição clínico-terapêutica, a surdez é vista como uma —deficiência“ em relação à comunidade —ouvinte“, colocando os sujeitos surdos em desvantagem, se comparados à maioria da população (SKLIAR, 1988).

Quais as principais características das concepções educacionais para surdos que as diferenciam?

Além disso, a educação de surdos também tem compartilhado da mesma concepção de língua e linguagem adotada na educação comum, ancorando-se na concepção de código, sem considerar a linguagem como atividade discursiva, afastando os interlocutores do processo de produção e desvinculando-os das condições de interação ...

O que é um sujeito surdo?

O sujeito surdo que de acordo com Felipe e Monteiro (2001), são aqueles que participam de comunidades, associações na sua própria cidade ou em outras localidades, sendo fatores predominantes dessas comunidades surdas o uso da Língua de Sinais, os esportes e as interações social.

Qual a lei que define o surdo?

Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002.

Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados. Parágrafo único.

O que significa surdez no sentido social?

Carlos Skliar (1995) explica que o surdo é um ser sociolinguístico diferente, pertencente a uma comunidade linguística minoritária, caracterizada por compartilhar o uso de uma Língua de Sinais e de valores culturais, hábitos e modos de socialização.

Quais são e como se caracterizam as três principais filosofias educacionais para surdos?

São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. De acordo com Goldfield (1997) o Oralismo ou filosofia oralista visa a integração da criança com surdez na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o português).

Foram três as principais abordagens educacionais para surdos que estudamos cada uma delas com concepção de surdez recomendações e pressupostos específicos?

O oralismo, a comunicação total e o bilinguismo sem dúvidas são as principais abordagens educacionais no ensino do surdo utilizado em grande parte do mundo.

Quais são os três principais de modelos educacionais na educação dos surdos criados ao longo do tempo?

Neste trabalho procuramos fundamentar nos cincos modelos educacionais na educação de surdos e presentes em maior ou menor intensidades nas escolas para surdos que são o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilingüismo, a Pedagogia do Surdo e processo Intercultural.

Como a pessoa surda é vista na perspectiva é visão clínica?

A surdez pode ser vista como deficiência – o que gera um olhar “clínico-terapêutico”; ou como uma diferença – representada pelo modelo “sócioantropológico”. E essas diferentes visões e formas de representar a surdez deixaram – e ainda deixam – marcas na educação e na vida dos surdos.

Quais são as duas concepções sobre a surdez?

Diferentes concepções de surdez podem ser observadas na sociedade. Em geral, tais concepções apresentam-se fundamentadas em duas perspectivas antagônicas, que se distanciam essencialmente pela modalidade linguística que deve ser utilizada pela pessoa com surdez - língua oral ou língua de sinais.

O que é modelo clínico terapêutico?

O modelo clínico-terapêutico, preocupado principalmente com o diagnóstico e a reabilitação, reforça a visão de educação como método reabilitador colocado em cena a partir do diagnóstico médico, orientando a atenção para a cura do problema auditivo, correção de defeitos de fala e treinamento de habilidades como leitura ...

Como os surdos eram vistos na Idade Antiga?

Strobel mostra que na Idade Antiga os surdos eram adorados no Egito e na Pérsia, pois se acreditava que eles se comunicavam com os deuses, mas na Grécia e em Roma, eles eram assassinados e os que escapavam eram escravizados. Na Idade Média, eram tidos como objeto de curiosidade, como seres estranhos.

Como eram tratados os surdos na idade antiga?

Na Antiguidade, alguns povos os lançavam ao mar ou em penhascos. Na Grécia, os surdos eram tratados como seres incompetentes e que por não possuírem uma linguagem, não eram capazes de raciocinar. Assim, não tinham direitos, eram marginalizados e muitas vezes condenados à morte.

Como era a vida dos surdos na antiguidade?

Na antiguidade, algumas sociedades destinavam tratamento desumano aos surdos. Os surdos eram mortos por motivos diversos. Assim como qualquer outra diferença humana, os surdos não tinham direito à vida. Na idade média, apesar de terem direito à vida, os surdos não eram considerados seres humanos.

Qual a diferença entre surdez neurossensorial e surdez de condução?

A surdez de transmissão (ou condução) é causada por patologia do ouvido externo ou médio. A surdez neurossensorial (que também se denomina surdez de percepção) é causada por patologia do ouvido interno, da via auditiva e do cérebro auditivo.

Qual a diferença entre surdez congênita e surdez adquirida?

A surdez pode acontecer de duas formas: quando é congênita – ou seja, o bebê já nasce surdo – ou adquirida – quando o paciente nasce com capacidade auditiva preservada e apresenta perda de audição durante a vida.

Quais as filosofias educacionais para surdo?

O Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo são as filosofias educacionais Page 2 que marcaram épocas e com as suas análises críticas serviram para atender, respeitar e aceitar as limitações e necessidades do portador da surdez.

Quais são as filosofias educacionais?

São eles: oralismo, comunicação total e bilinguismo. Na Alemanha, com Samuel Heinick, surgiu a filosofia educacional ora- lista, que defendia o ensino da língua oral e rejeitava a língua de sinais. Heinick fundou a primeira escola pública para crianças surdas baseada no oralismo.

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