Como comprovar a posse no usucapião?

Perguntado por: Cláudia Ana Leite  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (57 avaliações)

Há algumas formas de se registrar o domínio em nome de uma pessoa. Dentre elas, destacamos os registro da escritura pública de compra e venda, do formal de partilha em ação de inventário ou divórcio, e da sentença que reconhece a usucapião.

O que é preciso para comprovar usucapião?

Para entrar com o pedido de usucapião ordinária, a pessoa precisa ter posse do imóvel por 10 anos continuadamente. O prazo pode ser reduzido para cinco anos caso o local seja a moradia do possuidor ou se algum investimento econômico ou social tenha sido feito do local.

Como se comprova a posse de um imóvel?

A posse pode ser demonstrada por meio de contas de prestação de serviços públicos em nome do possuidor (fornecimento de água ou energia), através de depoimentos de testemunhas, por fotos ou mesmo através de documentos legais, como um contrato particular de promessa de compra e venda, em que haja cláusula que preveja a ...

Quais documentos preciso para comprovar a posse na usucapião extrajudicial?

Usucapião Extrajudicial
  • Planta e Memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado.
  • Certidões negativas dos distribuidores da comarca da situação do imóvel e do domicílio do requerente.
  • Justo título que demonstre a origem, a continuidade, a natureza e o tempo da posse.
  • Qualificação completa do requerente.

O que quer dizer posse mansa e pacífica?

a posse seja mansa e pacífica, ou seja, exercida sem oposição. Assim, se o proprietário do bem tomou alguma providência na área judicial, fica descaracterizada a posse ad usucapionem. ... a posse seja contínua: deve ser exercida sem interrupção, ou seja, o possuidor não pode possuir a coisa em intervalos.

USUCAPIÃO, como provar a posse?

21 questões relacionadas encontradas

O que significa declaração de posse mansa e pacífica?

A posse do comodatário, do depositário, do locatário, é mera posse direta, que nunca anulará a posse do verdadeiro proprietário, a não ser que demonstrada a inversão do animus.

O que é necessário para dar entrada em usucapião extrajudicial?

Usucapião extrajudicial ou em cartório (Cartório de Registro de Imóveis)
  1. Requerimento para obtenção da usucapião – preenchido por advogado para usucapião;
  2. Ata notarial do primeiro cartório;
  3. Todos os documentos apresentados no primeiro cartório (vide acima);
  4. Outas informações que o tabelião julgar necessárias;

Qual o tempo de posse para usucapião extrajudicial?

Nesta modalidade são exigidos os seguintes requisitos: posse mansa e pacífica, sem oposição; período temporal de 5 anos; que o possuidor aja como se dono fosse, mas aqui acrescenta a necessidade de o possuidor ou a sua família torne a propriedade produtiva e que o imóvel rural não ultrapasse a 50 hectares.

Como fazer processo de usucapião extrajudicial?

Com a Ata Notarial em mãos, o requerente e seu advogado dão entrada no usucapião extrajudicial no cartório de Registro de Imóveis. Ele precisa ser da comarca sede do imóvel. Assim, é apresentada toda a documentação exigida e feito o requerimento.

Como fazer um documento de posse de um imóvel?

Basta que ela contenha informações completas a respeito do requerente, como:
  1. o nome do posseiro;
  2. seu estado civil — casados também devem identificar os dados pessoais do cônjuge;
  3. carteira de identidade;
  4. CPF;
  5. profissão;
  6. nacionalidade;
  7. data de nascimento;
  8. local de residência e.

O que define a posse de um imóvel?

O que é posse? Diferente da propriedade, tem a posse de um imóvel quem, de acordo com o artigo 1.196 do Código Civil, tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade ou seja o usufruto, disposição ou reivindicação.

O que é um documento de posse?

Olá documento de posse é uma garantia que você tem por ter a "posse" de algum imóvel ou terreno (mesmo não estando em seu nome - registro), você tem direitos por lei, além claro de ter o direito de regularizar o mesmo.

Quanto custa fazer usucapião no cartório?

Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.

O que impede o usucapião?

Além disso, bens irregulares, sem registro, sem demarcação ou sem matrícula pública podem ser objetos de usucapião. Por outro lado, se o dono do bem cuida corretamente dele, paga os tributos e contas necessárias e o administra de acordo com o que estabelece a lei, o bem dificilmente será usucapido.

Como legalizar um imóvel por usucapião?

Para regularizar um imóvel por intermédio da Usucapião, é necessário que nosso advogado analise os documentos e o caso em concreto, para definir se o procedimento poderá ser realizado Extrajudicialmente em cartório, ou se haverá a necessidade da Intervenção Judicial.

Qual é o tempo para usucapião?

Os prazos são: Usucapião Ordinária posse ininterrupta por 10 anos. O qual é reduzido para 5 anos quando existe um justo título, residência no local ou atividade de interesse social; Usucapião Extraordinária posse ininterrupta por 15 anos.

Quanto tempo demora um processo de usucapião judicial?

Todavia, nada impede que seja necessária uma duração mais prolongada. Ação de Usucapião Judicial: O tempo médio do processo gira em torno de 3 anos, mas lembrando que muito depende de fatores externos como o Fórum (Cidade), a Vara, a anuência ou não dos confrontantes, etc.

Quem pode emitir declaração de posse?

O proprietário, o possuidor, todos os condôminos em caso de propriedade em condomínio, todos os compossuidores em caso de posse coletiva, o usufrutuário, o nu-proprietário, o superficiário, o concessionário, o comodatário e todas as pessoas vinculadas ao imóvel rural inclusive os de uso temporário.

Quais são os tipos de posse?

Posse direta: é aquela exercida de forma direta sobre o bem, em sua forma material. Exerce posse direta do bem, aquele que está intimamente, diariamente, ligado diretamente ao bem. ... Já a Posse Indireta é aquela exercida de forma indireta ao bem, o possuidor não está ligado intimamente ao mesmo.

Para que haja usucapião de bens públicos é necessária a posse mansa pacífica e pública por 15 anos ininterruptos?

Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis. Parágrafo único.

Quais são os tipos de usucapião?

Quais são os tipos de usucapião?
  • Usucapião Extraordinária. A usucapião Extraordinária diz respeito aos Bens Imóveis, previsto pelo Código Civil. ...
  • Usucapião Ordinária. ...
  • Usucapião Rural. ...
  • Usucapião Urbana. ...
  • Usucapião coletiva. ...
  • Usucapião Familiar. ...
  • Usucapião de Bens Móveis.

Qual é a diferença entre posse e propriedade?

Enquanto a posse é um fato natural, a propriedade decorre da lei. ... A propriedade é o direito real de usar, fruir, dispor e reivindicar a coisa sobre a qual recai, respeitando sua função social. A posse é o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.

Qual a diferença entre escritura e posse?

Certamente uma posse terá uma Escritura de Cessão de Direitos Possessórios e, uma propriedade terá uma Escritura Definitiva de Compra e Venda. ... Ou a Escritura de Promessa de Compra e Venda (mas, em caso de pagamento a prazo). Ou seja, a posse como a propriedade têm vantagens e desvantagens.

Artigo anterior
Qual tipo de luta que queima mais calorias?
Artigo seguinte
Qual a origem do seixo rolado?