Como calcular a dimensão máxima característica de um agregado?

Perguntado por: Lara Margarida Abreu Pereira Abreu  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (2 avaliações)

Como calcular DMC e MF? * Módulo de Finura: Soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras da série normal, dividida por 100. (ABNT, 2003) Os valores encontrados foram: DMC = 19 mm, MF = 5,50 mm.

Qual a dimensão máxima do agregado miúdo?

Miúdo: dimensão máxima característica igual ou inferior a 4,8 mm (NBR 7211). Graúdo: dimensão máxima característica superior a 4,8 mm (NBR 7211).

O que é dimensão máxima característica DMC do agregado para que é importante a sua determinação?

O que é dimensão máxima característica do agregado? Para que é importante a sua determinação? É a porcentagem de grãos retidos acumulado igual ou inferior a 5%, retidos na peneira normal ou intermediaria. Essa determinação se dá no ensaio laboratorial de peneiras.

Como se determina a composição granulométrica de um agregado?

Para cada uma das amostras, calcular a porcentagem retida em cada peneira, com aproximação de 0,1%. m. As duas amostras devem apresentar a mesma dimensão máxima característica e as porcentagens retidas na mesma peneira não devem diferir em mais de 4%. Caso isto ocorra, repetir o peneiramento para outras amostras.

Como calcular o módulo de finura de um agregado?

Módulo de finura: soma das percentagens retidas acumuladas em massa de agregado, em todas as peneiras da série normal, dividida por 100.

Agregados para concreto: Aula 2/2 - Granulometria da areia.

39 questões relacionadas encontradas

Como calcular DMC do agregado?

Soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras série normal, dividida por 100.

Quanto maior o módulo de finura?

O módulo de finura quantifica se o agregado é mais grosso ou mais fino, sendo que quanto maior o módulo de finura mais grosso é o agregado.

Como se faz o ensaio de granulometria de agregados?

A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário. Proceder a realização do ensaio de granulometria através do peneiramento e sedimentação com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo.

O que significa a granulometria de agregados?

-A granulometria do agregado, representada pela curva de distribuição granulométrica, é uma das características que asseguram estabilidade* aos pavimentos, em consequência do maior atrito interno obtido por entrosamento das partículas, desde a mais graúda à partícula mais fina.

Como fazer o cálculo de granulometria?

Para os materiais granulares ou fração grossa do solo, o diâmetro equivalente será igual ao diâmetro da menor esfera que circunscreve a partícula, enquanto que para a fração fina este diâmetro é o calculado através da lei de Stokes.

O que é DMC do agregado?

A dimensão máxima caraterística (DMC) de um agregado, corresponde à abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária, na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa ou outro valor a que se venha adotar.

O que é um material Pulverulento?

Segundo a NBR 7219, material pulverulento são partículas com dimensão inferior a 0,075mm, inclusive os materiais solúveis em água, presentes nos agregados. Observa-se que as porcentagens de material pulverulento das areias artificiais ficaram acima de 5% da massa total, como valor limite especificado na norma.

Por que a dimensão máxima característica do agregado deve ser levada em conta na dosagem de um concreto?

Uma alteração na dimensão máxima característica do agregado graúdo pode reduzir a quantidade de água e produzir uma zona de transição mais suscetível a fissuras.

O que é um agregado miúdo?

Define-se agregado miúdo como areia de origem natural ou resultante de britagem de rochas estáveis – ou a misturas de ambas –, com grãos que passam pela peneira ABNT 4,8mm e ficam retidos na peneira ABNT 0,075mm.

Qual a diferença entre agregado miúdo e graúdo?

“Os agregados miúdos (areias) são utilizados para a fabricação de argamassas para reboco, contrapiso, na fabricação de argamassas colantes e também nos concretos. Já os agregados graúdos, brita 0 e brita 1 são utilizados para a fabricação dos concretos”.

Quanto maior o módulo de finura mais fino o agregado?

O módulo de finura de um agregado é maior quanto maior forem as partículas deste. O módulo de finura pode ser utilizado para se obter controles de uma mesma procedência, ou seja, separar os agregados em lotes com o mesmo módulo de finura, este é o caso nas fábricas de pré-fabricados.

O que se entende por granulometria?

A Granulometria do Solo é a distribuição de suas partículas constituintes, de natureza inorgânica ou mineral, em classes de tamanho. As classes de tamanho das partículas inorgânicas são também chamadas de frações granulométricas.

Como classificamos os agregados conforme a sua granulometria?

Na classificação quanto às dimensões os agregados são chamados de miúdo, como as areias, e graúdo, como as pedras ou britas. O agregado miúdo tem diâmetro máximo igual ou inferior a 4,8 mm, e o agregado graúdo tem diâmetro máximo superior a 4,8 mm.

Qual a importância do estudo da granulometria dos agregados?

A análise granulométrica é uma importante etapa do beneficiamento de minérios. É com ela que somos capazes de entender o material com o qual estamos trabalhando e o que podemos fazer com ele.

Quais as peneiras utilizadas no ensaio de granulometria dos agregados miúdos?

3.1 agregado miúdo: Agregado cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 4,75 mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 150 μm, em ensaio realizado de acordo com a ABNT NBR NM 248, com peneiras definidas pela ABNT NBR NM ISO 3310-1.

Quanto a granulometria os agregados que ficam retidos na peneira de abertura 4 8 mm são?

Com relação ao tamanho dos grãos, os agregados podem ser divididos em graúdos e miúdos, sendo considerado graúdo, todo o agregado que fica retido na peneira de número 4 (malha quadrada com 4,8 mm de lado) e miúdo o que consegue passar por esta peneira.

Quais os tipos de ensaios normalizados que visam determinar a distribuição granulométrica dos solos?

Há dois processos distintos para obtenção da distribuição granulométrica dos solos:
  • Análise Granulométrica por Peneiramento;
  • Análise Granulométrica por Sedimentação.

O que é módulo de finura para que serve a sua determinação?

O modulo de finura, é o quanto o agregado é fino, ou seja, utilizamos o modo de finura para delimitarmos se aquele agregado é um agregado fino (a exemplo a areia) ou ainda se é um agregado graúdo ( a exemplo a brita). Para isso é feito a analise granulométrica a partir dos ensaios das peneira.

Qual a principal característica entre o agregado graúdo e miúdo?

O agregado miúdo é o segundo material mais utilizado na confecção dos concretos, ficando atrás apenas dos agregados graúdos, e de importante contribuição para as características do concreto como: resistência à compressão, durabilidade, trabalhabilidade, retração entre outras.

O que vem a ser granulometria ótima?

A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Ou seja, é a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas porcentagens de ocorrência.

Artigo anterior
O que não pode fazer depois do bronzeamento artificial?
Artigo seguinte
Quais são as cores frias?