Como calcular percentual de vazios?

Perguntado por: Rui Mário Jesus  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (70 avaliações)

A porcentagem de vazios não compactados é calculada como a diferença entre o volume do cilindro e o volume absoluto do agregado de granulometria fina contido no mesmo. A porcentagem de vazios não compactados é calculada usando a massa específica aparente do agregado de granulometria fina.

O que é um material Pulverulento?

Segundo a NBR 7219, material pulverulento são partículas com dimensão inferior a 0,075mm, inclusive os materiais solúveis em água, presentes nos agregados. Observa-se que as porcentagens de material pulverulento das areias artificiais ficaram acima de 5% da massa total, como valor limite especificado na norma.

Como calcular traço unitario?

O traço do concreto pode ser expresso em termos de proporções em massa ou volume, além de uma forma mista, que expressa o(s) aglomerante(s) em massa e os agregados em volume. Neste curso, a expressão do traço adotada será em proporções sobre a massa de cimento (kg/kg), chamado de traço unitário. /Mc = a/c).

Como calcular a massa específica do agregado miúdo?

RESULTADOS E DISCUSSÕES O cálculo da massa específica se dá através da fórmula: Ɣ = m / V e V = F – I, onde: m – massa do agregado miúdo = 500 g V – volume F – Leitura final do volume ( agregado + água) no frasco = 389,5 cm³ I – Leitura inicial do volume (água) no frasco = 200 cm³ Resultado: Ɣ = 500 / (389,5 – 200) Ɣ = ...

O que é massa específica de um agregado?

o volume ocupado pelas partículas do agregado, • os poros existentes dentro das partículas, • massa específica e a massa unitária do agregado. A massa específica é definida como a massa do material por unidade de volume, excluindo os poros internos das partículas (vazios). 2700 kg/m3.

Mecânica dos Solos - Índice de Vazios

17 questões relacionadas encontradas

Como é feito o ensaio para obter os dados de massa específica dos agregados miúdos?

1.1 - Ensaio: Determinação da massa específica por meio do frasco Chapman
  1. μ =
  2. 200. 500.
  3. -
  4. L.
  5. , onde:
  6. μ = massa específica do agregado miúdo,
  7. expressa em g/cm3 ou kg/dm3. L = leitura final do frasco (volume ocupado. pela água + agregado miúdo) OBS: - Duas determinações consecutivas, feitas com. ...
  8. 05,0.

Como calcular materiais pelo traço?

Para fazer este volume de concreto na obra usando o traço 1:2:4 você precisará comprar:
  1. Cimento = volume total x rendimento do cimento. Cimento = 3,06 x 5,94. ...
  2. Areia média = volume total x rendimento da areia. Areia média = 3,06 x 0,538. ...
  3. Pedra brita 1 = volume total x rendimento da pedra. Pedra brita 1 = 3,06 x 0,84.

Como calcular traço em massa?

O traço em massa seria: 1 x 50 kg/sc = 50kg de cimento 4 x 50 = 200 kg de areia 6 x 50 = 300 kg de brita 0,6 x 50 = 30 kg de água => que correspondem a 30 litros de água Ficando assim o traço em massa para 1 saco de cimento: 50 : 200 : 300 : 30 Para determinar o volume de cada material, o fazemos tomando como base o ...

Como determinar a massa unitária do cimento?

Massa unitária no estado compactado seco

É o quociente da massa do agregado lançado e compactado em recipiente e o seu volume. Também usada para cálculo do volume de vazios.

Como calcular o coeficiente de inchamento da areia?

Vh/Vs= coeficiente de inchamento do agregado. gh = massa unitária do agregado com h% de umidade, em g/cm3. gs = massa unitária do agregado seco em estufa, em g/cm3.

Como determinar o inchaço da areia?

O inchamento depende da composição granulométrica e do grau de umidade. É maior para areias mais finas. O inchamento aumenta com o acréscimo de umidade até um teor de 4 a 6%, sendo que nesta faixa se dá o inchamento máximo após estes teores o inchamento decresce.

Para que serve a massa unitária?

