Como calcular a Cinetica química?

Perguntado por: José Freitas Pinho  |  Última atualização: 25. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (13 avaliações)

a rapidez de uma transformação química, em uma determinada temperatura, é diretamente proporcional ao produto das concentrações dos reagentes, elevadas aos seus expoentes, por uma constante. A equação matemática que representa a Lei da Cinética Química para a seguinte reação hipotética: aA + bB → cC + dD, é: v = k.α.

Como funciona a cinética química?

Cinética química é o ramo da química que estuda a rapidez das reações químicas, bem como os fatores que a influenciam. A rapidez, ou velocidade, de uma reação química indica a variação da quantidade de reagentes e produtos com o passar do tempo.

Como é calculada a velocidade da reação?

A velocidade das reações químicas é calculada relacionando-se a variação da concentração com o intervalo de tempo. Ouça o texto abaixo! A Cinética Química é um campo que estuda os fatores que influenciam a taxa de desenvolvimento das reações químicas, isto é, a velocidade com que se processam.

Como calcular a taxa de reação?

A taxa é medida experimentalmente, pela concentração de produto formado dividido pelo intervalo de tempo de consumo dos reagentes nesse intervalo até um desses reagentes venha a ser o limitante da reação.

Como calcular o valor da velocidade?

v = Δs/Δt, onde Δs é o deslocamento e Δt é o intervalo de tempo.

Introducción CINÉTICA QUÍMICA (Velocidad de las reacciones)

26 questões relacionadas encontradas

Qual a fórmula para calcular a aceleração?

A aceleração (a) é a alteração na velocidade vetorial (Δv) sobre a alteração no tempo (Δt) representada pela equação a = Δv/Δt.

Como calcular a velocidade da energia cinética?

Bem, a fórmula para a energia cinética é a seguinte: Energia cinética (EC) é igual a 1/2 vezes a massa do objeto (m), vezes o módulo da velocidade ao quadrado, que podemos pensar aqui apenas como a velocidade ao quadrado (v²).

O que diz a lei da Cinética Química?

A velocidade de uma reação química é diretamente proporcional ao produto das concentrações dos reagentes, sendo estas concentrações elevada a ordem da reação em relação à cada um dos reagentes.

Qual o valor da constante de velocidade?

As unidades da constante de velocidade, k, dependem da ordem geral da reação. As unidades de k para uma reação de ordem zero são M/s, as unidades de k para uma reação de primeira ordem são 1/s, e as unidades de k para uma reação de segunda ordem são 1/(M·s).

O que diz a lei de Chatelier?

Princípio de Le Chatelier: quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar no sentido de diminuir os efeitos dessa força. Alterações da acidez e basicidade agem como forças externas em equilíbrios químicos. O sistema precisa então se deslocar para amenizar os efeitos dessa força.

Como calcular a lei da velocidade de uma reação?

v = k.[reagente 1]a.[reagente 2]b

Para construir a expressão referente à lei da velocidade, é fundamental que saibamos se a reação é elementar (processada em uma etapa) ou não elementar (que é processada em várias etapas).

Como calcular a concentração de um reagente?

Porcentagem
  1. % em massa = (massa do soluto / massa da solução) x 100%
  2. % em volume = (volume do soluto / volume da solução) x 100%
  3. % em massa/volume = (massa do soluto/ volume da solução) x 100%

Como calcular o valor da energia de ativação?

Para determinar o valor da energia de ativação, então, basta subtrair da energia do complexo ativado a energia dos reagentes, como na expressão matemática abaixo: Não pare agora...

Onde a cinética química atua?

A Cinética Química estuda a velocidade das reações, bem como os fatores que influenciam essa velocidade, além de buscar formas de realizar o controle da velocidade de uma reação.

São exemplos de reações rápidas?

As oxidações que ocorrem em muitos frutos quando descascados e expostos ao ar demoram alguns minutos ou horas – são reações rápidas. As reações que ocorrem quando o ácido cai sobre o cálcario e durante os fogos de artifícios… dão-se logo que os reagentes contactam – são reações extremamente rápidas.

Quanto maior a pressão maior a velocidade da reação?

Assim, quando aumentamos a pressão sobre o sistema, o volume diminui e as moléculas ou partículas dos reagentes ficam mais próximas umas das outras, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de colisões entre essas partículas e, consequentemente, a velocidade da reação aumenta.

Como escrever a velocidade?

Com base na divisão do espaço percorrido pelo tempo que demorou para percorrer, é possível encontrar a velocidade do corpo: Vm = ΔS/Δt. A unidade de medida mais usual é a km/h, porém, no Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de velocidade é dada por m/s.

Como calcular o tempo em velocidade constante?

Para encontrar o tempo, divide-se a distância percorrida pela taxa. Por exemplo, se o Carlos está a andar de carro a 45 km/h e percorre um total de 225 km, então ele este a conduzir durante 225/45 = 5 horas.

Como calcular a constante de velocidade de uma reação de primeira ordem?

A lei da velocidade integrada para uma reação de primeira ordem A → produtos é ln[A]_t = -kt + ln[A]_0. Como essa equação tem a forma y = mx + b, um gráfico do log natural de [A] como uma função do tempo resulta em uma linha reta.

O que é cinética química exemplos?

A cinética química é uma subárea da Química que estuda a velocidade das reações químicas, bem como mecanismos para seu controle. É por meio do estudo da cinética que se desenvolvem modelos matemáticos para entender a velocidade de consumo de um reagente ou de geração de um produto em uma reação química.

Como se dá a teoria cinética?

A teoria cinética dos gases se baseia em quatro postulados: 1 – o gás é formado por moléculas que se encontram em movimento desordenado e permanente. Cada molécula pode ter velocidade diferente das demais. 2 – cada molécula do gás interage com as outras somente por meio de colisões (forças normais de contato).

Como calcular força cinética?

Energia cinética: fórmula

Para calcular a energia cinética de um objeto com massa “m” e velocidade “v” devemos aplicar a fórmula Ec = mv²/2, onde: Ec – energia cinética em joules; m – massa em kg; v – velocidade em m/s.

Qual é o valor da energia cinética em cada velocidade?

A energia cinética é proporcional ao quadrado da velocidade do corpo. Desse modo, caso a velocidade de um corpo dobre, sua energia cinética aumentará quatro vezes, caso a velocidade de um corpo triplique, então esse aumento será de nove vezes.

Como calcular o valor da força?

A segunda lei de Newton afirma que F = ma, ou seja, que a força resultante é igual à massa vezes a aceleração.

Artigo anterior
Porque o organismo rejeita os pontos internos?
Artigo seguinte
Como eu posso me definir?