Como averbar tempo de serviço público?

Perguntado por: Mariana Melo Silva  |  Última atualização: 11. Februar 2025
Pontuação: 4.3/5 (36 avaliações)

O tempo de serviço laborado no serviço público federal, estadual e municipal sob o regime estatutário, será averbado mediante apresentação da via original de CTC expedida pelo respectivo órgão onde se deu o trabalho.

Como averbar Tempo de Serviço servidor público?

Como funciona o procedimento de Averbação de Tempo de Serviço? Para iniciar a averbação, o servidor deverá enviar requerimento ao órgão público no qual trabalhou, detalhando no requerimento o período que deseja desaverbar e especificar o órgão e regime para onde deseja averbar esse período.

Como averbar tempo de serviço público no meu INSS?

Para averbação de tempo de serviço prestado à empresas privadas (Regime Geral), o servidor precisará da Certidão de Tempo de Contribuição emitida pelo INSS. Para solicitá-la é necessário entrar em contato nos canais de atendimento do INSS, telefone 135 ou Meu INSS.

É vantagem averbar tempo de serviço?

Fazendo essa averbação, todo o tempo que aquela pessoa contribuiu para o INSS será revertido para o regime próprio. A grande vantagem é que na hora de pedir a aposentadoria já estará somado o período de contribuição para o INSS e para o regime próprio.

O que conta como tempo de serviço público?

É o tempo de vinculação do servidor ao cargo público, para fins de percepção de remuneração e outros direitos. A contagem inicia a partir da investidura no cargo, é suspensa nos períodos em que não há prestação de serviço, e se encerra com a exoneração, aposentadoria, demissão ou falecimento.

Como contar o tempo do SERVIÇO PÚBLICO na APOSENTADORIA do INSS - Servidor Público #serviçopublico

32 questões relacionadas encontradas

Como averbar tempo de serviço sem registro no INSS?

Você pode ingressar com uma ação na Justiça do Trabalho para pedir o reconhecimento da relação de emprego e também no INSS para pedir a averbação de tempo de contribuição em relação à mesma atividade sem registro na carteira. Portanto, você pode ter os dois pedidos de forma simultânea.

Como juntar tempo de serviço para aposentadoria?

Para requerer a contagem recíproca, o servidor público deve solicitar junto ao INSS a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), um documento que comprova todo o período trabalhado na iniciativa privada. Depois, é só averbar esse tempo no setor de Recursos Humanos do órgão público onde trabalha.

Qual a idade mínima para se aposentar no serviço público?

Caso prefiram se aposentar antes dos 65 ou 62 anos de idade, o cálculo vai partir da média dos salários de contribuição do servidor. E o valor da aposentadoria será equivalente a 60% dessa média com acréscimo de 2% para cada ano que exceder 20 anos de tempo contribuição.

Quem pode averbar tempo de serviço?

De acordo com a diretora de Administração e Controle de Pessoas da Secretaria da Gestão Administrativa (SGA), Orlene Bessa, as pessoas que têm direito à averbação é todo servidor público que tenha prestado serviços a órgãos municipais, estaduais, federais e empresas privadas e não tenham averbado esse tempo em outro ...

Quanto tempo demora para averbar?

Com todos os documentos corretos em mãos, o processo averbação de imóvel dura em média 30 dias. Sendo assim, em situações de compra e venda da propriedade, é preciso considerar esse tempo de espera.

Qual o valor da aposentadoria por tempo de serviço?

A idade mínima para se aposentar é progressiva e sobe seis meses anualmente. Além disso, é exigido um tempo mínimo de contribuição, de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.

É possível se aposentar pela prefeitura e pelo INSS?

Sim, mas somente se forem de regimes diferentes. Isto é, uma pensão por morte concedida pelo RGPS e a outra pelo RPPS. Funciona da mesma forma que as aposentadorias.

O que significa RPPS no CNIS?

Todo Ente Federativo das esferas federal, estadual e municipal, e o Distrito Federal que tenha instituído o Regime Próprio de Previdência Social – RPPS.

O que é averbação automática?

Em regra, a averbação automática acontecia sem a solicitação do segurado, por meio de procedimento de ofício do ente federativo empregador, nos casos em que o tempo de contribuição a ser averbado tinha sido prestado ao próprio ente instituidor.

Como funciona a averbação do INSS?

A averbação do tempo de contribuição é a 'incorporação' do período que você trabalhou anteriormente ao Camprev, seja pelo INSS ou por outros regimes próprios. Para fazer a averbação, é necessário apresentar a CTC (Certidão do Tempo de Contribuição) dos lugares trabalhados anteriormente.

Como pedir revisão de CTC no INSS?

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão “Novo Pedido”;
  3. Digite “revisão de certidão”;
  4. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  5. Selecione “Revisar”;
  6. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Como fazer Desaverbação de tempo de serviço?

Para desaverbar Tempo de Serviço o servidor solicitante deve preencher requerimento de desaverbação no SEI. Restrição: Sim, o tempo a ser desaverbado não pode ter sido utilizado para a concessão de vantagens remuneratórias ao servidor (Exemplo: adicionais por tempo de serviço e abono de permanência).

O que é Desaverbação de tempo de serviço?

É a possibilidade, mediante solicitação do interessado, de subtrair do tempo de serviço, já averbado, um certo período ou sua totalidade, para fim de averbação em outro órgão desde que não tenha surtido efeitos jurídicos ou financeiros na instituição onde a averbação primeiro se efetivou.

O que o servidor público perde ao se aposentar?

Tal regra aplica-se a todos os empregados públicos, sejam eles regidos pela CLT ou estatutários. Dessa forma, a partir de 13 de novembro de 2019, qualquer servidor ou empregado público que venha a se aposentar automaticamente terá seu vínculo de trabalho extinto, independentemente do regime ao qual esteja vinculado.

Quem ingressou no serviço público antes de 1998?

Assim, quem ingressou no serviço público antes de 1998 e completou 35 anos, no caso do homem, ou 30 anos, no caso da mulher, antes de 15/12/1998, pôde se aposentar com valor integral, igual ao último salário da ativa. Entretanto, essa regra parou de valer e atualmente nenhum servidor deve se aposentar por ela.

Como se aposentar com 53 anos de idade?

Idade de 53 anos para homem e 48 anos para mulher; Tempo de contribuição: 30 anos para homem e 25 anos para mulher; Período adicional de contribuição equivalente à 40% do tempo que faltava até 16/12/1998, para atingir os 30 ou 25 anos de contribuição.

Sou servidor público pode contribuir para o INSS?

Sim, o servidor público pode contribuir para o INSS. esse direito a uma parcela dos servidores públicos.

Como incluir trabalhos antigos na aposentadoria?

Devem apresentar os seguintes documentos:
  1. Carteira de trabalho.
  2. Folha de pagamento.
  3. Termo de assinatura ou rescisão de contrato de trabalho.
  4. Rais.
  5. Extratos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)
  6. Extratos do PIS (para trabalhadores da iniciativa privada)

Quais profissões podem ter duas aposentadorias?

As principais profissões que permitem duas aposentadorias são servidor público federal, estadual ou municipal, trabalhador rural, policial militar, médico e professor.

É possível recuperar tempo de contribuição?

O trabalhador pode entrar com um processo contra a empresa para provar o tempo ou até mesmo contra o INSS para averbar o período de trabalho. A escolha do tipo de processo vai depender da análise de cada caso. O empregador tem a obrigação de pagar e o INSS tem o dever de fiscalizar.

Artigo anterior
Qual é o rei que queimou seu filho?
Artigo seguinte
Como saber se o fusível queimou?