Como bloquear conta salário?

Perguntado por: Rafaela Bruna Pinheiro  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (38 avaliações)

Conclusão: As contas bancárias com fim de guardar verbas salariais não podem ser bloqueadas ou penhoradas pela Justiça e tampouco pelo próprio banco. Quando há bloqueio por ordem judicial é necessário contratar um advogado, pois significa que há um processo em andamento.

É permitido bloquear conta salário?

Em regra, o Código de Processo Civil veda expressamente a penhora ou bloqueio do salário. Isso acontece porque o salário e a aposentadoria são verbas alimentares, ou seja, necessárias à sobrevivência do indivíduo. Desta forma, as verbas alimentares são protegidas pelo nosso ordenamento jurídico.

Pode bloquear parte do salário por dívida?

É possível penhora de parte do salário se a subsistência do devedor não for afetada. Só se revela necessária, adequada, proporcional e justificada a impenhorabilidade da parte do salário do devedor que seja efetivamente necessária à manutenção de sua dignidade e de seus dependentes.

Que tipo de conta não pode ser bloqueada?

Contas com valores de pensão; Conta poupança com até 40 salários mínimos; Subsídios e auxílios do governo; No caso de empresas, o valor necessário para a sua manutenção e pagamento de salários também não pode ser bloqueado.

Como impedir que banco desconta valor conta salário?

O banco NÃO pode debitar dívidas de uma conta salário sem a autorização do cliente. Caso o banco desconte o valor do débito sem autorização do cliente, ele pode ter até que pagar indenização caso o cliente entre na justiça. O salário é impenhorável, não podendo ser descontado pelo banco sem autorização do cliente.

Salário pode ser bloqueado ou penhorado? Há diferenças entre bloqueio e penhora?

32 questões relacionadas encontradas

O que fazer quando o banco descontar mais de 30 do salário?

Erroneamente, tem pessoas que vão à justiça pedir a revisão do contrato ou que parem de descontar acima de 30% por cento. O pedido deve ser específico, limitando a questão de fundo, ao fato ilícito e não pedido diverso, sob pena de ver o processo extinto.

Quando o banco pode reter meu salário?

É vedado ao banco mutuante reter, em qualquer extensão, os salários, vencimentos e/ou proventos de correntistas para adimplir o mútuo (comum) contraído, ainda que haja cláusula contratual autorizativa, excluído o empréstimo garantido por margem salarial consignável, com desconto em folha de pagamento que possui ...

Quais contas podem ser bloqueadas?

Além dos investimentos financeiros (exceto a poupança), também podem ser bloqueadas outras rendas e saldos do devedor que não tenham ligação direta com o trabalho.

Quando um banco pode bloquear a conta do cliente?

O pedido de bloqueio pode vir da justiça, Receita Federal ou Banco Central do Brasil. Suspeita de lavagem de dinheiro – Infelizmente muitas contas acabam sendo utilizadas para lavar dinheiro, ou seja, transformar um dinheiro ilícito e que, muitas vezes, é fruto de um crime em dinheiro “legalizado”.

Quais contas podem sofrer bloqueio judicial?

Bloqueio judicial: quais contas podem sofrer o bloqueio?
  • Conta salário.
  • Conta poupança com saldo inferior a 40 salários mínimos.
  • Conta exclusiva por resguardar todo o patrimônio financeiro de uma empresa.
  • Conta social para recebimento do auxílio emergencial.

Em quais casos o salário pode ser penhorado?

De antemão podemos dizer que o salário não pode ser penhorado, conforme artigo 833 do Código de Processo Civil. No entanto, a Justiça tem dado uma interpretação nova a está lei, e em alguns casos determina a penhora de parte do salário para o pagamento dos credores.

Quanto do salário pode ser penhorado?

O artigo 833, inciso IV, e parágrafo 2º, do Código de Processo Civil, dispõe sobre a impenhorabilidade do salário, somente reputando válida a penhora quando as quantias excederem a 50 (cinquenta) salários-mínimos mensais e para satisfazer débito referente à prestação alimentícia.

