Como calcular volume de aterro compactado?

Perguntado por: Artur Araújo Amaral  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 5/5 (62 avaliações)

Com base nos itens citados anteriormente, deve-se fazer o seguinte cálculo: Área x Altura + Excedente Previsto. Exemplo: Área de 200m² com altura média de aterro de 2m para construção de edificação. Logo, 200m² x 2m = 400m³ + 40% (excedente previsto devido à necessidade de compactação do solo) = 560m³.

Como calcular o volume de terra para aterro?

O volume deste sólido será dado pelo produto da área da base pela média das alturas das arestas, conforme mostra a equação abaixo. Na prática o terreno é dividido em uma malha regular e cada ponto desta malha tem a sua cota calculada por algum método de nivelamento.

Como calcular o volume de corte e aterro?

Calculando o volume de escavação:

E = empolamento. Portanto, depois da escavação, o volume de terra, que era de 50 m3 no corte, aumentará para 62,5 m3. Portanto, para fazer um aterro com volume final de 50 m³ é necessário escavar 55,55 m3 e transportar 69,4 m3 de terra.

Como calcular compactação?

O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.

Como de Calcula volume?

Como calcular o volume? O volume é dado pela multiplicação da altura (h), largura (a) e comprimento (b). Note que as figuras planas não possuem volume, pois só têm duas dimensões.

ENGENHARIA TOPOGRAFIA TERRAPLENAGEM Corte e Aterro Cálculo do Volume para Cota Imposta do Terreno

35 questões relacionadas encontradas

Como calcular um volume de um objeto?

Encontre o volume desse espaço medindo a altura entre as duas marcas, então o comprimento e a largura entre as superfícies internas do recipiente. Como explicado aqui, você pode encontrar o volume desse espaço em forma de caixa multiplicando comprimento largura e altura juntos (comprimento x largura x altura).

Como medir o nível de compactação do solo?

Uma forma para se medir a compactação do solo é a utilização de um instrumento chamado penetrômetro. É uma ferramenta simples, de fácil manuseio e locomoção.

Como determinar a compactação do solo?

A compactação dos solos é geralmente representada em um gráfico da variação do peso específico aparente seco (γd) versus o teor de umidade (w) correspondente durante o processo de compactação. O ramo ascendente da curva de compactação é denominado ramo seco e o ramo descendente de ramo úmido.

Como é feito o ensaio de compactação?

O ensaio consiste em compactar uma porção de solo em um cilindro com volume conhecido, fazendo-se variar a umidade de forma a obter o ponto de compactação máxima no qual obtém-se a umidade ótima de compactação.

O que é um corte e um aterro?

O corte e o aterro nada mais são do que os deslocamentos de terra necessários para o nivelamento de um terreno durante a terraplanagem do mesmo. Como exemplos, temos os nivelamentos realizados em um terreno para a construção de uma edificação e o nivelamento realizado para a construção de uma estrada.

Como calcular o volume total do solo?

Como calcular o volume do solo
  1. Step 1. Tome as medidas das três dimensões do solo em metros: altura, comprimento e profundidade.
  2. Step 2. Multiplique estas três medidas para encontrar o volume, em metros cúbicos (m³) do solo. ...
  3. Step 3. ...
  4. Step 4.

Como saber a quantidade de terra para aterrar?

Não há segredos para entender como calcular o metro cúbico. Mas há algumas regras. Basicamente, tudo que você precisa fazer é multiplicar a altura pelo comprimento e depois o resultado, pela largura, assim: A x C x L. O resultado, será a metragem cúbica do espaço designado.

Como calcular a quantidade de terra para aterrar um terreno?

Com base nos itens citados anteriormente, deve-se fazer o seguinte cálculo: Área x Altura + Excedente Previsto. Exemplo: Área de 200m² com altura média de aterro de 2m para construção de edificação. Logo, 200m² x 2m = 400m³ + 40% (excedente previsto devido à necessidade de compactação do solo) = 560m³.

Quanto custa o metro cúbico de terra para aterro?

Varia bastante de região para região, podendo até mesmo conseguir de graça (pagando somente o frete do caminhão) caso o executor queira se livrar do material. Porem, os valores trabalhados em situações normais vão de R$140,00 até R$250,00.

O que é ensaio de compactação do solo?

O Ensaio de compactação tem como objetivo oferecer um efetivo controle da qualidade de todos os solos que foram compactados. Também conhecido como Ensaio Normal de Proctor ou AASHTO (American Association of State Highway Officials), entendê-lo permite a conclusão de um trabalho no solo de alta qualidade e segurança.

Quais os ensaios de compactação?

O ensaio mais comum é o de Proctor (Normal, Intermediário ou Modificado), que é realizado através de sucessivos impactos de um soquete padronizado na amostra. Proceder a realização do ensaio de compactação tipo Proctor Normal, com a reutilização do solo, para a obtenção de sua curva de compactação.

Como realizar o ensaio de compactação em laboratório?

Se o cilindro for o grande (4,5kg), compacta-se em 5 camadas iguais, aplicando-se em cada uma delas 12 golpes de uma altura de 0,305m. argilosos, da massa original de solo, em peso, para em seguida homogeneizar a amostra. Repete-se o processo pelo menos por mais quatro vezes. - Peso específico seco: γd = ( .

O que significa 95% do Proctor normal?

Grau de Compactação

O comparativo resulta em uma porcentagem sendo, normalmente especificada em 95% em relação ao ensaio de Proctor Normal para corpo de aterro e 100% para as camadas finais do aterro.

Como é feito o controle da compactação no campo?

O controle de compactação de uma obra de terra consiste na determinação por meios de ensaios de campo dos seguintes parâmetros: grau de compactação do solo; o desvio da umidade do aterro em relação ao teor ótimo e a massa específica correspondente à umidade ótima, para a mesma energia de compactação utilizada em ...

Como é feita a compactação do solo em campo?

No ramo seco há um acréscimo da massa específica aparente seca devido ao rearranjo das partículas lubrificadas pela água [1]. Já no ramo úmido, com uma concentração maior de água, a água passa a amortizar a compactação levando a um decréscimo da massa específica aparente seca.

Quais são as dimensões da compactação do solo?

Profundidade: Para as plantas e para a estrutura do solo, é muito diferente uma camada compactada a 20 cm ou a 35 cm.

Como usar o penetrômetro?

Apóie a ponteira da haste graduada no solo mantendo o penetrômetro na posição vertical. 2. Introduza a ponteira contra o solo pressionando verticalmente e de forma constante. Mantenha o penetrômetro sempre na posição vertical, sem apoiar a haste nas paredes do buraco formado pela ponteira no solo.

O que é MPa no solo?

Os dados obtidos em número de impactos por dm-1 foram transformados para resistência do solo à penetração (MPa). Para esta transformação, utilizou-se a equação apresentada por Stolf (1991).

Como calcular a massa e o volume de um objeto?

Multiplique o volume pela densidade.

Assim, vai calcular a massa do objeto. Preste atenção às unidades, pois tem de chegar a um resultado em quilos ou gramas. Exemplo: um diamante de 5.0003 de volume e 3,52g/cm3 de densidade teria uma massa de 17.600 gramas (5.000 cm3 x 3,52 g/cm3).

Artigo anterior
Como se caracteriza a arte maia?
Artigo seguinte
Qual dos Label é mais caro?