Como calcular fator de deslocamento?

Perguntado por: Raúl Luís Cunha Macedo  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (52 avaliações)

Cálculo do Fator de deslocamento (f) f = 100 (E - G) + 1 (G) (X) Onde: E = peso da base pura para supositórios. G = peso dos supositórios com X% de fármaco.

Como calcular a quantidade de excipiente?

Peso do PA = 350,0mg % de enchimento da cápsula com PA = A/B x 100 = 82,35% ( D) % de excipiente necessário = 100-D = 100-82,35 = 17, 65% (E) Peso de pó na cápsula cheia com excipiente =400,0mg Quantidade de excipiente necessária = (C x E)/100 = 400 x 0,1765 = 70,6mg Profa Dra Marilisa Guimarães Lara Page 40 CÁPSULAS ...

Qual é o método para preparação de supositório?

Passo 1 - pesar o fármaco na quantidade exata para um supositório. Passo 2 - dissolver ou fundir uma pequena quantidade de base. Passo 3 - incorporar o ativo em quantidade insuficiente de base para preencher um molde . Passo 4 - verter a mistura obtida em 3 na cavidade.

Qual é a composição do supositório e qual a vantagem de usar essa forma farmacêutica?

Depois que o supositório é inserido, sua base, amolece e se dissolve, distribuindo os fármacos, que são transportados para tecidos da região. ... Supositórios laxantes à base de glicerina promovem a laxação por meio de irritação local das mucosas, provavelmente pelo efeito desidratante da glicerina sobre essas membranas.

Qual a forma farmacêutica dos supositórios?

ÓVULO. Um tipo de supositório de uso vaginal. É a forma farmacêutica sólida, de dose única, contendo um ou mais princípios ativos dispersos ou dissolvidos em uma base adequada que tem vários formatos, usualmente, ovóide.

COMO CALCULAR UM DESLOCAMENTO EM S TENDO DOIS PONTOS FIXOS

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os componentes de uma preparação farmacêutica?

Forma Farmacêutica: É a forma física de apresentação do medicamento. Ex: comprimido, solução, suspensão, emulsão, xarope, supositório, creme, pomada, etc. Insumo: As matérias-primas e os materiais de embalagem empregados na manipulação e acondicionamento das formulações.

Qual é o material mais indicado como base para o preparo de um supositório uretral?

Em geral os formuladores têm relutado no uso de glicerina como uma base para supositórios, pois essa apresenta dissolução relativamente lenta.

Quais são os tipos de supositório?

Existem 3 tipos de supositórios em si: retal, vaginal e uretral. No interior destes três tipos pode haver diversas soluções medicamentosas. O mais popular é o supositório anal de glicerina.

Qual a forma de acondicionamento para supositórios explique?

Pílula: medicamento em forma de pó submetido à compres são, tomando o formato esférico. ... Supositório: medicamento em formato cônico ou ogival, com finalidade de administração por via retal.

Como se calcula o volume?

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

Quais os tipos de excipientes?

Os excipientes de medicamentos para uso interno podem ser: conservantes, corantes, aromatizantes (flavorizantes), adoçantes (edulcorantes) espessantes, emulsificantes, estabilizantes ou antioxidantes.

Quantas gramas contém uma cápsula?

Quantidade certa de dosagem

Se for em comprimido, veja bem quanto tem por cápsula. A maioria vem com 1 grama cada, então nesse caso seriam 12 comprimidos por dose.

Como saber o tamanho da cápsula?

No mercado farmacêutico o tamanho das cápsulas determina-se, de acordo a sua capacidade, em uma faixa que vai de 000, o maior, a 4, o mais pequeno.

Como fazer o cálculo do peso médio de cápsulas?

1° Passo: determinar o peso do invólucro, isto é, o peso médio das cápsulas vazias. A determinação é feita da seguinte forma: pesar, individualmente, 20 unidades, e determinar a média.

Faz mal usar supositório?

Em situações de emergência - como em viagens - há algumas soluções que podem auxiliar. Conforme o nutricionista Gabriel de Carvalho, uma possibilidade é o uso de supositórios de glicerina, que não fazem mal.

Porque o nome supositório?

Medicamento de textura sólida, formato cilíndrico ou cônico, que deve ser colocado ou introduzido nos orifícios corporais (vagina, uretra ou ânus), para que suas propriedades e/ou substâncias de ação medicamentosa tenham o efeito esperado. Etimologia (origem da palavra supositório). Do latim medicamentosus.a.um.

Como funciona supositório retal?

Ao usar o supositório de glicerina, as fezes retidas são umedecidas, promovendo uma evacuação natural e consistente. A ação laxante do supositório é devida à afinidade que a glicerina tem com a água, que estimula a saída do bolo fecal retido.

O que é um gel Farmacotecnica?

De acordo com a Farmacopéia Brasileira, gel é uma forma farmacêutica semissolida de um ou mais princípios ativos, composta por agentes gelificantes apropriados, com objetivo de conferir firmeza a uma solução ou disperção.

Qual a diferença entre supositório e óvulo?

DEFINIÇÃO SUPOSITÓRIO É toda as preparações farmacêutica solidas, de dose única. ... A temperatura retal está em torno de 37,6ºC, portanto o supositório precisa ser fundido abaixo desta temperatura. ÓVULOS São preparações farmacêuticas solidas, com formato adequado, para aplicação vaginal.

O que é uma formulação farmacêutica?

Com a finalidade de se padronizar a medicação foram criadas as formulações que consistem na composição qualitativa e quantitativa do medicamento ou da forma farmacêutica. A formulação especifica os componentes, que são a droga vegetal e excipientes e a quantidade de cada um.

Quais as vantagens e desvantagens da utilização de comprimidos como forma farmacêutica?

As principais vantagens são a estabilidade físico-química, facilidade na administração, a possibilidade de proteger princípios ativos facilmente oxidáveis além de viabilizar a desintegração entérica. Como desvantagens temos a dificuldade na preparação, o alto custo, e a impossibilidade de ajuste de dose.

O que influencia na escolha da forma farmacêutica e quais são os componentes básicos para sua formulação?

A escolha da forma farmacêutica depende principalmente: da natureza físico-química do fármaco; do mecanismo de ação; ... da dosagem – quantidade de fármaco na forma farmacêutica.

Artigo anterior
Quais são os princípios éticos indígenas?
Artigo seguinte
Por verbo portugues?