Como classificar custo?
Perguntado por: Joana Luciana Brito Coelho | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (49 avaliações)
Podemos classificar o custo em direto e indireto, fixo e variável. Consideramos aqui, produção tanto de bens quanto de serviços. Custos Diretos: valores que podem ser apropriados diretamente aos produtos, pois sabe-se a medida utilizada – quantidade (kg) de matéria prima.
Como o custo pode ser classificado?
Como sabemos, os custos são todos os gastos relacionados especificamente à produção da mercadoria ou prestação do serviço. Eles estão classificados em custos diretos e indiretos e em custos fixos e variáveis.
Como identificar e classificar corretamente os custos?
O primeiro passo para descobrir por que é importante identificar a classificar corretamente os custos é a partir da caracterização de cada fator envolvido na gestão financeira. Por isso, vale a pena conhecer as diferenças entre o custo e a despesa.
Quais são os tipos de custos?
- Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
- Indiretos. ...
- Fixos. ...
- Variáveis.
O que é considerado custo?
É considerado custo todo valor gasto com recursos e serviços para que haja a produção de algo. Por exemplo, é indispensável ter tecido e equipamentos para que peças de roupa sejam fabricadas. Além disso, as mesmas precisam ser etiquetadas e embaladas para irem à venda.
Como classificar CUSTOS e DESPESAS em FIXOS ou VARIÁVEIS!
O que é custo exemplos?
Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Ou seja, estão ligados diretamente à produção ou à atividade-fim de uma organização, como, por exemplo: compra de matéria-prima, pagamento de salários, contas de energia, entre outros.
Qual é a diferença de custos e despesas?
O que é despesa? Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.
Quais são os principais custos de uma empresa?
- Recursos humanos. Infelizmente, em momentos em que a economia se apresenta instável, a estratégia que costuma ser usada para reduzir os principais custos de uma empresa é a demissão de profissionais. ...
- Infraestrutura. ...
- Aluguel e condomínio. ...
- Gastos com fornecedores.
Quais são os custos de uma empresa?
O custo médio para abrir uma empresa e ter um CNPJ varia de acordo com o Estado. O gasto com documentação e contador pode variar de R$ 500,00 até R$ 1500,00. Uma vez aberta a empresa, há também os custos iniciais da operação que são: Aluguel, funcionários, conta de água, luz, telefone, contador e impostos.
Quais são os elementos de custo?
O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação. Material direto é aquêle cuja transformação pela mão-de-obra direta leva ao produto acabado.
Como identificar custos?
Para melhor determinar se determinado gasto é custo ou despesa, basta se perguntar se caso o eliminar, este afetará o produto/serviço que é oferecido pela empresa. Se a resposta for sim, então se trata de custo, já que está diretamente ligado ao que a empresa produz.
Por que é importante identificar e classificar corretamente os custos o tipo de sistema de custeio pode interferir nas informações para a tomada de decisões nas organizações?
Um método ou sistema de custeio está relacionado ao modo pelo qual os custos são apropriados à produção. A definição do sistema de custeio pode ter grande influência nos custos de uma empresa, pois, de acordo com o sistema adotado, determinados custos podem ou não fazer parte dos custos de produção.
Para que serve a classificação dos custos?
A classificação é usada para o cálculo de sistema de custos variáveis. Sua importância se dá, principalmente, para que se saiba diferenciá-los dos custos fixos, a fim de se obter subsídios para definir o preço de venda, baseando-se na oscilação de custos.
Quais os seis principais fatores de custo?
- Custos diretos de produção. ...
- Custos indiretos de produção. ...
- Despesas fixas. ...
- Margem de contribuição. ...
- Pesquisa de concorrência. ...
- Incentivos fiscais locais.
Como os custos podem ser classificados quanto a sua relação ao grau de medida?
Os custos podem ser classificados de acordo com sua funcionalidade, de acordo com o produto ou de acordo com o grau de medida. Marque corretamente como os custos podem ser classificados quanto à sua relação ao grau de medida: ... Custos primários, custos de transformação e custos comuns.
Como classificar custos fixos e variáveis?
Qual a diferença de custo fixo e variável? De forma resumida, podemos dizer que o custo fixo é aquele que está menos sujeito a variações devido a aumentos ou reduções na produção ou volume de vendas. Já o custo variável é definido como um gasto que oscila de acordo com as atividades no dia a dia do negócio.
O que é custo de um negócio?
Os custos podem ser definidos como todos os gastos relacionados à produção da empresa, isto é, tudo aquilo que é desembolsado para adquirir bens e serviços a fim de que o empreendimento consiga funcionar. Sendo assim, podemos dizer que custos são: matéria-prima, energia elétrica, mercadorias, equipamentos etc.
São despesas?
As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.
Qual a diferença entre custo e despesa que pode ser evidenciada na DRE?
Os custos integram o valor dos estoques, enquanto as despesas são apenas deduzidas do resultado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
São exemplos de despesas?
Exemplos de despesas:
Contas de água, luz e internet; Aluguel do prédio; Materiais de escritório; Gastos com estrutura e lanche fornecido para os funcionários.
São exemplos de custos fixos?
- Salário de funcionários;
- Aluguel de máquinas ou equipamentos envolvidos na confecção de produtos ou prestação de serviços;
- Manutenção de equipamentos;
- Entre outros gastos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que se mantém fixos independentemente da quantidade vendida.
O que são custos variáveis exemplos?
Custo variável é a soma dos fatores variáveis de produção. Custos que mudam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho, exemplos incluem o custo de materiais primas e secundárias.
Para que serve a classificação de custos diretos e indiretos?
Os custos diretos e indiretos de uma empresa, quando bem classificados, pode ser um diferencial significativo dentro da organização. Ao saber com precisão de que maneira o dinheiro é gasto, é possível estimar se existem erros e ainda direcionar melhor as aplicações feitas.
Para que se possam classificar os custos como fixos ou variáveis é necessário conhecer?
05 - Para classificar os custos como fixos ou variáveis é importante conhecer: (0,10 ponto) a) 0 volume de produção b) 0 valor monetário dos custos. c) 0 horizonte temporal da analise d) 0 intervalo relevante de nível de produção. e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Qual é o objetivo da análise de custos?
Análise de custo é uma estratégia de custeio adotada pelas empresas que desejam ter um maior conhecimento e exatidão dos gastos da produção de bens e serviços de um determinado período.
Como surgiu a 99?
O que é a caloria na física?