Como comprovar tempo especial antes de 1995?

Perguntado por: João Maia  |  Última atualização: 24. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (23 avaliações)

A primeira maneira de se comprovar tempo especial antes de 1995 era a partir da apresentação de laudo específico. Obviamente não se tratava do PPP, já que ele sequer existia. Contudo, considerando os agentes nocivos apontados pela legislação, a prova de exposição a esses também era a partir de documentação.

Quais atividades eram consideradas especiais antes de 1995?

20 anos de atividade especial
  • Trabalhadores que têm contato com chumbo, como o fundidor, laminador e moldador;
  • Carregador de explosivos;
  • Trabalhadores de extrato de mercúrio;
  • Trabalhador de túnel ou galeria;
  • Extrator de fósforo branco;
  • Outros.

Como comprovar tempo especial antes de 2004?

De fato, o primeiro documento para comprovar o período especial instituído pela legislação foi o SB-40. Após isso, foram criados outros formulários, tais como: DSS 8030 e o DIRBEN 8030. Ainda assim, esses formulários continuam sendo válidos e aceitos pelo INSS e justiça para comprovar a atividade Especial.

Quais documentos comprovam atividade especial?

Documentos necessários

Devem ser apresentados os documentos pessoais (RG E CPF), comprovante de residência, carteiras de trabalho, carnês de contribuição e o PPP (Perfil Previdenciário Profissional).

Como fica a aposentadoria de quem contribuiu antes de 1994?

O cálculo da aposentadoria é feito com a média de todos os salários de contribuição. Assim, você receberá 60% dessa média com mais 2% ao ano, se tiver mais de 15 anos de tempo de contribuição para as mulheres e 20 anos de tempo de contribuição para os homens.

Como COMPROVAR Tempo Especial antes de 1995: Estratégias e dicas valiosas! (Guia completo)

26 questões relacionadas encontradas

Quem contribuiu antes de 1994 pode ter direito a receber?

Sim, quem contribuiu antes de 1994 continua com o seu direito de receber a aposentadoria. A diferença é aquela que comentei… Os valores de contribuição anteriores a 94 passaram a ser desconsiderados para o cálculo do benefício.

Quem tem direito a se aposentar pela regra antiga?

Para ter direito adquirido às regras antigas da aposentadoria por tempo de contribuição, o homem precisa ter completado 35 anos de contribuição e 180 meses de carência antes de 13/11/2019. E a mulher precisa ter completado 30 anos de contribuição e 180 meses de carência antes de 13/11/2019.

Por que o INSS se recusa a reconhecer tempo especial?

Não adianta nada você cumprir todos os requisitos da aposentadoria especial e não apresentar a documentação exigida pelo INSS. Por exemplo, você pode ser um enfermeiro lotado na ala de emergência de um hospital há 30 anos! Se não apresentar os PPPs do período, o INSS não vai reconhecer a sua atividade especial.

Como pedir averbação de tempo de serviço especial no INSS?

Como fazer a averbação no Meu INSS?
  1. Acessar o Meu INSS.
  2. Seguir para “Agendamentos/Solicitações”
  3. Depois, vá para “novo requerimento” e “aposentadoria”
  4. Após, você deve apresentar seus requerimentos e provas do que deseja averbar.

Como solicitar reconhecimento de tempo especial no INSS?

A pessoa interessada na aposentadoria especial deve entrar no aplicativo e solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição. Durante a análise, os profissionais da Previdência Social é que vão enquadrar a aposentadoria especial, a depender se haverá ou não atividade considerada redutora.

Como conseguir PPP antigo?

A resposta é sim, existem 6 maneiras diferentes do trabalhador conseguir o seu PPP no caso de uma empresa que não está mais ativa:
  1. Procure o sindicato da sua categoria. ...
  2. Procure o síndico da empresa. ...
  3. Consultar processo de falência judicial. ...
  4. Procure os antigos sócios da empresa.

O que é o código 46 de aposentadoria especial?

Aposentadoria especial (espécie - 46) garante as pessoas que laboraram e/ou laboram sob condições especiais e estão expostas a insalubridade, periculosidade ou penosidade, meio para se aposentar com menos tempo de contribuição e trabalho, pois a Lei garante uma forma de reparação financeira e também a saúde do ...

