Como calcular a potência mínima de iluminação?

Perguntado por: Francisco Gabriel Assunção Lima  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (70 avaliações)

Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.200 lúmens.

Qual a potência mínima de iluminação de acordo com a NBR 5410 para um cômodo com área de 25 m²?

Como o valor é inferior a 4 m², a potência mínima de 100 VA atende aos requisitos da NBR 5410.

Como definir potência de iluminação?

Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.

Como fazer um cálculo de iluminação?

Se a distância “d” entre a fonte de luz e o objeto a ser iluminado for no mínimo 5 vezes maior do que as dimensões físicas da fonte de luz, pode-se calcular a iluminância pelo método de iluminância pontual, aplicando-se a fórmula: Onde: I = Intensidade luminosa (cd) lançada verticalmente sobre o ponto considerado.

Como calcular watts para iluminação?

EXEMPLO:
  1. Em uma cozinha de 5m2 preciso de 300 lúmens por m2 (valor da tabela abaixo): 5x300=1500 lúmens.
  2. Veja na imagem acima que a lâmpada Bulbo LED 10W tem 80 lúmens por watt, ou seja: 80x10 = 800 lúmens.
  3. 1500/800 = 1,875 ~2 lâmpadas. Para iluminar esta cozinha você vai precisar de 2 lâmpadas Bulbo LED 10W. :-)

Potência de iluminação por cômodo! Cálculo e luminotécnica!

25 questões relacionadas encontradas

Quantos plafon por m2?

Uma boa dica para encontrar o ponto preciso de iluminação necessária é multiplicar por 16 a quantidade de metros quadrados do ambiente (largura pelo comprimento).

Como calcular iluminação e tomadas?

Confira abaixo como deve-se efetuar os cálculos:
  1. Locais com área ≤ 6m²: Ao menos 1 tomada;
  2. Locais com área > 6m²: 1 tomada a cada 5m ou fração do perímetro, com tomadas bem espaçadas e uniformemente de acordo com o projeto;

Como calcular a área de iluminação natural de um ambiente?

Resumindo, calcular o valor de áreas de iluminação e ventilação não é tarefa difícil. Basta verificar no coeficiente qual é a fração da área que a legislação pede e dividir a área total do cômodo por esta fração. No caso de 1/8 basta dividir a área do cômodo por 8. No caso da ventilação basta dividir novamente por 2.

Qual o fator de potência para iluminação?

A Agência Nacional de Energia Elétrica é a instituição brasileira que regula esse índice. Segundo ela, o fator de potência de um sistema deve ser igual ou superior a 0,92, ou seja, a perda de energia precisa ser igual ou inferior a 8%.

Como saber se a luz é forte?

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada

Para saber o nível de intensidade do fluxo luminoso de uma lâmpada, é preciso procurar em suas especificações quantos lúmens (lm) ela é capaz de reproduzir. Quanto maior for essa quantidade, maior será a quantidade de luz emitida.

O que define a potência de iluminação na previsão de carga?

Para a Iluminação a potência total está em VA (Volt Ampere) e deve-se multiplicar por um Fator de Potência Adotada e assim converter em W. Para os TUG´s também a potência total está em VA (Volt ampere) e deve-se ser multiplicado por um outro Fator de Potência Adotada.

Qual a potência mínima para iluminação em cada ambiente?

Existe uma iluminância mínima indicada para os ambientes mais utilizados da casa. Por exemplo: para uma sala de estar, a quantidade mínima de lux deve ser de 150 (geral) a 500 (local: leitura, escrita etc.); já na cozinha, essa variação vai de 150 (geral) a 300 (local: pia, mesa, fogão etc.).

O que estabelece a NBR 5410 quanto à iluminação de áreas externas?

Em um projeto, a NBR 5410, recomenda no dimensionamento de iluminação que cada dependência deve ter no mínimo um ponto de luz fixo no teto comandado por um interruptor de parede.

Qual a quantidade mínima de tomadas Tug's de acordo com a NBR 5410 em um compartimento de 5 00m² com perímetro de 10 00m destinado ao preparo de alimentação?

Seguindo a norma, devemos dividir a soma dos perímetros por 3,5, pois o ambiente está em contato frequente com água. Para a cozinha o mínimo de tomadas será 6.

Como calcular a quantidade de tomadas?

Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros. Já nas cozinhas, copas, lavanderias e áreas de serviço, são 3,5 metros para cada tomada. Nos banheiros, pelo menos um ponto de tomada com uma distância mínima de 60cm do limite do boxe.

Como calcular carga de tomadas?

Previsão de Cargas Tomadas
  1. Uma tomada para cada cômodo ou dependência de área igual ou inferior de 6m²;
  2. Uma tomada para cada 5m de perímetro de cômodos ou dependências de área superior de 6m², exceto em banheiros, onde apenas uma tomada na altura média perto da pia dever ser obrigatoriamente prevista;

Como calcular circuito de tomadas?

Para as tomadas de 100 Watts temos o seguinte cálculo: Corrente de projeto é igual a 100 Watts de potência DIVIDIDO por 1, pois o sistema informado é Fase e neutro, VEZES 127v que é a tensão de fase, VEZES 0,9 que é o fator de potência informado, VEZES 1 que é o rendimento informado.

Quantos lumens por metro quadrado?

A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.

Qual a quantidade ideal de watts iluminar quarto?

Neste caso, um quarto com 4 metros de largura e 4 metros de comprimento, necessitaria de 51,2 watts para ter uma luminosidade adequada.

Como calcular o tamanho do plafon?

Fica muito esquisito um plafon pequeno “perdido” no meio de um teto enorme. Plafon muito pequeno em relação à área do teto. Se a sua sala mede 3m x 4m = 12m2 / 3 = 4 x 10 = 40 cm, sua luminária deverá medir 40 cm.

Como se calcula El plafon?

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Qual tamanho de plafon usar?

Para avaliar o tamanho do plafon de embutir você precisa considerar a metragem do cômodo onde ele será instalado. Sendo assim, para ajudar no cálculo procure assumir que o plafons de embutir, por exemplo, tenha uma proporção de um centímetro para cada metro quadrado do ambientes escolhido.

Quantos watts tem um LED de 5mm?

Hoje em dia, temos LEDs que atingem a marca de 120 lumens de fluxo luminoso, e com potência de 1,0 – 3,0 e 5,0 watts, disponíveis em várias cores, responsáveis pelo aumento considerável na substituição de alguns tipos de lâmpadas em várias aplicações de iluminação.

Artigo anterior
Quem são as partes no processo administrativo?
Artigo seguinte
Como posso usar glicerina?