Quais os bens podem ser penhorados para pagar dívidas?

Quais bens materiais podem ser penhorados para pagar dívidas?
  • Dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
  • Títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
  • Títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;
  • Veículos de via terrestre;

Como comprovar que se trata de conta salário?

2 respostas. Prezado, um contracheque onde apareça a conta de depósito, ou mesmo o próprio extrato, podem comprovar que a conta possui natureza salarial. Você precisará de advogado para peticionar o desbloqueio e pedir a devolução dos valores.

Como saber se o juiz bloqueou minha conta?

Para você saber de onde veio o bloqueio judicial o ideal é entrar em contato com a instituição responsável pelo seu bem. Se for dinheiro em conta, por exemplo, você deve falar com seu banco. Caso seja veículo, você deve acessar o sistema do Detran do seu estado.

O que o banco não pode penhorar?

Bens que não podem ser penhorados

São chamados de bens impenhoráveis, no caso das dívidas no cartão de crédito e no cheque especial, o único imóvel, ou seja, a casa onde a família reside, não tendo outros imóveis em nome dos mesmos, móveis e objetos de utilidade doméstica, assim como roupas e pertences de uso pessoal.

Quais os motivos para bloqueio de conta corrente?

Isso porque se consta um bloqueio de numerários em sua conta, certamente existe um processo judicial. Diante disso, o funcionário do banco lhe passará o número do processo e a vara que determinou o bloqueio. Aqui no escritório, muitas vezes os clientes nos procuram sem antes ter feito esse contato prévio com o banco.

Quanto tempo dura um bloqueio judicial na conta bancária?

Então o sistema permite que as ordens de bloqueio de ativos financeiros sejam repetidas automaticamente durante o período de até 30 dias. A questão é que essa ordem pode ser renovada e o credor pode solicitar outras vezes o pedido de bloqueio e o juiz novamente determinar o bloqueio.

Quando a poupança pode ser penhorada?

até o limite de 40 (quarenta) salários-mínimos

Ou seja, se na poupança do devedor constar um valor acima de R$ 41.800,00 (quarenta e um mil e oitocentos reais), este valor depositado em poupança poderá ser penhorado. Lembrando que o valor acima citado é correspondente ao salário mínimo de 2020.

O que fazer quando o banco pega todo seu salário?

Se o Banco esta retendo o seu salário para o pagamento de dívidas você deve reunir os documentos que provam esta atitude (extratos bancários onde apareça o depósito do salário e a apropriação do dinheiro por parte do banco para o pagamento desta dívida atrasada, e com eles em mãos buscar um advogado de sua confiança ...

O que fazer quando o banco descontar dívida da conta corrente?

E, mesmo assim, se o for descontado do rendimento do devedor, ele pode solicitar a limitação ou o cancelamento. Se não houver autorização, o cliente que sofreu a violação pode pedir a devolução, inclusive em dobro, segundo o art. 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor.

É possível fazer portabilidade de banco se você estiver devendo?

Sendo assim, o banco não pode se recusar a fazer a portabilidade em caso de dívidas com a instituição.

Quais bens são impenhoráveis lei 8009 90 e 649 CPC?

A lei 8009 /90, que disciplina a impenhorabilidade do bem de família, dispõe que são impenhoráveis, os móveis que guarnecem a casa, as benfeitorias, equipamentos, construções e plantações, desde que quitados. Ressalva, porém, os adornos suntuosos, as obras de arte e os veículos.

Qual o valor mínimo para penhora?

Valor inferior a 40 salários mínimos em conta corrente é impenhorável, diz TJ-SP. São impenhoráveis os valores até o limite de 40 salários mínimos depositados em conta corrente.

É possível penhorar o salário parcialmente?

Logo, é possível uma penhora parcial sobre o salário recebido pelo devedor, desde que, à luz do caso concreto, não lese o seu padrão de vida digno e o de seus dependentes.

Artigo anterior
Quanto custa fluidoterapia?
Artigo seguinte
O que é Varilux Liberty?