Tem como dar entrada na aposentadoria sem o PPP?

Se você não conseguir de jeito nenhum o PPP, você deve comprovar as tentativas de conseguir as provas necessárias para a reconhecimento da atividade na ação de aposentadoria especial. Caso você não faça isso, o juiz pode indeferir pedidos como perícias e intimações, levando o processo à total improcedência.

É possível converter tempo especial em comum?

Não. O tempo de contribuição da pessoa com deficiência também é denominado tempo especial, mas a legislação não permite que ele seja convertido em comum, somente o tempo exercido com exposição a agentes prejudiciais à saúde, conforme definição legal.

Qual o valor do PPP para aposentadoria especial?

Tabela de PPP para aposentadoria

Por exemplo, se um homem trabalhou por 20 anos em uma atividade de médio risco, deve multiplicar 20 x 1,75 = 35 para saber que o seu tempo especial equivale a 35 anos de tempo comum. Se ele tiver mais de 35 anos de contribuição total, pode se aposentar por tempo de contribuição.

Como averbar tempo de serviço especial?

Para averbação de tempo de serviço prestado à empresas privadas (Regime Geral), o servidor precisará da Certidão de Tempo de Contribuição emitida pelo INSS. Para solicitá-la é necessário entrar em contato nos canais de atendimento do INSS, telefone 135 ou Meu INSS.

O que é averbação de tempo especial?

Trata-se de revisão do benefício de aposentadoria por tempo de contribuição concedido ao autor na via administrativa, mediante a majoração/exclusão do fator previdenciário aplicado no cálculo da RMI do benefício, ou, sucessivamente, a conversão do benefício em aposentadoria especial, sendo garantida a revisão em sua ...

É vantagem averbar tempo de serviço?

Fazendo essa averbação, todo o tempo que aquela pessoa contribuiu para o INSS será revertido para o regime próprio. A grande vantagem é que na hora de pedir a aposentadoria já estará somado o período de contribuição para o INSS e para o regime próprio.

Como comprovar tempo de serviço ao INSS sem os documentos?

Para isso, é preciso um início de prova material que comprove o tempo trabalhado, seja um comprovante de contra-cheque, um recibo de pagamento ou até mesmo uma foto no trabalho. Além disso, também é possível apresentar uma testemunha para complementar a prova documental e conseguir comprovar o tempo de contribuição.

Quanto vale 1 ano de insalubridade para aposentadoria?

Será feita a média de 100% dos seus salários de contribuição desde 1994; Desse valor, você vai receber 60% + 2% ao ano que exceder 20 anos de atividade especial para os homens e que exceder 15 anos de atividade especial para as mulheres.

É possível a conversão do tempo especial em comum na aposentadoria especial?

APOSENTADORIA ESPECIAL X TEMPO DE CONVERSÃO ESPECIAL

Ao utilizar a conversão de tempo especial (somar ao tempo de contribuição), não se pode fazer a mesma conversão para aposentar na regra especial (com 25 anos de efetiva exposição), pois é vedado de acordo com o arts.

Quanto tempo é considerado direito adquirido?

Quanto tempo é considerado direito adquirido? Não existe tempo previsto na Lei para solicitar sua aposentadoria com direito adquirido, você pode fazer o pedido a qualquer tempo, não importa quantos anos passaram.

Quem começou a trabalhar antes de 1998 pode se aposentar?

Sim, é possível ter a aposentadoria proporcional para quem começou a trabalhar antes de 1998 e cumpriu todos os requisitos antes de 13/11/2019 (Direito adquirido), já que a Reforma da Previdência de 2019 extinguiu essa modalidade de aposentadoria.

Quem tem 54 anos e 15 anos de contribuição pode se aposentar?

A aposentadoria por tempo de contribuição não exige idade mínima. Se você é uma mulher que atualmente possui 54 anos de idade (2024) e, na data da Reforma (13/11/2019), já havia completado 30 anos de contribuição e 180 meses de carência, é possível que tenha direito adquirido à aposentadoria por tempo de contribuição.

Artigo anterior
Quanto tempo dura a puberdade?
Artigo seguinte
Como parar a diarreia Coca-cola?