Como calcular o número de descidas do SPDA?

Perguntado por: Leonor Correia Torres  |  Última atualização: 4. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (15 avaliações)

O cálculo do número de descidas é feito da seguinte forma: Imaginemos um galpão com dimensões de 20 x 40 metros, que determina um perímetro de cobertura 120 metros (soma de 40+40+20+20). Dimensionando um SPDA para Classe III, o sistema deverá possuir um total de oito condutores de descida.

Quantas descidas SPDA?

A cobertura (telhado) é composta por estrutura e telhas metálicas. Para esta edificação será adotado um SPDA externo não isolado do volume a proteger. 3) DESCIDAS: O prédio deverá possuir 6 (doze) condutores de descida não naturais, sendo que deverá haver uma haste de aterramento para cada descida.

Qual a distância entre captores SPDA?

5.1.1.3.1 Para um SPDA isolado, a distância entre o subsistema captor e instalações metálicas do volume a proteger deve ser maior que 2 m.

Qual cabo descida SPDA?

Os materiais usados como descidas podem ser: – Cabo de cobre nu, em alturas de até 20m, cabo de 16 mm². Acima de 20m, cabo de 35 mm²; – Barra de alumínio para altura de até 20m, barra de 25 mm² e acima de 20m, barra de alumínio de 70 mm².

Como determinar o nível de proteção do SPDA?

A classe de SPDA é determinada a partir da norma NBR 5419/2015 parte 2- Análise de Risco, sendo que os níveis são calculados na análise de necessidade ou análise de risco.

COMO FAZER SOLDA EXOTÉRMICA PASSO A PASSO

26 questões relacionadas encontradas

O que diz a NBR 5.419 atualizada sobre a proteção contra as descargas atmosféricas?

NBR 5419: esta norma técnica estabelece os critérios e procedimentos para o projeto, implantação, inspeção e manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), visando à proteção de edificações, estruturas e pessoas contra os efeitos das descargas atmosféricas.

Como calcular a área de proteção de um Para-raio?

P=Ap x Ng x 0,000001 onde: Ng = densidade de raios na região e 0,000001 ajuste de unidades. Logo teremos a probabilidade de ocorrência de raios em uma determinada estrutura, ou seja, de quantos em quantos anos cairá um raio na estrutura. Com isto podemos calcular a obrigação de proteção ou não pela norma.

Qual o valor máximo de aterramento SPDA?

Outros parâmetros, ao contrário do que ainda pensam parte dos projetistas e instaladores, não são mais compulsórios, como a exigência do valor máximo de 10 ohms para a resistência de aterramento.

Qual a distância de um para-raio para outro?

Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.

O que diz a Norma 5410 sobre aterramento?

NBR 5410 aterramento

Logo, a norma NBR 5410 exige que um condutor-terra seja instalado em cada um dos circuitos elétricos e que o aterramento seja do tipo TT. Caso esse tipo de aterramento não seja possível ainda é permitido o uso dos aterramentos TN-S ou TN-C.

Quais os três tipos de SPDA?

  • SPDA pelo método convencional de Ponta Franklin.
  • SPDA moderno com Para-Raios Ionizante. A tecnologia do para-raios ionizante.
  • SPDA método de Gaiola de Faraday.
  • SPDA pelo método das Esferas Rolantes.

O que é o método Franklin?

O método Franklin foi inventado por Benjamin Franklin em 1752, conhecido popularmente como para-raios, é uma haste metálica pontiaguda, instalada em um local mais alto conectada ao fio condutor de cobre a terra, sua parte superior é composta por um grupo de 4 pontas platinadas.

O que é um Rebar SPDA?

Rebar SPDA são barras de aço reforçado, galvanizadas para resistir à corrosão e ao desgaste causado pelo ambiente externo.

Quando usar o captor Franklin?

Em edificações com nível de proteção I, o sistema de proteção tipo Franklin somente será verificado para alturas até 20 metros (distância do captor à área de exposição). Para edificações com nível de proteção IV, pode ser utilizado para proteger até 60m de altura abaixo do captor.

Qual a NBR 5.419 atualizada?

Qual a NBR 5419 mais atual? A NBR 5419 mais atual é a versão publicada em 2015, que trouxe maior detalhamento sobre as questões abordadas na NBR anterior, publicada em 2005.

Qual a NBR que rege sobre o SPDA?

A instalação do SPDA é exigida pelo Corpo de Bombeiros e regulamentada pela ABNT de acordo com a Norma NBR 5419/2005. Seu objetivo é evitar ou minimizar os impactos dos efeitos dos raios (descargas elétricas), que podem causar explosões, danos materiais, incêndios e até mesmo risco à vida de pessoas e animais.

Como calcular a distância de um raio em metros?

Para isso, basta contar os segundos a partir do momento em que se viu o raio até o momento em que se ouviu o trovão. Afinal, a luz viaja mais rápido que o som. Depois, multiplique o tempo em segundos por 340. "Lembrando que a velocidade do som é de cerca de 340 metros por segundo", elucida Meyri.

Qual a diferença entre para-raio e SPDA?

O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), popularmente conhecido como para-raios, serve para proteger edificações, estruturas e equipamentos contra os efeitos nocivos das descargas atmosféricas, comumente chamadas de raios.

Como calcular a distância da queda de um raio?

Assim, a distância em metros ao local onde ocorreu a trovoada é obtida multiplicando 340 pelo intervalo de tempo, em segundos, entre o relâmpago e o trovão. Por exemplo: - se o intervalo é de 10 segundos, a trovoada está a 3 400 m (3,4 km); - se a trovoada estiver a 5 000 m (5 km), o intervalo de tempo é de 14,7 s.

Qual a distância mínima de uma haste de aterramento para outra?

Passo a passo de como fazer o aterramento residencial

A distância entre as caixas de passagem e as hastes deve ter o mesmo comprimento da haste, ou seja, tem que deixar no mínimo 2,4 metros uma da outra, que é o comprimento dela.

Qual é a altura mínima para instalar para-raios?

Além disso, a Norma NBR 5419 define qual a exigência de para-raio e SPDA em condomínios. A altura mínima para instalar para-raios é de 25 metros. Mas, as construções em áreas com alta densidade de descargas elétricas são obrigadas a ter para-raios independente da altura.

Como elaborar um projeto de SPDA?

Etapas para o desenvolvimento de um projeto de SPDA
  1. gestão de riscos.
  2. delimitação dos recursos protetivos.
  3. escolha do método.
  4. delimitação da necessidade das descidas.
  5. escolha do condutor de aterramento.
  6. indicação das equalizações de potenciais.
  7. projetação das MPS-Medidas de proteção contra surtos.

Como fazer cálculo do raio?

O raio de um círculo é sempre a metade do diâmetro. Ex: Se o diâmetro é igual a 6/π então r = 3/π.

O que é SPDA gaiola de Faraday?

A Gaiola de Faraday é composta por um emalhado de condutores que envolvem toda a estrutura a proteger, complementada com vários captores e múltiplas baixadas que se interligam com a rede de terra. A Gaiola apresenta apenas elementos passivos, ou seja, sem qualquer elemento com avanço à ignição.

Como se calcula o raio?

O raio de um círculo é sempre igual à metade do comprimento de seu diâmetro.
  1. Por exemplo, se o diâmetro for igual a 4 cm, o raio será igual a 4 cm ÷ 2 = 2 cm.
  2. Em fórmulas matemáticas, o raio é representado por r e o diâmetro, por d.

Artigo anterior
Como ocultar a faixa de opções?
Artigo seguinte
São exemplos de bens intangíveis?