Como calcular a resistência em paralelo?

Perguntado por: Carolina Cristiana Matias Gomes  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico.

Como calcular o valor da resistência em paralelo?

Fórmulas da associação de resistores em paralelo
  1. corrente total: i = i1 + i2 + i3 + … + in;
  2. resistência equivalente: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + … +1/Rn;
  3. resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2);
  4. lei de Ohm: U = R . i.

Como calcular a resistência de 3 resistores em paralelo?

O que é.
  1. A equação para um total de n resistores em paralelo é: Req = 1/{(1/R1)+(1/R2)+(1/R3)..+(1/Rn)}
  2. Vejamos o seguinte exemplo. Dado R1 = 20 Ω, R2 = 30 Ω e R3 = 30 Ω.
  3. A resistência equivalente total para os 3 resistores em paralelo é: Req = 1/{(1/20)+(1/30)+(1/30)} = 1/{(3/60)+(2/60)+(2/60)}

Como calcular resistores em série paralelo é misto?

Na associação de resistores mista, os resistores são ligados em série e em paralelo. Para calculá-la, primeiro encontramos o valor correspondente à associação em paralelo e de seguida somamos aos resistores em série.

Como calcular geradores em paralelo?

Associação em Paralelo

Como na associação de resistores em paralelo, a corrente equivalente será igual à soma das correntes que passam pelos geradores: ieq = i1 + i2 + i3 ... . Quanto às resistências internas, utilizamos a fórmula 1/req = 1/r1 + 1/r2 + 1/r3 ... .

Associação de Resistores em Paralelo - Equação Geral - Cálculo da Resistência Equivalente

16 questões relacionadas encontradas

Como somar resistências?

Caso saibas esses dois valores, você pode usar duas fórmulas para calcular a resistência:
  1. P = VI (potência = tensão x corrente).
  2. A lei de Ohm afirma que V = IR.
  3. Substitua IR por V na primeira fórmula: P = (IR)I = I2R.
  4. Reorganize a fórmula para calcular a resistência: R = P / I2.

Como calcular a resistência de uma associação em série?

Para calcularmos a resistência equivalente em série, basta somarmos cada uma das resistências, desse modo, a resistência equivalente da associação em série será de 100 Ω.

Como fazer um divisor de tensão?

A fórmula é: R2Resultante = (R2 * RL) / (R2 + RL). Para cálculo da divisão de tensão, este será o valor do R2 e não somente o valor de R2 Informado. Potência dos resistores deve ser muito maior do que a dissipada. Se a potência calculada for de 3W por exemplo, deve-se utilizar um resistor de 8W ou mais.

Quando usar o divisor de corrente?

O divisor de corrente funciona bem quando você sabe o valor de resistência da sua carga. Como o LED é um diodo e o diodo não é bem descrito como uma resistência, não é algo muito trivial de ser feito.

Qual é a fórmula geral para divisor de tensão?

Divisor de Tensão Entre 2 Resistências

Esta tensão de saída, que é a tensão que cai através da resistência, R2, é calculada pela fórmula, VOUT= VIN (R2/(R1 + R1)).

Como calcular a resistência equivalente de uma associação mista?

Para calcular a resistência equivalente de uma associação mista de resistores, comece associando os resistores que você tem certeza de que estão em série ou em paralelo. No exemplo que acabamos de analisar, não poderíamos considerar R4 e R6 em série, uma vez que a corrente estabelecida neles não é a mesma.

Como descobrir valor de R1 e R2?

Podemos ver que os resistores R1 and R2 estã conectados em série. Logo, a resistência equivalente deles (vamos destacá-la usando Rs) é a seguinte: Rs = R1 + R2 = 100 Ω + 300 Ω = 400 Ω.

Como calcular a tensão de resistores em série?

Vamos usar um exemplo de circuito com três resistores em série: R1, R2 e R3. Esse circuito é alimentado por uma bateria de 12 volts.
...
Calcule a tensão de cada resistor.
  1. Tensão do R1 = V1 = (1,2 A)(2 Ω) = 2,4 volts.
  2. Tensão do R2 = V2 = (1,2 A)(3 Ω) = 3,6 volts.
  3. Tensão do R3 = V3 = (1,2 A)(5 Ω) = 6,0 volts.

Qual a fórmula da resistência elétrica?

Dessa maneira, os resistores ôhmicos ou lineares são aqueles que obedecem a primeira lei de ohm (R=U/I). A intensidade (i) da corrente elétrica é diretamente proporcional a sua diferença de potencial (ddp), chamada também de voltagem.

Como calcular o valor da resistência de um chuveiro?

Exemplo: para um resistor que está ligado em 220 V, com uma corrente de 11 A, a resistência elétrica será R = 220 / 11 = 20 Ω. O valor de resistência elétrica também pode ser facilmente obtido através de medição, utilizando-se um multímetro comum.

Como calcular o kilowatt hora?

Para calcular o consumo de um equipamento elétrico, verifique a potência W (Watts) do mesmo, multiplique esta potência pelo tempo estimado de funcionamento (Horas Por Dia) e divida por 1.000. Desta forma teremos o consumo em kWh do equipamento por dia.

O que é gerador em paralelo?

A associação de geradores é um processo que tem como objetivo alcançar uma potência maior do que o fornecimento de um único gerador. Esse processo feito de forma paralela significa conectar os polos dos geradores entre si, e no sistema, de modo que eles consigam dividir a potência necessária para chegar ao valor final.

Qual a diferença de um gerador em série e paralela?

Na associação em paralelo, a perda da energia dissipada na resistência dos geradores é menor (ao contrário da ligação em série). Cada gerador fornece uma corrente menor, o que eleva o rendimento da associação como um todo.

Artigo anterior
Como escrever um recurso contra indeferimento de isenção?
Artigo seguinte
Como se vestem as mulheres em Israel nos dias atuais?