Como calcular a resistência equivalente em série?

Perguntado por: Salomé Esteves de Lima  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)

Para calcularmos a resistência equivalente em série, basta somarmos cada uma das resistências, desse modo, a resistência equivalente da associação em série será de 100 Ω.

Como calcular o valor da resistência equivalente?

Fórmulas da associação de resistores em paralelo
  1. corrente total: i = i1 + i2 + i3 + … + in;
  2. resistência equivalente: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + … +1/Rn;
  3. resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2);
  4. lei de Ohm: U = R . i.

Como calcular a resistência total de um circuito em série?

Reorganize a fórmula V=IR para encontrar o valor da resistência: R = V / I (resistência = tensão / corrente). Substitua os valores encontrados nessa fórmula para calcular a resistência total. Por exemplo, um circuito em série é alimentado por uma bateria de 12 volts e sua corrente mede 8 amps.

Como descobrir valor de R1 e R2?

Podemos ver que os resistores R1 and R2 estã conectados em série. Logo, a resistência equivalente deles (vamos destacá-la usando Rs) é a seguinte: Rs = R1 + R2 = 100 Ω + 300 Ω = 400 Ω.

Como descobrir o valor de R1?

Em seguida, usa-se a fórmula do divisor de tensão, queda de tensão através da resistência 1 = (entrada de tensão) (resistência do resistor 1)/(resistência total em série), onde o valor de resistência de R1 é a resistência do resistor individual para o qual nós Quer encontrar a queda de tensão.

Associação de resistores em série e paralelo! Como calcular!

44 questões relacionadas encontradas

Como saber o percentual de um valor?

A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40.

Como se calcula a corrente total de um circuito?

Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.

Como calcular a corrente elétrica total de um circuito?

Isso depende das resistências e dos materiais de cada fio. Sendo assim, a equação para calcular a corrente elétrica total será o somatório das correntes de cada caminho: I(total) = I1 + I2 + I3. Não podemos usar essa fórmula sem os valores individuais de corrente elétrica.

Como se calcula a potência total de um circuito?

Como é calculado o fator de potência dos circuitos?
  1. O fator de potência exibido no quadro de cargas é obtido através da Potência total (W) e da Potência total (VA).
  2. A Potência total (W) é obtida somando a potência (W) de todas as peças associadas ao circuito.

Como calcular o valor de um resistor?

Calculando: A fórmula necessária para calcular o resistor adequado para o LED é: R = (Vcc – VL) / IL, onde: R: resistência do resistor adequado para o LED. Vcc: Tensão da fonte de alimentação.

Como calcular o fator de potência de um circuito?

A fórmula para o fator de potência, também representada por Fp, é Watts dividido por Volt-amperes. Você deve ter uma equação assim: 78,11/169,71 = . 460. Isso também pode ser expresso em porcentagem, portanto, você multiplica .

O que é potência total?

A potência total (PT) mede todo o consumo de energia que um receptor realiza a cada segundo. Ela pode ser calculada pelo produto da tensão elétrica estabelecida entre os terminais do receptor pela corrente elétrica que os percorre, confira: Não pare agora...

Como calcular a corrente elétrica de um circuito misto?

A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: (U = R . i), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente.

Qual a fórmula para calcular a potência?

A potência pode ser calculada por meio da notação, isto é, multiplicar o número base por ele mesmo quantas vezes o expoente mandar. Assim, quando temos 5⁴, multiplicamos o cinco por ele mesmo quatro vezes seguida, totalizando 3125.

Qual é o fator de potência?

Definição: o fator de potência é a razão entre a potência ativa e a potência aparente. Ele indica a eficiência do uso da energia. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente, um fator de potência baixo indica baixa eficiência energética.

O que é fator de potência elétrica?

Define-se também como fator de potência a relação entre potência ativa e potência reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia esta sendo usada. Um baixo fator de potência indica que a energia paga não está sendo plenamente utilizada.

Como calcular a tolerância de um resistor?

A tolerância é um valor percentual em torno da resistência nominal na qual o valor real pode se encontrar. Um resistor de 200Ω com 5% de tolerância e 1/4 W pode ter seu valor real entre 190Ω e 210Ω, dissipando no máximo 0,25W.

Qual é o valor da resistência equivalente?

Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compôem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação.

Qual a resistência equivalente a seguir?

Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico. ... Quando colocados nos circuitos elétricos, eles têm o objetivo de limitar a corrente que atravessa o circuito.

Como calcular resistência equivalente com 3 resistores?

O que é.
  1. A equação para um total de n resistores em paralelo é: Req = 1/{(1/R1)+(1/R2)+(1/R3)..+(1/Rn)}
  2. Vejamos o seguinte exemplo. Dado R1 = 20 Ω, R2 = 30 Ω e R3 = 30 Ω.
  3. A resistência equivalente total para os 3 resistores em paralelo é: Req = 1/{(1/20)+(1/30)+(1/30)} = 1/{(3/60)+(2/60)+(2/60)}

O que é a primeira lei de Ohm?

A primeira Lei de Ohm diz que a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potência aplicada. Já na segunda Lei de Ohm, ele determina que a resistência elétrica do condutor tem relação direta com constituição do material e é proporcional ao seu comprimento.

Artigo anterior
Qual o órgão superior do Ministério Público?
Artigo seguinte
O que quer dizer palavra disponha?