Como calcular o fator de empacotamento CCC e CFC?
Perguntado por: Cristiana Campos Antunes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (70 avaliações)
Definindo o fator de empacotamento como a relação entre o volume ocupado pelos átomos e o volume da célula unitária, temos: fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 2 átomos / volume do cubo.
Como calcular o fator de empacotamento CFC?
fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 4 átomos / volume do cubo.
Qual o fator de empacotamento atômico de uma célula CCC e de uma célula CFC?
Os mais comuns empacotamentos esféricos de sistemas atômicos e seus fatores de empacotamento são: Cúbica de Corpo Centrado (CCC): 0,68. Cúbica de Face Centrada (CFC): 0,74.
Como calcular o raio atômico de uma estrutura CFC?
Pra calcular o raio atômico a gente vai ter que usar as informações que temos de massa específica e peso pra chegar no volume da célula unitária. À partir daí conseguimos encontrar o raio usando as relações conhecidas entre a aresta e o raio atômico da estrutura CFC!
Como faço pra saber se a estrutura e CFC ou CCC?
No caso do CCC a direção <111> é de maior empacotamento, no CFC a direção <110> é de maior empacotamento e no HC o fator de empacotamento é mto baixo.
Calculo do Fator de empacotamento (CS, CCC e CFC)
O que é estrutura CCC?
Esta é uma célula unitária de uma estrutura cúbica de corpo centrado, ccc. Como visto, ela contém um átomo em cada vértice do cubo e um átomo em seu centro.
Qual o número de coordenação para metais com as estruturas CCC CFC e HC?
Os átomos se tocam ao longo das diagonais das faces do cubo. O número de coordenação para a estrutura HC é 12 e, portanto, o fator de empacotamento é o mesmo da cfc, ou seja, 0,74.
Como calcular o raio atômico de um elemento?
Por conta disso, o cálculo é feito através do núcleo de dois átomos de um mesmo elemento químico. É necessário que eles estejam muito próximos um do outro, sem que haja ligações químicas. O raio atômico, portanto, é a metade da distância entre os dois núcleos desses átomos vizinhos no estado sólido.
Quantos átomos por célula unitária tem a estrutura CFC e CCC respectivamente explique?
O FCA (ou FEA) desta estrutura compacta é 0,74, comparado com o valor 0,68 da estrutura CCC, a qual não é compacta. A célula unitária CFC, conforme representado na Figura 3.6c, possui o equivalente a quatro átomos por célula unitária.
Qual o fator de empacotamento da estrutura CCC?
A rede cúbica de corpo centrado é uma rede cúbica na qual existe um átomo em cada vértice e um átomo no centro do cubo. Os átomos se tocam ao longo da diagonal. Fator de empacotamento da CCC = 0,68.
Como calcular FEA CFC?
Para a estrutura CCC (cúbica de corpo centrado), temos a que a relação entre o raio atômico e a aresta da célula é descrita pela fóumula . Para o cálculo do FEA – Fator de Empacotamento Atômico, devemos calcular a razão entre o volume ocupado por átomos na célula e o volume da célula unitária.
O que é o fator de empacotamento atômico?
Fator de empacotamento atômico (FEA)
representa a fração do volume de cada célula unitária que é ocupada pelos átomos.
Como calcular o fator de empacotamento do NaCl?
Este fator é calculado através da pura geometria espacial e plana. Por exemplo , podemos calcular o FEA para o sal de cozinha , NaCl , que apresenta uma célula unitária com reticulado CFC(como na figura abaixo). Definimos o FEA , como: FEA = N x Volume dos átomos/ Volume da célula unitária.
Como calcular a densidade teórica do ferro?
É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.
Como calcular o raio de uma molécula?
É calculado a partir de uma molécula diatômica de um mesmo elemento como a metade da distância entre os respectivos núcleos. Pois, como o átomo não é uma esfera, o cálculo do raio quando isolado é demasiadamente impreciso.
Qual a relação entre volume atômico é densidade?
O volume atômico e a densidade são duas propriedades periódicas que possuem variações facilmente relacionáveis na Tabela Periódica: no volume a variação se dá de cima para baixo e do centro para as laterais, na densidade a variação se dá de cima para baixo e das laterais para o centro.
Como determinar o raio Ionico?
O raio iônico é a distância entre o centro do núcleo de um íon até o elétron estável mais afastado do mesmo. O raio iônico é geralmente medido em picômetros (pm, 10−12 m) ou angstroms (Å, 10−10 m).
Como saber qual elemento tem o maior raio atômico?
Na tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo na posição vertical. Já na horizontal, eles aumentam da direita para esquerda. O elemento químico que possui maior raio atômico é o Césio (Cs).
Como ver o raio atômico na tabela periódica?
Na tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo e da direita para a esquerda.
Como se calcula o número de coordenação?
O número de coordenação consiste no número de grupos, moléculas, átomos ou iões que rodeiam um dado átomo ou ião num complexo ou cristal. Por exemplo, num complexo planar quadrado o ião central possui um número de coordenação quatro. Num cristal de empacotamento fechado, o número de coordenação é doze.
Quantos átomos por célula existem na estrutura HC?
Estrutura Hexagonal Compacta, HC
Cada átomo apresenta 12 átomos em primeira vizinhança : 6 no mesmo plano, 3 no plano inferior e 3 no plano superior, isto é, apresenta igualmente um índice de coordenação 12.
O que é o número de coordenação de uma estrutura cristalina?
O Número de Coordenação de um átomo é o número de átomos vizinhos em contacto com esse mesmo átomo. ou: é o número de átomos a tocar num átomo especifico. Para estruturas cristalinas metálicas: CFC (Cúbica de Face Centrada) o número de coordenação é 12.
Qual a idade que o militar e reformado?
O que fazer para se destacar em um processo seletivo?