Como calcular a multa do artigo 467?

Perguntado por: Catarina Marques Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (32 avaliações)

Multa sobre Multa? "
Quando existe a condenação em Sentença para o pagamento da Multa do Art. 467 da CLT o cálculo deve ser feito considerando como base de cálculo as verbas rescisórias incontroversas como aviso prévio, 13 salário proporcional, férias proporcionais e saldo de salário.

Como calcular se a multa do 467 e 477?

Como calcular a multa do art. 477
  1. Descubra o valor que está depositado na conta do colaborador, vinculada ao fundo de garantia;
  2. Multiplique o valor vinculado por 40, ou seja: 40 x valor depositado; ...
  3. Divida o resultado encontrado na operação anterior por 100, ou seja: valor encontrado / 100.

Quando incide a multa do 467 da CLT?

A multa do art. 467 da CLT incide sobre todas as verbas que deveriam ter sido pagas na resilição contratual, inclusive os salários inadimplidos e a multa de 40% sobre o FGTS (de natureza rescisória).

O que é a multa do artigo 467?

Conforme artigo 467 da CLT, “em caso de rescisão de contrato de trabalho, havendo controvérsia sobre o montante das verbas rescisórias, o empregador é obrigado a pagar ao trabalhador, à data do comparecimento à Justiça do Trabalho, a parte incontroversa dessas verbas, sob pena de pagá-las acrescidas de cinquenta por ...

Quais verbas integram a multa do artigo 467 da CLT?

Multa sobre Multa? "

467 da CLT o cálculo deve ser feito considerando como base de cálculo as verbas rescisórias incontroversas como aviso prévio, 13 salário proporcional, férias proporcionais e saldo de salário.

[Dica Prática] Como liquidar o art. 467 da CLT

28 questões relacionadas encontradas

O que é a multa do artigo 477?

10): [Art. 477 - É assegurado a todo empregado, não existindo prazo estipulado para a terminação do respectivo contrato, e quando não haja ele dado motivo para cessação das relações de trabalho, o direito de haver do empregador uma indenização, paga na base da maior remuneração que tenha percebido na mesma empresa.]

Quais são as verbas incontroversas na Justiça do Trabalho?

Verbas incontroversas

Quando há essa diferença, então, a controvérsia será resolvida pela Justiça do Trabalho. Verbas incontroversas são aquelas comuns aos dois cálculos, que são pagas pelo empregador sem discussão, sem contestação.

Quais são as verbas rescisórias artigo CLT?

Dentre os valores que o trabalhador deve receber, em caso de desligamento sem justa causa, podemos citar o saldo de salário, férias vencidas e proporcionais, décimo terceiro proporcional e multa de 40% sobre o FGTS. Se o empregador não pagar esses direitos, ele pode receber uma multa por esse atraso.

Quais são as verbas rescisórias?

As verbas rescisórias no pedido de demissão do empregado

saldo de salário; férias proporcionais acrescidas de ⅓; férias vencidas acrescidas de ⅓ (se houver); 13º salário.

Qual o valor da multa do artigo 477?

Quando a empresa não paga a verba rescisória no prazo de 10 dias estipulado no artigo 477 da CLT, então ela é penalizada e passa a dever para o funcionário uma multa no valor de um salário.

Qual o valor da multa do art 477 CLT?

Geralmente, o funcionário recebe multa no valor de seu salário. Dentre os valores que o trabalhador deve receber, em caso de desligamento sem justa causa, podemos citar o saldo de salário, férias vencidas e proporcionais, décimo terceiro proporcional e multa de 40% sobre o FGTS.

Como fazer o cálculo da multa rescisória?

Como fazer o cálculo? Para ter como calcular a multa do FGTS, a empresa deve ter o saldo da conta do FGTS em mãos, relacionado à conta vigente neste contrato, e se aplica os 40% sobre o valor. Ou seja, multiplica o saldo da conta do FGTS por 0,4. Chegando assim, ao valor final da multa.

O que é multa convencional?

"A multa convencional prevista em CCT tem natureza jurídica não salarial e se equipara à cláusula penal, pois consubstancia verdadeiramente uma prefixação de perdas e danos, ou seja, de indenização para o caso de descumprimento, parcial ou integral, da obrigação trabalhista principal, conforme inteligência do art.

Como calcular o valor do dano material?

Portanto, lembre-se: danos materiais = dano emergente + lucros cessantes. Vale ressaltar que durante a ação de indenização por danos materiais, cabe à vítima comprovar os prejuízos sofridos.

O que é multa rescisória trabalhista?

Na demissão sem justa causa, o trabalhador também tem acesso ao FGTS. Além disso, a empresa é obrigada a pagar o equivalente a 40% de seu saldo no FGTS, a título de multa rescisória. No caso do seguro-desemprego, o trabalhador recebe do governo até cinco parcelas mensais de até R$ 1.912.

É obrigatório pagar a multa rescisória?

A empresa deve pagar a multa do FGTS na demissão sem justa causa, 40%, e por acordo, 20%, e segundo o artigo 477 da CLT, o prazo é de 10 dias após o fim do contrato.

Como calcular a multa do art 477 da CLT?

Como calcular uma multa do art. 477
  1. Descubra o valor que está depositado na conta do colaborador, vinculada ao fundo de garantia;
  2. Multiplique o valor vinculado por 40, ou seja: 40 x valor depositado;
  3. Divida o resultado encontrado na operação anterior por 100, ou seja: valor encontrado / 100.

Como é feito o cálculo do aviso prévio indenizado?

Esse cálculo varia de acordo com a modalidade de aplicação do aviso. O valor da remuneração será igual a: salário do colaborador no último mês antes do aviso prévio / número de dias do mês no qual o aviso prévio acontecer x número de dias ao qual o colaborador faz jus.

Artigo anterior
Qual o melhor país para estudar Direito?
Artigo seguinte
O que é um perfil facilitador?