Como calcular o valor de um processo trabalhista?

Perguntado por: William Raúl de Freitas  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

Resumindo: o valor da petição inicial = soma de todos os pedidos + porcentagem dos honorários de sucumbência.

Como é feito o cálculo de um processo trabalhista?

O cálculo trabalhista das horas extras exige a descoberta da hora de trabalho e aplicação de 50% do adicional:
  1. salário ÷ total de horas contratadas por mês = valor da hora de trabalho;
  2. (número de horas extras x valor da hora de trabalho) x 1,5 = horas extras devidas.

Como é corrigido o valor de um processo trabalhista?

Como regra geral, os juros nas demandas trabalhistas são contados a partir da data do ajuizamento da petição inicial, sendo que nós peritos, só podemos usar outra data, em caso de existir determinação expressa em despachos decisórios (sentença e acórdãos).

Quanto ao valor da causa na ação trabalhista?

Ação trabalhista não precisa conter cálculo detalhado do valor da causa. Um juiz não pode exigir de pessoa que ajuíza ação na Justiça do Trabalho que apresente cálculos detalhados na sua reclamação, sob pena de violar o direito de acesso ao Judiciário.

Como calcular atualização de valores judiciais?

Base de Cálculo: aplicação dos juros na prática!
  1. Incidem apenas sobre o valor principal da condenação, já corrigido monetariamente.
  2. Os percentuais de juros legais fixados no código civil , exceto para Fazenda Pública, são: Código Civil de 1916 - vigente até 10/01/2003: taxa de juros de 0,5% ao mês (6% ao ano)

COMO CALCULAR JUROS NO PROCESSO TRABALHISTA

45 questões relacionadas encontradas

Quando o processo está em cálculo quanto tempo demora para pagar?

Em alguns casos, ele oferece o prazo de 8 dias para que a empresa se manifeste sobre o cálculo e indique possíveis discordâncias. Caso contrário, o mandado é expedido com o valor de liquidação inicial, e em um prazo de 48h a empresa deverá apresentar o pagamento ou o bem a ser penhorado.

Quanto tempo o juiz leva para fazer o cálculo?

Segundo a edição mais recente do relatório Justiça em Números, compilado pelo Conselho Nacional de Justiça, o tempo médio das ações judiciais no país é de 5 anos e 2 meses.

O que significa planilha de cálculo em um processo?

Uma planilha de cálculo trabalhista judicial é uma ferramenta onde são reunidos os dados sobre os seus clientes, garantindo um cálculo preciso sobre os direitos e deveres que devem ser quitados no processo a ser julgado.

O que significa cálculo em um processo?

O cálculo judicial é o quantum em valores monetários dimensiona o processo judicial. O resultado deste cálculo, refere-se ao valor financeiro que o exequente tem que desembolsar ou receber em um processo. O cálculo judicial é o quantum em valores monetários dimensiona o processo judicial.

O que é um processo em fase de cálculo?

É a fase em que transforma-se a decisão em números, e onde as partes apresentarão os seus cálculos para que seja definido o valor final.

Quais são as fases de um processo?

Etapas de um processo
  • Petição inicial. ...
  • Citação. ...
  • Réplica. ...
  • Fase probatória. ...
  • Sentença. ...
  • Recursos. ...
  • Cumprimento de sentença.

Como saber se o processo está chegando ao fim?

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

O que significa juntada a petição de cálculos?

A juntada de petição, portanto, consiste no ato de anexar aos autos uma peça em que o advogado de uma das partes faz um pedido ao juiz. Assim, tal pedido fica registrado formalmente dentro do andamento do processo.

Quem paga os cálculos trabalhistas?

A perícia trabalhista é paga por quem perde ao final de todo o processo, salvo se beneficiária de justiça gratuita. Algumas Varas solicitam um depósito antecipado para as partes, mas de acordo com a redação do artigo 790-B, § 3º, o juiz não pode mais exigir o adiantamento de valores para a realização de perícias.

Quando o processo está na mesa do juiz demora?

Quanto tempo o juiz pode levar para proferir o despacho? A regra geral prevista no Código de Processo Civil é a de que o juiz proferirá os despachos em 5, as decisões em 10 e a as sentenças em 30 dias. O Conselho Nacional de Justiça sugere, ainda, que o processo tenha andamento a cada 30 (trinta) dias.

O que fazer quando o processo demora muito?

Nesse sentido, o jurisdicionado que se sinta lesado pela grande demora no julgamento de uma ação que seja parte poderá enviar a sua reclamação à Ouvidoria do CNJ. Porém, é necessária a identificação do reclamante e o fornecimento dados do processo, pois não são aceitas reclamações anônimas.

O que acontece depois que o juiz dá a sentença?

Sentença – De acordo com o CPC, a sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz “põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução”. Isso significa que, por meio da sentença, o juiz decide a questão trazida ao seu conhecimento, pondo fim ao processo na primeira instância.

Quais são as etapas de um processo judicial?

Um processo judicial corresponde a uma ação jurídica iniciada, que visa uma sentença de mérito, uma decisão de um juiz ou tribunal acerca de um direito que foi violado. Basicamente, esse processo é dividido em 5 fases denominadas: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória.

Quais são as fases da sentença?

Quanto à forma, a sentença deve ter três partes (art. 489 do CPC), como elementos essenciais: [1] o relatório; [2] a fundamentação; [3] o dispositivo. [1] O RELATÓRIO.

O que vem depois que o perito apresenta os cálculos?

O perito entrega o laudo. E, em prazo de quinze dias úteis, após, os assistentes entregam seu parecer e os advogados se manifestam sobre o laudo. ... Se continuarem as dúvidas, elas só poderão ser sanadas na próxima audiência no processo, desde que recebidas com antecedência pelo perito, na forma de quesitos.

Quem pode fazer cálculos judiciais?

Assessoria em Cálculos Judiciais

O Perito Contador (Assistente Técnico Contábil Judicial), contratado pelas partes ou indicado pelo juiz para fazer laudos sobre um determinado caso, é essencial para a solução de litígios na Justiça.

O que quer dizer planilha de atualização de cálculos?

PLANILHA DE ATUALIZAÇÃO DOS CÁLCULOS. NECESSIDADE DE JUNTADA. A atualização dos cálculos deve ser acompanhada das planilhas respectivas para que a devedora possa verificar a correção ou não dos índices que foram aplicados aos valores anteriormente apurados, em observância ao devido processo legal.

Como calcular o valor atualizado de uma dívida?

Exemplo de atualização de dívidas diversas
  1. Valor original: R$5.270,00. ...
  2. Valor da multa de 0.05%: R$2,64.
  3. Valor atualizado = valor original * fator de atualização = 5.270,00 * 1,1692. ...
  4. Juros percentuais = 0,59981% ...
  5. Valor final = valor atualizado pelo índice + valor da multa + valor dos juros = 6.201,2678.

Como é corrigido o depósito judicial?

Na devolução de depósitos judiciais corrigidos pela taxa Selic, aplica-se apenas a capitalização simples, ou seja, os juros mensais incidem apenas sobre o valor depositado originalmente.

Qual a taxa de juros para cálculos judiciais?

Juros. Nos processos cíveis, os juros podem ser de 6% ou 12% ao ano, aplicados de forma simples, a contar da citação da parte adversa; em ações por dano, podem retroagir à data da ocorrência do mesmo.

Artigo anterior
O que é nascido do Espírito e Espírito?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para nascer uma flor?