Como colocar falas no TCC?

Perguntado por: Diego Hélder Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)

A fala transcrita do entrevistado deve aparecer sempre entre aspas para sinalizar que é uma opinião de terceiro. Em seguida, é necessário indicar a fonte entre parênteses colocando o nome do autor da entrevista.

Como citar falas?

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

Como citar a fala de um entrevistado ABNT?

ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do entrevistado. Título da entrevista. [Entrevista concedida a] Nome do Entrevistador. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p.

Como transcrever uma fala ABNT?

A transcrição da fala não editada deve ser feita na forma como se apresenta (incorreções, expressões etc.) seguindo a mesma formação das citações em geral, porém em destaque itálico. O entrevistado pode ser categorizado, ao final da fala, entre parênteses.

Como descrever uma entrevista em um TCC?

Como transcrever uma entrevista no TCC:
  1. Comprar um gravador ou usar o gravador do seu celular;
  2. Ter a entrevista já preparada escrita;
  3. Enviar com antecedência as perguntas para seu entrevistado;
  4. Gravar toda a entrevista com o gravador;
  5. Descarregar os áudios da gravação no seu PC;

Resultados do TCC com Entrevista - Exemplo passo a passo

21 questões relacionadas encontradas

Como devo apresentar a entrevista?

Eles normalmente recomendam essas dez dicas:
  1. Fale de si mesmo. Esse é um ponto importante da entrevista. ...
  2. Fale das suas competências. ...
  3. Fale por que você quer esta vaga. ...
  4. Fale dos seus objetivos e metas para o futuro. ...
  5. Fale dos seus empregos anteriores. ...
  6. Fale honestamente sobre seus defeitos. ...
  7. Pergunte! ...
  8. Não fale demais nem de menos.

Como se escreve uma entrevista?

Como conduzir uma entrevista?
  1. Apresente-se. A primeira coisa a fazer é apresentar-se. ...
  2. Inicie as perguntas. Após isso, o gestor pode iniciar as perguntas que foram definidas no planejamento. ...
  3. Dê espaço para que o candidato fale. ...
  4. Anote as informações. ...
  5. Agradeça e se despeça.

O que é transcrição da fala?

A transcrição no sentido linguístico é a representação sistemática da linguagem na forma escrita. A fonte pode ser enunciados (fala ou língua de sinais) ou texto preexistente em outro sistema de escrita.

Como fazer a transcrição de um áudio?

Seja da sua voz ou de arquivos no seu PC, saiba como transcrever áudio no Google Docs
  1. Conecte um microfone; No seu computador, conecte um microfone ou um fone de ouvido com microfone;
  2. Abra um novo arquivo; ...
  3. Clique “Digitação por Voz”; ...
  4. Clique no ícone do microfone. ...
  5. Clique no ícone de microfone vermelho.

Como transcrever áudio regras?

Expressão “entre aspas” ou “aspas” = conforme o falante declarou, escreva.
  1. Eu estou, entre aspas, “sendo obrigado” a transcrever = evitar uso.
  2. Eu estou, entre aspas, sendo obrigado a transcrever = correto.

Como citar falas de filme ABNT?

Portanto, de acordo com a ABNT, a referência de filme deve ser apresentada da seguinte maneira: NOME do filme. Direção: Nome do diretor. Produção de nome do produtor.
...
Referência de filme de acordo com a ABNT
  1. Título;
  2. Diretor;
  3. Produtor;
  4. Local;
  5. Produtora;
  6. Data;
  7. Especificação do suporte em unidades físicas.

Como fazer referência de entrevista não publicada?

Na chamada da citação, faça constar o sobrenome do entrevistado e o ano da entrevista. Exemplo no sistema autor-data: (FREITAS, 2015). 3) No rol de referências, registre: “SOBRENOME, Prenome do entrevistado. Nota indicando a origem da entrevista.

Como citar uma frase de um autor?

Citação Direta

Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).

Como citar uma citação que já foi citada?

Para fazer citação de citação você deve fazer a referência da fonte original da ideia seguido + apud + referência da fonte que você teve acesso.

Quando se usa et al?

O que é o et al? É uma sigla em latim que deve ser utilizada sempre que for feita uma citação ou menção de um texto que tenha autoria de mais de três pessoas. A utilização da abreviatura é convencionada de modo diferente de acordo com a norma, padrão ou formato que indica a sua utilização.

Como transcrever áudio do WhatsApp em texto?

Como transcrever um áudio do WhatsApp no Android

Abra uma conversa no WhatsApp, marque uma mensagem de áudio, toque nos "Três pontos" e selecione "Compartilhar"; Procure o app na lista e selecione-o; Marque a opção "Transcrever" e toque em "OK"; Espere o app fazer a conversão.

Como fazer transcrição de áudio no Word?

Quando estiver com um documento do Word aberto, siga em “Página inicial” > Opção “Ditar” > “Transcrever”; Selecione “Carregar Áudio”; Escola um arquivo de áudio (.

Qual é a estrutura de uma entrevista?

A estrutura da entrevista compreende 3 momentos: uma introdução, as perguntas do(s) entrevistador(es) - respostas do(s) entrevistado(s) e uma conclusão. A entrevista é, geralmente, precedida por um título e, por vezes, por um subtítulo.

Como fazer uma entrevista no caderno?

Isso pode ser feito nos seguintes passos:
  1. Apresentação. A primeira fase é o momento do recrutador apresentar a organização, falar de seus benefícios, história, objetivos e missão. ...
  2. Perguntas certas. ...
  3. Dê espaço para o candidato. ...
  4. Questione sobre pontos positivos e negativos. ...
  5. Experiências passadas. ...
  6. Informações sobre o cargo.

O que escrever em um texto de entrevista?

Seja objetivo: Exponha seus argumentos e opiniões na ordem direta, respeitando a sequência das informações na narrativa, para elaborar um texto mais claro e leve; Apresente sua opinião: É importante deixar claro no texto o seu ponto de vista, seja ele qual for, se tiver uma boa apresentação, será bem aceito.

Como devo me apresentar?

5 dicas para se apresentar de um jeito instigante
  1. Conte uma história. Saber se expressar bem é requisito básico para qualquer processo de seleção - independente da área de atuação. ...
  2. Acerte na gramática. ...
  3. Fuja do marketing pessoal vazio. ...
  4. Vá direto ao ponto. ...
  5. Pense fora da caixa.

Como se apresentar exemplos?

Apresentação pessoal: Confira dicas para se dar bem
  1. Compartilhe suas habilidades. ...
  2. Mencione seus objetivos. ...
  3. Conheça o seu público e fale com ele. ...
  4. Seja positivo e flexível. ...
  5. Pratique, pratique e pratique. ...
  6. Exemplos de pitch de elevador.

Como se apresentar num processo seletivo?

5 dicas pra se dar bem em um processo seletivo
  1. 1 – Saiba falar sobre os seus defeitos! ...
  2. 2 – Seja sincero! ...
  3. 3 – Falar e escrever bem é essencial! ...
  4. 4 – Evite gírias e vícios de linguagem. ...
  5. 5 – Trabalhe bem em grupo.

Como citar uma frase de um autor na redação?

Para usar citações diretas, você precisa escrever as palavras do autor exatamente da maneira como elas foram ditas ou escritas, além de utilizar as aspas (“”) antes e depois da citação.

Como citar um artigo no texto?

ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.

Artigo anterior
Qual é a melhor forma de depilar a virilha?
Artigo seguinte
O que é aceleração resultante?