Como classificar o sujeito oculto?

Perguntado por: Ana Renata Ramos Matos Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (33 avaliações)

Sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial): O sujeito assim será classificado quando ele não for explicitamente citado na oração. Mesmo que ele não seja um elemento óbvio na construção frasal, será possível identificá-lo por meio da análise do contexto da oração e da desinência verbal.

Como saber se é um sujeito oculto?

Sujeito oculto ou sujeito elíptico: é aquele que não está explícito na oração, mas pode ser determinado pela flexão número-pessoa do verbo, ou por sua presença em alguma oração antecedente.

O que é sujeito oculto e exemplos?

"Eu" é o sujeito oculto. Essa indicação é dada pela terminação -ei no verbo falar ("Eu" falarei). As crianças foram as protagonistas e tomaram conta do evento. "As crianças" é o sujeito oculto da segunda oração ("tomaram conta do evento").

Como saber a classificação do sujeito?

Os sujeitos são classificados em:
  1. Sujeito determinado - é o sujeito que pode ser identificado na oração. ...
  2. Sujeito indeterminado - é o sujeito que não é identificado na oração. ...
  3. Sujeito inexistente - ocorre em orações que são construídas com verbos impessoais e que, portanto, não admitem agentes de ação.

Como identificar o núcleo do sujeito oculto?

Núcleos do sujeito: "tigres" e "rinocerontes". c) Oculto, elíptico ou desinencial: caso não esteja expresso na oração, mas possa ser identificado pela terminação (ou desinência) do verbo. Exemplo: Ficamos abestalhados com tanta corrupção.

#SUJEITO#OCULTO#COMO#ACHAR#O#SUJEITO?#CLASSIFICAÇÃO#DO#SUJEITO#SUJEITO#OCULTO#SINTAXE.

33 questões relacionadas encontradas

Como saber qual é o núcleo do sujeito?

Seu núcleo (palavra mais importante) pode ser um substantivo, pronome ou palavra substantivada. Aquele que possui apenas um núcleo. Aquele que possui mais de um núcleo. Ex.: Jogadores e torcedores reclamaram da arbitragem.

Como descobrir o núcleo de uma frase?

Minha querida irmã Maria; portanto, essas quatro palavras formam o sujeito. No exemplo, apesar de o sujeito ser formado por quatro termos, há um mais importante que os demais: Maria. É a respeito desta que o verbo diz, propriamente, algo. Este é, portanto, o núcleo do sujeito, a palavra principal que forma o sujeito.

Quais são os 5 tipos de sujeito?

Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito. Falando em tipos de sujeito, já estudamos um pouquinho sobre eles. Caso não se lembre, acesse o texto “oração: sujeito e predicado”.

Como se classifica o sujeito simples?

Diz-se que o sujeito é simples quando o verbo da oração se refere a apenas um elemento, seja ele um substantivo (singular ou plural), um pronome, um numeral ou uma oração subjetiva. Por exemplo: Os meninos estão gripados. Todos cantaram durante o passeio.

Quais são os tipos de sujeitos e exemplos?

Tipos de sujeito
  1. Sujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. ...
  2. Sujeito composto. ...
  3. Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ...
  4. Sujeito determinado. ...
  5. Sujeito indeterminado. ...
  6. Sujeito inexistente (oração sem sujeito)

Qual das frases abaixo o sujeito é oculto?

Alternativa correta: c) Gostamos de pular Carnaval. O sujeito oculto, também chamado de elíptico, desinencial ou implícito, é aquele que não está declarado na oração.

O que é um sujeito composto exemplos?

O sujeito composto é aquele que apresenta mais de um núcleo, diferentemente do sujeito simples, que apresenta somente um. Na prática, podemos ver no seguinte exemplo: “Maria e Joana vão à festa”. Aqui, os sujeitos são “Maria” e “Joana”, cujos núcleos são “Maria” e “Joana”.

Qual a diferença entre sujeito oculto e desinencial?

Sujeito Oculto ou Desinencial - É aquele que não aparece representado por palavras (s) na oração. Sujeito indeterminado - É aquele que, mesmo existindo, o leitor (ou ouvinte) não consegue identificar com clareza.

Qual a diferença entre o sujeito oculto é indeterminado?

No sujeito indeterminado há um sujeito, apenas não é possível definir que sujeito é esse. Já no sujeito inexistente simplesmente não há sujeito. Sujeito inexistente ocorre em orações formadas com verbos impessoais, sempre conjugados na 3.

O que é um sujeito explícito?

O sujeito determinado é aquele que se pode identificar com precisão porque está explícito ou pode ser identificado a partir da concordância verbal. Além disso, ele se divide em três classificações: simples, composto ou implícito/oculto/elíptico/desinencial.

O que é o sujeito simples e composto?

Sujeito simples é aquele que possui um único núcleo. Já o sujeito composto apresenta dois ou mais núcleos. O sujeito é considerado um termo essencial da oração.

Qual é o nome do sujeito?

O ser de quem se informa algo denomina-se sujeito. A informação propriamente dita recebe o nome de predicado. Margarida dirigia [a palavra às classes menos abastadas]. “Margarida" é o sujeito, “dirigia” é o verbo e a “palavra às classes menos abastadas” é o predicado.

Quem é o sujeito?

O pronome “quem” que representa a pessoa que pratica a ação contida no verbo é o próprio sujeito deste. Observe a seguinte frase: – João fez isso. Nessa frase o sujeito é “João”, pois foi ele que praticou a ação.

O que é uma frase núcleo?

Tópico frasal ou frase-núcleo ou introdução. Consta, na maioria dos casos, de um ou dois períodos curtos iniciais em que se expressa de maneira clara e sucinta a idéia de núcleo. É uma generalização.

O que é núcleo da palavra?

A palavra principal de um termo que encerra a essência de sua significação chama-se núcleo. Em geral, o núcleo é uma palavra com função substantiva (geralmente o substantivo, a locução substantiva e o pronome substantivo) ou um verbo.

O que é um sujeito desinencial?

Sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial): O sujeito assim será classificado quando ele não for explicitamente citado na oração. Mesmo que ele não seja um elemento óbvio na construção frasal, será possível identificá-lo por meio da análise do contexto da oração e da desinência verbal.

Como usar sujeito desinencial?

É o sujeito oculto que não aparece representado por palavra(s) numa oração. Este sujeito pode ser identificado pela terminação do verbo ou pelo contexto da frase. Naquela frase o sujeito desinencial é "nós".

Precisa-se sujeito oculto?

Nesses casos, o verbo ficará sempre invariável, pois ele esconde o sujeito da frase, o chamado sujeito indeterminado, que corresponde à terceira pessoa do singular. Veja exemplos corretos: Precisa-se de balconistas com experiência.

Em qual frase Temos o sujeito composto?

Sujeito composto é aquele que apresenta mais do que um núcleo do sujeito, que é o termo mais importante. Exemplos: A Ana e a Bia vão à festa (sujeitos: “a Ana” e “a Bia”, cujos núcleos são “Ana” e “Bia”).

O que é sujeito simples 5 Exemplos?

O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, apenas uma palavra principal e mais importante. Exemplo: Minha tia chegou de viagem. No exemplo acima, o sujeito é “minha tia”. A palavra mais importante é apenas uma: tia.

Artigo anterior
Quais os alimento que causa AVC?
Artigo seguinte
São Valentim e protetor de que?