Como cancelar um plano com fidelidade sem pagar multa?

Perguntado por: Lisandro Amaral  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

Ao verificar que o serviço não está sendo oferecido com qualidade, o consumidor tem direito de cancelar a internet sem pagar multa. Mas, para isso, é preciso comprovar que o que foi contratado não está sendo cumprido. O primeiro passo, recomenda o advogado Leandro Nava, é saber como registrar as infrações.

É legal cobrar multa por quebra de fidelidade?

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe a cobrança de multa por quebra de fidelidade contratual junto a prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, TV e internet durante períodos de pandemia.

Como cancelar um contrato de fidelização?

Período de fidelização
  1. No mercado português, existem normalmente quatro opções para os consumidores: um contrato sem fidelização ou com fidelização a 6, 12 ou 24 meses.
  2. Para quem está fidelizado, se quiser rescindir o contrato normalmente é necessário pagar uma indemnização à operadora.

O que diz o Código de Defesa do consumidor sobre fidelidade?

A cláusula de fidelidade é aquela que obriga o consumidor a permanecer vinculado a um determinado plano de telefone, durante certo período e, consequentemente, implica em uma multa a ser paga caso o consumidor deseje mudar de plano ou de operadora. Neste viés, não é caracterizada a prática vedada pelo art.

O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Como cancelar um contrato mesmo com fidelidade? E sem pagar multa!

40 questões relacionadas encontradas

Como desfazer um contrato que foi assinado?

Em regra, no Código Civil, o fim de um contrato ou cancelamento de serviço pode ocorrer nas seguintes situações: ... Falta de pagamento dos valores do contrato; Vontade própria, sem precisar justificar; Se o contrato foi fechado de maneira forçada ou com fraude.

Qual o prazo para o consumidor desistir do contrato?

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.

Qual o valor máximo de multa por quebra de contrato?

“A multa não pode ser superior a 10% do valor do serviço contratado. Acima disso o valor é considerado abusivo”, ressalta Daniel Mendes Santana, advogado do Idec.

Como não pagar multa de fidelidade vivo?

3.3 O CLIENTE não está sujeito ao pagamento da multa se: a) houver superveniente incapacidade técnica da VIVO para o cumprimento das condições técnicas e funcionais dos serviços contratados; b) ou se o cancelamento for solicitado em razão de descumprimento de obrigação contratual ou legal por parte da VIVO.

Como não pagar multa de fidelidade net?

Ao verificar que o serviço não está sendo oferecido com qualidade, o consumidor tem direito de cancelar a internet sem pagar multa. Mas, para isso, é preciso comprovar que o que foi contratado não está sendo cumprido. O primeiro passo, recomenda o advogado Leandro Nava, é saber como registrar as infrações.

Quando a operadora pode cobrar multa de fidelidade?

Ocorre que, conforme entendimento jurisprudencial, é inexigível a cobrança de multa por quebra de fidelidade quando o serviço de telefonia apresentar defeito ou quando a empresa não comprovar ter dado ao consumidor informação clara e adequada sobre a cláusula que estabelece a referida multa.

É permitido cobrar multa por cancelamento de contrato?

A multa por fidelização é permitida por lei. Em regra geral, academias, clubes, serviços de assinatura, entre outros, podem adotar regras próprias para aplicar multa ao consumidor que desiste do serviço prestado, desde que o critério não implique em cobrança maior do que 10%.

É possível cancelar um contrato?

Uma das formas de se encerrar um contrato é através da quebra de contrato. Essa é uma das últimas alternativas que você deve usar para encerrar um contrato, pois a quebra de contrato é algo mais grave e pode levar até mesmo às vias judiciais.

O que é direito de arrependimento no contrato?

O direito ao arrependimento consiste na possibilidade de o consumidor desistir da aquisição de produto e serviço contratado fora do estabelecimento comercial dentro do prazo de 7 (sete) dias, contados da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço.

O que acontece se cancelar um contrato?

Hoje, cancelar um contrato é uma prática mais comum do que se imagina. Assim, o consumidor tem total liberdade para se desfazer de uma compra ou da contratação de um serviço, sem que precise ficar vinculado para sempre àquela contratação.

Como fazer um distrato de um contrato?

Como fazer um pedido de distrato

Sendo assim, três são os fatores imprescindíveis para a formalização de um distrato de contrato via documento: Mencionar os motivos de cancelamento do acordo previsto; Mencionar as obrigações que caberão a cada parte; e. Mencionar o tipo de distrato sobre o qual o documento se pautará.

Em quais casos não se paga multa por quebra de contrato de aluguel?

O locatário ficará dispensado da multa se a devolução do imóvel decorrer de transferência, pelo seu empregador, privado ou público, para prestar serviços em localidades diversas daquela do início do contrato, e se notificar, por escrito, o locador com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência.

O que acontece se não pagar a multa de quebra de contrato de aluguel?

Enfim, o inquilino poderá sair sem pagar nada após este prazo, ou mesmo o dono poderá solicitar a devolução. Outra coisa fundamental: o locador não pode solicitar a entrega do imóvel.

Quando o contrato não prevê multa?

CONTRATO QUE NÃO PREVÊ CLÁUSULA PENAL NO CASO DE RESOLUÇÃO DO AJUSTE. MULTA ARBITRADA APLICÁVEL APENAS NA HIPÓTESE DE CUMPRIMENTO FORÇADO DO CONTRATO. CASO EM QUE NÃO SE ENQUADRA A PRESENTE DEMANDA, QUE VISA à RESCISÃO DO NEGÓCIO JURÍDICO.

Pode cobrar multa contratual na pandemia?

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (24) o Projeto de Lei 1231/20, que proíbe a cobrança de multa pela quebra de fidelidade contratual junto às prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, de TV e de internet durante reconhecido período de pandemia.

Qual prazo máximo de fidelidade?

De acordo com a Anatel, o prazo máximo de fidelidade é de 12 meses: Art. 57. A Prestadora pode oferecer benefícios ao Consumidor e, em contrapartida, exigir que permaneça vinculado ao Contrato de Prestação do Serviço por um prazo mínimo.

É permitido fidelidade de 24 meses?

O contrato de fidelização não pode ultrapassar 24 meses, podendo, no entanto, ser de seis, 12 ou 18 meses, dependendo da empresa e do contrato assinado. O consumidor pode contratar algum serviço sem período de fidelização? Bocault diz que, de acordo com a proteção contratual (Art.

Como é feita a multa de fidelidade?

A cobrança é proporcional ao período que falta para completar os 12 meses da fidelização e o valor base é de R$ 300,00. Exemplo: Se você contratou a Banda Larga da Oi em 1º de janeiro e decidiu cancelar em 1º de julho, terá que pagar R$ 150,00, que é o valor proporcional aos 6 meses que faltam para completar 1 ano.

Como não pagar multa de fidelidade Claro?

Faça o login com seu e-mail ou número de celular da Claro e senha. Caso seja seu primeiro acesso, também será necessário fazer um cadastro; Vá até o menu e clique em “Cancelamento”; Por fim selecione é cancele os serviços que você não deseja mais.

Artigo anterior
Quanto custa uma Coca-cola de 2 litros em Dubai?
Artigo seguinte
O que são limas rotatórias?