Como comprovar decadência de obra?

Perguntado por: Patrícia Nogueira Tavares  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (39 avaliações)

Documentos que comprovam a decadência:
  1. comprovante de recolhimento de contribuições sociais no CNO/CEI da obra;
  2. notas fiscais de prestação de serviços;
  3. recibos de pagamento a trabalhadores;
  4. comprovante de ligação, ou conta de água e luz;

Como provar decadência de obra?

Ai através de uma certidão de iptu emitida pela prefeitura consegue comprovar a decadencia.

Qual o prazo de prescrição do INSS sobre construção?

Assim, o Superior Tribunal de Justiça já reconheceu o prazo decadencial de 05 anos para a exigência de contribuições previdenciárias relativas a construção civil, assim se houverem futuras exigências do imposto deve-se levar em consideração sempre o início e término da obra.

O que é o prazo decadencial?

1. Período decadencial. É o período ou prazo fixado em lei para se requerer um direito. Já a decadência é a perda do direito por não haver exercido-o no prazo fixado em lei.

Como provar que uma construção é antiga?

Apesar do nome difícil esse tipo de processo é bem simples: você precisa provar que mora naquele local há mais de cinco anos. Pode ser por foto, contas antigas ou alguém que possa testemunhar isso por você. Todo esse processo pode demorar por volta de um ano e é necessário o auxílio de um advogado especializado.

Decadência INSS Obra - Comprovação termino de obra

18 questões relacionadas encontradas

Como emitir CND de obra antiga?

Onde tirar a Certidão de Obra (CND)?

A partir do início de junho de 2021, a emissão da Certidão de Regularidade de Obra de Construção Civil passou a ser ainda mais simples. Ela é emitida totalmente em formato digital, por meio do Serviço Eletrônico para Aferição de Obras, o Sero.

Como fazer CNO de obra antiga?

Saiba como inscrever sua obra de construção civil no Cadastro Nacional de Obras (CNO).
...
Você precisará de conta gov.br ou código de acesso para acessar o e-CAC.
  1. Acesse o sistema CNO (no e-CAC);
  2. Clique em Inscrever ou alterar obra;
  3. Clique no botão Inscrever obra nova.

O que interrompe o prazo decadencial?

Como regra geral, os prazos decadências não se suspendem ou se interrompem, de modo que quando iniciados, não há primordialmente como obstar seu prosseguimento, conforme artigo 207 do Código Civil. ... Ou seja, o prazo decadencial não será iniciado para os incapazes.

O que é prazo decadencial CDC?

Como se sabe, no Direito do Consumidor, é decadencial o prazo para a apresentação de reclamação por vícios, conforme disciplinado no art. 26 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), verbis: ... § 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.

O que é prazo decadencial de seis meses?

O prazo decadencial, salvo exceções previstas em lei, é de seis meses e começa a fluir da data em que o ofendido toma conhecimento sobre quem é o autor do ilícito penal. Trata-se de prazo fatal, improrrogável, não se sujeitando a nenhuma espécie de suspensão ou interrupção.

Como regularizar INSS de construção?

Para solicitar a CND INSS da Obra, o proprietário da construção precisa enviar para a Receita Federal a Declaração e Informações sobre a Obra (Diso). Após regularizar a obra na Receita Federal, a CND será expedida, permitindo a averbação no Cartório de Registro de Imóveis.

O que acontece se não pagar INSS da obra?

Se você não regularizar a obra no prazo do aviso, ela poderá ser fiscalizada e as contribuições devidas poderão ser lançadas pela Receita Federal com multas que vão de 75% até 225% deste valor.

O que acontece se não pagar INSS de obra?

"Caso ela se negue pode ter que pagar multa sobre o valor. A quantia pode variar de 75% a 125% a mais", explica. O auditor explica que para fazer a regularização o indivíduo deve procurar a Receita Federal. Em alguns casos, a dívida pode ser parcelada.

Como emitir o Aviso de Regularização de Obra aro?

Preencha e envie a Declaração e Informação Sobre Obra (DISO) à Receita Federal, com as informações sobre a sua construção civil.
...
  1. Preencher declaração. ...
  2. Emitir Aviso de Regularização de Obra (ARO) e Guia da Previdência Social (GPS) ...
  3. Acompanhar o processamento da declaração.

Quais os documentos necessários para averbação de construção?

Quais documentos são exigidos para a averbação de construção?
  • Requerimento do interessado, com firma reconhecida.
  • Habite-se ou Alvará de Regularização.
  • CND do INSS relativa à construção.

O que diz o artigo 35 do Código do Consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

O que diz o artigo 18 do Código do Consumidor?

18, § 1º, do CDC, no caso de o vício de qualidade não ser sanado no prazo de 30 (trinta) dias, cabe ao consumidor, independentemente de justificativa, optar pela substituição do bem, pela restituição do preço, ou pelo abatimento proporcional.

Qual a diferença entre prescrição e decadência?

“A prescrição é a extinção da pretensão à prestação devida – direito esse que continua existindo na relação jurídica de direito material – em função de um descumprimento (que gerou a ação). A decadência se refere à perda efetiva de um direito pelo seu não exercício no prazo estipulado”.

O que suspende o prazo prescricional?

Não corre a prescrição: I - entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal; II - entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela.

Quais são os casos de interrupção do prazo prescricional?

Art. 203. A prescrição pode ser interrompida por qualquer interessado. ... A interrupção da prescrição por um credor não aproveita aos outros; semelhantemente, a interrupção operada contra o co-devedor, ou seu herdeiro, não prejudica aos demais coobrigados.

E causa que interrompe a prescrição?

por protesto cambial; pela apresentação do título de crédito em juízo de inventário ou em concurso de credores; por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; por qualquer ato inequívoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor.

Quais obras não precisam de CNO?

Devem ser inscritas no CNO todas as construções civis, exceto reformas de valor muito pequeno. Elas são: toda e qualquer construção, reforma, demolição, aplicação de edificação ou qualquer tipo de benfeitoria agregada ao solo ou subsolo, conforme a Instrução Normativa RFB nº 971.

Qual o valor do CNO?

- 1,5%, não inferior a R$ 50,00 do valor das transações comerciais ou das operações financeiras, próprias da pessoa física ou de terceiros em relação aos quais seja responsável tributário.

O que é obra decadente?

Obras com mais de 5 (cinco) anos não estão sujeitas, regra geral, à cobrança das contribuições sociais. É o que chamamos de prazo de decadência, ou decadencial.

Qual o valor do INSS de uma obra?

Faixas de cálculo

Para os primeiros 100 metros da construção, multiplica-se pelo CUB e aplica 4%. De 100 a 200 metros, multiplica-se pelo CUB e aplica 8%. De 100 a 200 metros, multiplica-se pelo CUB e aplica 8%. De 200 a 300 metros, multiplica-se pelo CUB e aplica 14%.

Artigo anterior
O que é teoria da burocracia na administração?
Artigo seguinte
Como Harry Potter volta à vida?