Como citar Iphan?
Perguntado por: Vitória Almeida Miranda | Última atualização: 29. März 2022Pontuação: 4.2/5 (46 avaliações)
- Brasília : Ipea : ABC, 2010. 78 p. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Estatuto da Fundação Nacional Pró-Memória.
O que é inventário Iphan?
Os Inventários são instrumentos de preservação que buscam identificar as diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação, de natureza imaterial e material.
Como citar artigo 216 da Constituição Federal?
Artigo 216: Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I – as formas de expressão; II – os modos de ...
O que é uma referência cultural?
A expressão “referência cultural” tem sido utilizada sobretudo em textos que têm como base uma concepção antropológica de cultura, e que enfatizam a diversidade não só da pro- dução material, como também dos sentidos e valores atribuídos pelos diferentes sujeitos a bens e práticas sociais.
O que é o INRC?
O Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) é uma metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Iphan para produzir conhecimento sobre os domínios da vida social aos quais são atribuídos sentidos e valores e que, portanto, constituem marcos e referências de identidade para determinado grupo social.
TRF-2 derruba decisão que afastou chefe do Iphan após Bolsonaro citar Luciano Hang
O que é tombamento Segundo o Iphan?
O que é tombamento? ... O tombamento de um bem cultural significa proteção integral, sendo uma das ações mais importantes relacionadas à preservação de um patrimônio de natureza material. O Iphan atua de acordo com o Decreto Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, na preservação e difusão dos bens culturais materiais.
Qual a importância do inventário no processo de preservação do patrimônio?
Os inventários devem além de constituir numa documentação de conhecimento técnico- científico do bem cultural, como auxiliar as propostas de preservação e valorização do patrimônio em sua relação urbana, servindo como base para o planejamento da cidade, educando e sensibilizando a sociedade, criando uma consciência de ...
Como fazer um inventário cultural?
O inventário cultural deve ser de fácil compreensão a to- dos. Deve agregar as memórias disponíveis sobre o Muni- cípio, ainda que contraditórias e de posicionamentos opos- tos. Aí reside a riqueza da história local.
Como citar um artigo da Constituição?
Referência da Constituição federal ou estadual
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
Como fazer citação da Constituição Federal?
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016].
Em qual artigo da Constituição Federal está previsto o tombamento?
Art. 5º O tombamento dos bens pertencentes à União, aos Estados e aos Municípios se fará de ofício, por ordem do diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mas deverá ser notificado à entidade a quem pertencer, ou sob cuja guarda estiver a coisa tombada, afim de produzir os necessários efeitos.
Porque se tombam patrimônios?
Atualmente, o tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público (SEEC/CPC) com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
O que é um inventário participativo?
Um inventário participativo é um instrumento importante para identificar e documentar os bens culturais que representam as diversidades e pluralidades culturais existentes na sociedade. Para a produção do inventário é utilizada a metodologia da história oral, por meio de entrevistas específicas com os sujeitos sociais.
Qual a diferença entre bem inventariado e bem tombado?
O tombamento está regulamentado pelo decreto-lei 25/37, o qual previu expressamente os seus efeitos e até mesmo sanções. O inventário, por sua vez, não foi regulamento por lei federal. ... 216, 1º da CF/88, não precisa de regulamentação para produzir os mesmos efeitos do tombamento.
Como citar um artigo de lei?
- Citação direta entre “aspas”, ou citação indireta parafraseando;
- Onde seria o “nome do autor” usa-se a jurisdição da lei;
- (Brasil) se for uma lei Federal;
- (Rio de Janeiro) se for uma lei Estadual;
- (Americana) se for uma lei Municipal;
Como citar artigo e inciso de lei?
...
Sendo assim, temos:
- Incisos: I, II, III, IV, V, VI, VII …
- Alíneas: a, b, c, d, e, f, g, h, i …
- Itens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 …
Como citar a Constituição de 1988 na redação?
No artigo 205, a Constituição é clara em apontar que a educação é DIREITO de TODOS (usamos a caixa alta de propósito mesmo) e apenas essa parte do artigo já é utilíssima para inúmeros temas e argumentos.
O que é inventário de bens patrimoniais?
O inventário patrimonial é um procedimento administrativo e contábil obrigatório, que consiste na verificação física dos bens móveis permanentes localizados na respectiva unidade administrativa e deve ser realizado ao menos uma vez ao ano em todos os entes da Administração Pública Federal.
O que é patrimônio cultural inventariado?
O inventário como instrumento de preservação do patrimônio cultural: adequações e usos (des) caracterizadores de seu fim. O patrimônio cultural é alvo de diversos instrumentos jurídicos que buscam sua preservação e promoção. ... Contudo, tem sido atribuído ao inventário efeitos típicos e restritos ao tombamento.
Como fazer um inventário de estoque no Excel?
É simples. No Windows: abra o menu Arquivo e escolha a opção Salvar como. Na caixa de diálogo que aparecerá, selecione Este Computador e, em seguida, uma das pastas que surgirão à esquerda. Dentro do campo “Nome:”, digite o nome do arquivo (“Inventário”, por exemplo) e clique no botão Salvar.
Como podemos preservar nosso bem inventariado?
Para preservar o nosso patrimônio, a Constituição Federal Brasileira afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
O que é inventariados?
"O inventariado é aquele que dá nascimento, após o seu falecimento, a um processo de inventário" (De uma petição judicial, na 4ª Vara Cível de Uberaba - MG).
O que é inventário arquitetura?
A produção do inventário de bens arquitetônicos é uma etapa substancial no processo de registro de bens culturais, trabalho necessário para incentivar a preservação dos mesmos e viabilizar ações municipais.
O que é tombamento em Direito administrativo?
“Tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados”.
Como se dá o processo de tombamento?
O tombamento pode ser feito pela União por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual através do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado (Condephaat) ou pelas administrações municipais, utilizando leis específicas ou a legislação federal ...
Quais são os tipos de perícias relatados na NBC TP 01 perícia contábil?
Qual é o peeling mais forte?