- Massa unitária:

A massa unitária tem grande importância na tecnologia, pois é por meio dela, que se podem transformar as composições das argamassas e concretos dadas em peso para o volume e vice-versa.

Qual a importância de se ter conhecimento sobre o teor de material Pulverulento encontrado nos agregados?

No geral a presença desses materiais é indesejável na constituição do concreto; um agregado com alto teor de materiais pulverulentos diminui aderência do agregado a pasta ou argamassa, prejudicando de forma direta a resistência e instabilidade dimensional do concreto produzido com alto índice de material pulverulento.

Como caracterizar areia?

A areia deve ser composta por grãos de minerais duros, compactos, duráveis e limpos e não devem conter substâncias de nenhuma natureza e quantidade que venha a afetar o endurecimento e a hidratação do cimento, a durabilidade, a proteção contra a corrosão na armadura e quando requerido, o aspecto visual da estrutura de ...

Como se calcula o traço do concreto?

Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem. Já a quantidade correta de água varia porque depende da umidade da areia e da trabalhabilidade final do concreto.

Como calcular o traço de cimento?

Em um metro quadrado, são usados cerca de 30 litros de areia e 10 de cimento. Para realizar o cálculo, divida 10 quilos de cimento por metro quadrado e multiplique o valor pela área total da obra para obter a quantidade exata de cimento necessária.

Quantos litros é um traço de massa?

8 Respostas. Geralmente usamos 18l mas a medida pode ser feita com qualquer outro balde maior que 18 ou menor que 18 o importante é você obedecer a medida, aqui no caso usamos cinco por um para alvenaria. O mais importante é o fator água/cimento que deve ser no máximo 0,40.

Como calcular a quantidade de material?

Calcule a metragem total, sem descontos de portas e janelas, e adicione 10% a mais para o caso de perdas. Então, dessa forma, calcule altura x largura (levando em consideração o tipo e as dimensões do tijolo) para saber a quantidade a ser gasta por m² e o total necessário para sua reforma.

Qual a quantidade de areia e pedra e cimento?

1 - Traço do concreto

O traço nada mais é do que a receita do concreto, ou seja, as proporções de cada material que será utilizado na mistura. Os traços mais utilizados são o 1:2:3 ou 1:2:4, ou seja, uma porção de cimento, para duas porções de areia, para 3 (ou 4) porções de pedra britada.

Como calcular areia brita e cimento para concreto?

A partir daí é fácil fazer as contas: em um traço de concreto 1: 2 : 3, se você usar um saco de 50kg de cimento, ele tem aproximadamente 40 litros, então você precisará de 80 litros de areia e 120 litros de brita, ou seja, o dobro de água e o triplo de brita da quantidade de cimento usada.

Como se faz o ensaio para a determinação de massa específica por meio do frasco de Chapman?

Determinação da massa específica do agregado miúdo é feita por meio do frasco Chapman (NBR 9776/87): Procedimento para determinação da massa específica: - Secar a amostra de agregado miúdo (areia) em estufa a 110 ºC, até constância de peso e resfriá-la até temperatura ambiente; - Pesar 500 g de agregado miúdo; - ...

Como é feita a classificação dos agregados devido a massa específica?

Outro fator que define a classificação dos agregados é a massa específica aparente. Nesse quesito, podem ser divididos em leves (argila expandida, pedra-pomes e vermiculita), normais (pedras britadas, areias e seixos) e pesados (hematita, magnetita e barita).

Para que serve o ensaio de massa específica?

Este método estabelece a determinação da massa específica e absorção do agregado graúdo. A massa específica pode ser expressa como Massa Específica Aparente (Bulk) Seca, Massa Específica Aparente (Saturada-Superfície Seca (SSD)) ou Massa Específica Real (Apparent).

O que é massa específica ou densidade absoluta?

A densidade absoluta ou massa específica de um gás é a relação entre a massa e o volume do gás, nas condições de pressão e temperatura consideradas.

Artigo anterior
Quanto dura 3000 mAh?
Artigo seguinte
Qual o CFOP de entrada de frete?