Como calcular pH de base?

Perguntado por: Leandro Kevin Mota  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (8 avaliações)

As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3).

Qual o pH de uma base?

O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino.

Como calcular o pH a partir do Ka?

Ka = 1,0x10-4 = constante de ionização do ácido. Negligenciando a quantidade de ácido que sofre ionização, determine o valor do pH da solução.
...
Resolução:
  1. Ka = 1,8×10. -5
  2. log 1,8 = 0,26.
  3. Volume = 1L.
  4. Número de mol do ácido 0,30 mol.
  5. Como o volume é 1L, logo [ácido] = 0,30 mol/L.
  6. Massa do sal utilizada = 24,6 g.

Como saber o pH a partir do pKa?

Obs.: pKa é igual ao colog da constante de ionização do ácido (Ka). Logo, seu valor pode ser determinado por –log [Ka]. Como observado acima, Henderson e Hasselbalch criaram a fórmula para o cálculo do pH de uma solução-tampão, formada por um ácido fraco e um sal que apresenta o mesmo ânion desse ácido.

Quanto maior o Ka menor o pH?

A constante de acidez (Ka) geralmente é expressa pelo negativo do seu logaritmo (pKa). do seu ácido conjugado, ou seja, quanto maior o pKa do ácido conjugado, mais forte será a base. Quanto mais forte for o ácido, mais fraca será a sua base conjugada, e vice-versa!

Cálculo do pH de uma Solução - Brasil Escola

36 questões relacionadas encontradas

Como calcular a constante de ionização Ka?

Para efetuar a constante de ionização

Assim como a constante de equilíbrio Kc, na fórmula para calcular a constante de ionização, a multiplicação entre as concentrações molares dos produtos está no numerador, e a concentração molar do ácido ou da base participante do equilíbrio está no denominador.

Como calcular o Ka de um ácido fraco?

Então, se tivermos um ácido genérico HA mais água, ele vai formar um íon hidrônio, H₃O⁺, mais a sua base conjugada A⁻ . Essa é a nossa expressão de equilíbrio: Ka é igual à concentração de íons hidrônio vezes a concentração da nossa base conjugada A⁻, dividido pela concentração do nosso reagente, que nesse caso é o HA.

O que é KA e KB em química?

A representação do cálculo da constante de ionização é feita, geralmente, pela sigla Ki, mas existem outras siglas que podem representá-lo, como o Ka (constante de ionização do ácido), o Kb (constante de dissociação da base) e Kd (constante de ionização).

Como calcular o valor de pH?

As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3). Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 8 (pH = 8).

Como saber se a base é fraca ou forte?

Bases fortes: são aquelas que apresentam metais alcalinos (família IA) e alcalinoterrosos (família IIA). Obs.: Como já foi mencionado, mesmo sendo um metal alcalinoterroso, o elemento magnésio (Mg) forma base fraca. Bases fracas: são aquelas que apresentam qualquer outro metal ou o cátion amônio (NH4+).

Qual o pH de um ácido fraco?

Quanto maior o valor de Ka, mais é favorecida a formação de H+ e menor o pH da solução. O Ka dos ácidos fracos variam entre 1,8×1016 e 55,5. Ácidos com um Ka menor que 1,8×1016 são ácidos mais fracos do que a água.

Qual o maior valor do pH de uma base?

Nessa escala, a substância que tem o pH menor que 7 e maior que 0 são consideradas ácidas. Já as substâncias que tem pH maior que 7 e menor que 14 são consideradas básicas.

Qual é o valor do pH neutro?

A sigla pH é utilizada para designar o “potencial hidrogeniônico” que determina níveis de acidez e alcalinidade, seja de uma substância, dos alimentos e até mesmo da pele. Esta escala vai de 0 até 14, sendo que o pH 7 é considerado neutro.

Quando que o pH é alcalino?

O conceito de alcalinidade ou acidez é baseado na escala de pH que vai de 0 a 14. Quando inferior a 7 é ácida, e se for superior a 7 é alcalina.

Como se calcula o pKa?

pKa = -log Keq

Sendo que pka é uma constante para determinado ácido, valor esse encontrado em manuais de laboratório, e Keq é a constante de equilíbrio de dissociação do ácido fraco. Assim, geralmente o tampão fosfato é utilizado para menter o pH de uma solução ao redor de 7.

O que é o Ka?

Ka é a constante de ionização do ácido Kb é a constante de dissociação da base. Observe que podemos determinar a força de um ácido ou uma base pelo valor de sua constante de ionização. Quanto maior o Ka -> mais forte é o ácido.

Qual o significado de Ka constante de ionização?

A constante de ionização significa uma constante de equilíbrio de reações que envolvem íons. É conhecida também como constante de dissociação, pode ser definida como um valor que expressa a relação entre as concentrações de eletrólitos dissociados em meio aquoso, isto é, o equilíbrio iônico em solução aquosa.

Como calcular equação de ionização?

A reação de ionização de um ácido é representada, de forma geral, por:
  1. HaX + a H2O → a H+ + X-a ...
  2. HX + H2O → H3O+ + X- ...
  3. Para montar uma equação de ionização, podemos seguir alguns passos, que funcionarão com a grande maioria dos ácidos: ...
  4. HaX + a H2O → a H+ + X-a ...
  5. HCN + 1 H2O → 1 H+ + CN-1 ...
  6. Exemplo 2: Ácido Sulfúrico (H2SO4)

Quanto maior o Ka mais forte e o ácido?

Deste modo, quanto maior for Ka, mais extensa é a reação no sentido direto. A força de um ácido pode, portanto, ser comparada quantitativamente através da constante de acidez. Quanto maior for, mais forte é o ácido, uma vez que a sua ionização se dá em maior extensão.

Quanto maior o pKa menor a acidez?

Assim como o pH, esta constante também é expressa na forma logarítimica, dando origem ao pKa. Por causa do sinal negativo nessa definição, quanto menor o pKa, maior a constante de equilíbrio (Ka) e, mais forte é o ácido.

Qual a diferença entre pH e pKa?

As titulações de base de ácido são usadas para determinar a constante de acidez, chamada pKa. A variação de pH observada de acordo com o volume de reagente adicionado pode interferir qualitativamente com as constantes de acidez. pH e pKa influenciam intimamente as concentrações de drogas ionizadas e não ionizadas.

Quando a constante de ionização Ka é elevada O ácido é considerado como forte ou fraco?

A partir do valor da constante de ionização de ácidos ou bases, podemos ter uma noção se foram produzidos ou liberados muitos íons em um meio. Para isso, a Química adota 10-5 como valor referencial para a constante de ionização de ácidos e bases. Ácido que produz muitos íons é denominado de ácido forte (Ki >10-5 ).

Artigo anterior
Quais são os primeiros passos para escrever um livro?
Artigo seguinte
Qual o valor do teste ergométrico?