Como calcular a quantidade de pontos de iluminação?

Perguntado por: Artur Sousa de Figueiredo  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (1 avaliações)

Para calcular a quantidade de ponto de luz em cada ambiente, multiplique por 16 as dimensões do cômodo. Por exemplo: um quarto de 3 metros de largura por 3,5 metros de comprimento terá 10,5 metros quadrados, que serão multiplicados por 16.

Como fazer um cálculo de iluminação?

Cálculo Luminotécnico ou Cálculo de iluminação | Fluxo Luminoso
  1. Φ = Fluxo Luminoso.
  2. S = Área do recinto (S = L x C)
  3. E = Iluminância em lux (Normas da ABNT)
  4. D = Fator de Depreciação (Teto, Parede e Piso)
  5. μ coeficiente de utilização (Normas técnicas)

Quantos plafon por m2?

Uma boa dica para encontrar o ponto preciso de iluminação necessária é multiplicar por 16 a quantidade de metros quadrados do ambiente (largura pelo comprimento).

Como calcular a área de iluminação natural de um ambiente?

Resumindo, calcular o valor de áreas de iluminação e ventilação não é tarefa difícil. Basta verificar no coeficiente qual é a fração da área que a legislação pede e dividir a área total do cômodo por esta fração. No caso de 1/8 basta dividir a área do cômodo por 8. No caso da ventilação basta dividir novamente por 2.

Quantas lâmpadas por metro quadrado?

Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas

Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.

Potência de iluminação por cômodo! Cálculo e luminotécnica!

23 questões relacionadas encontradas

Como dividir os circuitos de iluminação?

Os circuitos de iluminação e de pontos de tomada serão ligados na menor tensão (127 Volts), entre fase e neutro. E os circuitos independentes serão ligados na maior tensão (220 Volts), entre fase e fase, assim a corrente elétrica que passará por eles será menor.

Como distribuir pontos de luz na sala?

7 dicas de iluminação para a sala de estar e de TV
  1. Use LED. As novidades e atualizações tecnológicas são constantes no setor de luminotécnica. ...
  2. Prefira tons quentes. ...
  3. Invista em iluminação indireta. ...
  4. Dimerize. ...
  5. Crie um cantinho de leitura. ...
  6. Ilumine os nichos. ...
  7. Luz para as plantas.

Como distribuir pontos de luz no quarto?

Distribua estrategicamente as fontes de luz

Colocar uma única lâmpada no centro do cômodo, apesar de ser o que mais comumente acontece nas obras, não é a melhor forma de iluminar o quarto. Instale diferentes pontos de luz em todo o espaço — estrategicamente posicionados de acordo com a finalidade do local.

Como agrupar os circuitos?

Distribuir os circuitos

Seguindo as determinações da NBR 5410, os circuitos devem ser divididos em tantos quanto forem necessários, para a distribuição de iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso específico. Devem ser gerados circuitos independentes, destinados apenas à iluminação e às tomadas de uso geral.

Como dividir um circuito elétrico?

Como dividir a instalação
  1. A corrente de projeto do circuito comum não seja superior a 16A.
  2. Os pontos de iluminação não sejam alimentados por um só circuito comum em sua totalidade.
  3. Os pontos de tomadas não sejam alimentados por um só circuito comum em sua totalidade.

Quais os critérios básicos para divisão de circuitos?

Dessa forma, é importante dizer que a regra geral para a divisão de circuitos é sempre a separação das cargas de iluminação e tomadas, ficando a exceção com alguns casos na área residencial. E mesmo nessa área, a junção de iluminação e tomadas no mesmo circuito é opcional.

Como calcular a quantidade de lâmpadas luz para um ambiente?

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Como calcular iluminação metro quadrado?

A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.

Qual a NBR de iluminação?

A ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 é a Norma Regulamentadora Brasileira que trata da iluminação industrial e de ambientes de trabalho em geral. ... Para verificar se a iluminação do ambiente está adequada, é preciso conferir a norma e medir a iluminância a 0,75 metro do chão ou do posto de trabalho.

Qual o tempo de iluminação natural?

Se o Sol estivesse acima do horizonte 50% do tempo durante um ano padrão consistindo de 8.760 horas, a duração máxima aparente durante do dia seria de 4.380 horas para qualquer ponto da Terra. Entretanto, há efeitos físicos e astronômicos que mudam isso.

Como calcular ventilação natural?

Como calcular a área de ventilação necessária nos ambientes
  1. nos quartos, a área da janela deve ser superior à 1/6 da área do piso;
  2. nas salas, nos banheiros e na cozinha, a proporção pode ser menor, com valores mínimos de 1/8;
  3. se a janela der para paredes ou prédios, a proporção deverá ser maior;

Como se calcula a área?

A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.

Quanto equivale 15W LED?

Para termos ideia, uma lâmpada incandescente de 60W corresponde a uma fluorescente compacta de 15W, que por sua vez equivale a uma LED de 9W.

O que significa uma lâmpada de 100W?

O watt (W) se refere ao consumo de energia, ou seja, a potência da lâmpada. Embora essa medida seja comumente usada como parâmetro na escolha das lâmpadas, ela não diz respeito à emissão de luz. ... O lúmen (lm), por sua vez, é a medida do fluxo luminoso que nada mais é do que a quantidade de luz emitida pela lâmpada.

Qual lâmpada de LED é mais forte?

Ou seja, para saber qual lâmpada LED é a mais forte, basta saber quantos lúmens ela é capaz de render. Geralmente, as mais vendidas conseguem gerar 1.000 lm, mas esse número pode variar. LEDs especializadas para galpões ou grandes ambientes conseguem produzir até 1.500 lm.

Quantas tomadas para cada circuito?

deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.

Artigo anterior
Qual CFOP de pão?
Artigo seguinte
O que a Bncc fala sobre o meio ambiente?