Como calcular a massa específica seca?

Perguntado por: Daniel Araújo de Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (69 avaliações)

É calculada através da seguinte fórmula: μ = m/v. Onde, μ: massa específica m: massa v: volume.

Como calcular a massa específica?

Massa específica (μ) é uma propriedade física que resulta da divisão da massa compacta de uma substância pelo volume que ela ocupa. Trata-se da mesma fórmula usada para calcular a densidade.

Como calcular massa específica e peso específico?

O peso específico é definido como o peso por unidade de volume. No SI a unidade é: N/m3. É calculado multiplicando-se a massa específica do material kg/m3 pela aceleração percentual da gravidade m/s².

Como calcular a densidade seca do solo?

Por exemplo, se a massa do solo seco é 1191 g e o volume da garrafa é 1000 cm3, então a densidade do solo será 1191 / 1000 = 1,191 g/cm3.

Qual é o peso específico seco da areia?

varia de 24 a 30 kN/m³.

Mecânica dos Fluidos: massa específica, densidade e peso específico (08)

33 questões relacionadas encontradas

Como calcular o peso específico da areia?

Como calcular o Peso Específico

O peso é calculado multiplicando a massa pela aceleração da gravidade (g). O volume depende da geometria. Com os dados basta dividir o peso pelo volume e você terá o resultado.

Qual o peso específico aparente seco?

Quando o solo se encontra na condição seca (ou seja, o grau de saturação é de 0%), seu peso específico é definido como o peso específico aparente seco. Basicamente, este índice é a razão entre o peso de sólidos e o volume total da amostra de solo.

O que é densidade seca?

É a relação entre a massa de uma amostra de solo e o volume ocupado pelas suas partículas sólidas. Refere-se ao volume de sólidos de uma amostra de terra, sem considerar a porosidade.

Como calcular a densidade do solo?

Dentre os métodos de determinação da densidade do solo, o de maior utilização e considerado padrão, é o do anel volumétrico (MAV), o qual consiste na amostragem de solo com estrutura indeformada num anel (cilindro metálico) de volume conhecido. Um aspecto importante refere- se à amostragem.

Como calcular o peso do solo seco?

Peso específico do solo seco: corresponde a um caso particular do peso específico do solo, obtido para Sr = 0. pela água. É numericamente dado pelo peso das partículas sólidas dividido pelo volume total do solo.

O que é a massa específica?

A massa específica de uma substância é a razão entre a massa e o volume da substância. A unidade de massa específica, no sistema internacional de unidades, é kg/m$$$^3^3$$$. De um modo geral, o conceito de massa específica é empregado quando temos corpos homogêneos.

Como calcular a massa a partir do peso?

A relação entre massa e peso é uma variante da segunda lei de Newton (Fr = m . a). Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.

O que é o peso específico?

O peso específico (respresentado pela letra grega γ) de uma substância, que constitui um corpo homogêneo, é definido como a razão entre o peso P e o volume V do corpo constituido da substância analisada.

Como calcular a massa específica do óleo?

A medição da densidade do óleo de cozinha (ou qualquer outro tipo de óleo) pode ser realizada via sua definição padrão, ou seja, a medida de sua massa dividida pelo seu volume. Esta é uma prática comum em nosso laboratório didático de física.

Qual a unidade de massa específica?

No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de massa específica ou densidade é o kg/m3, mas frequentemente são usadas as unidades g/cm3 e kg/L.

Qual a densidade de solo?

Nos solos, seus valores variam, em média, entre os limites de 2,3 e 2,9 g. cm-3. Como valor médio, para efeito de cálculos pode-se considerar a densidade de partículas como sendo de 2,65 g. cm-3.

O que é densidade máxima do solo?

A densidade referência ou densidade máxima do solo é o estado mais adensado resultante de uma pressão estática de 200 kPa, obtida no teste de compressão uniaxial, utilizando amostras com estrutura não preservada (Hakansson [6]) ou a densidade máxima obtida no teste de Proctor normal (Carter [7]).

O que é a densidade de um material?

A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V) em uma dada temperatura e pressão. Para líquidos e sólidos, a unidade mais usada para densidade é g/cm3 (ou g/mL), lembrando que 1 cm3 = 1 mL.

O que é a densidade aparente?

A densidade aparente de uma substância é aquela determinada no ar, sem referenciar as flutuações do mesmo. Já a densidade real de uma substância é medida no vácuo. A densidade aparente da água a 20oC é 0,99715 g/cm3 e a densidade real na mesma temperatura é 0,99823 g/cm3 (Salvagnini, 2006).

O que é a densidade da madeira?

A densidade básica da madeira é uma característica universal para comparação de madeiras, visto que é uma propriedade de fácil determinação e alta correlação com a resistência mecânica da madeira. A metodologia para obtenção da densidade básica possivelmente pode influenciar nos resultados obtidos.

Como calcular o índice de vazio?

O volume dos sólidos (Vs) é obtido através do ensaio de Massa Específica Real dos Grãos, o volume total da amostra (V) é calculado, por exemplo, pelo Método da Balança Hidrostática e por consequência, o volume de vazio (Vv) é a diferença entre os dois.

O que é peso específico saturado?

É o peso específico de um solo que encontra-se submerso, ou seja, abaixo do nível de água.

Qual o peso da areia?

A densidade da areia de praia é aproximadamente 1500kg por metro cúbico. Como estamos interessados em calcular o peso de 1 metro cúbico de areia, podemos utilizar diretamente a sua densidade. Portanto, 1 metro cúbico de areia pesa 1500kg.

Artigo anterior
Em qual das vias apresentadas o efeito de primeira passagem pode ser significativo é reduzir a biodisponibilidade dos fármacos?
Artigo seguinte
Para que serve o ensaio de Proctor normal?