Como averbar a construção de um imóvel?
Perguntado por: Micael Kevin Santos | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (8 avaliações)
Quando a obra é finalizada, a prefeitura faz a vistoria do imóvel e emite a Certidão de Construção e o Habite-se. Esses documentos, juntos com a Certidão Negativa do INSS, precisam ser averbados na matrícula do lote. A averbação desses documentos se chama averbação de construção.
Quanto custa para fazer uma averbação de uma construção?
Segundo a legislação vigente, imóveis de até R$ 265 mil geram um serviço de aproximadamente R$ 520. Já a averbação sem valor declarado é realizada para alterações mais simples, relacionadas aos proprietários e não ao imóvel em si. Para mudanças envolvendo estado civil, herança ou óbito, o valor gira em torno de R$ 30.
O que é necessário para averbar uma construção?
A averbação da construção é formalizada com a apresentação de uma seleção de documentos específicos para o Cartório de Registro de Imóveis de sua cidade e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Após o requerimento, será feita uma análise da documentação pelo Oficial Registrador.
O que é necessário para fazer averbação de imóvel?
Para fazer a averbação, você deve ir ao mesmo cartório de registro de imóveis do seu bem. É necessário apresentar a documentação solicitada, que varia de acordo com o tipo de averbação que precisa ser feita.
Quem pode fazer averbação de imóvel?
O proprietário do imóvel pode requerer a averbação de informações no cadastro municipal. A prefeitura de cada cidade pode fornecer uma declaração com o número da matrícula do imóvel e do seu respectivo cadastro. Você conseguirá averbar dados sobre casamento com a apresentação da certidão ou da sua cópia autenticada.
CONSTRUÇÃO DA CASA - como averbar no cartório
Como averbar uma construção na matrícula?
O que é necessário para averbar a construção de um prédio (comercial/residencial)? Deve ser apresentado requerimento do proprietário, com firma reconhecida, indicando o número da matrícula, o endereço completo, a área construída, o valor da obra conforme índices do Sinduscon, e o valor atribuído a obra.
Como funciona o processo de averbação?
O processo de averbação se inicia com a escritura — feita no cartório de registros de imóveis — para atestar que o proprietário é o dono legítimo. A partir daí, qualquer modificação deve ser registrada no documento.
Como averbar uma construção antiga?
Para conseguir fazer a averbação do imóvel é necessário lavrar a escritura de compra e venda. É importante destacar que, quando a cidade possui mais de um cartório, o proprietário deverá verificar em qual deles o registro do imóvel foi realizado.
Quem deve pagar a averbação do imóvel?
De forma geral, o comprador é quem tem a obrigação de pagar as despesas com o cartório, como o ITBI, o registro, a escritura, entre outros. Sendo assim, a averbação de imóvel é o futuro proprietário que paga.
Quanto tempo leva para fazer uma averbação?
Um registro demora até 30 dias para ficar pronto e as pendências devem ser resolvidas dentro desse prazo. Inclusive as averbações que levam em média 15 dias.
Quanto custa o INSS de uma obra?
Faixas de cálculo
Para os primeiros 100 metros da construção, multiplica-se pelo CUB e aplica 4%. De 100 a 200 metros, multiplica-se pelo CUB e aplica 8%. De 100 a 200 metros, multiplica-se pelo CUB e aplica 8%. De 200 a 300 metros, multiplica-se pelo CUB e aplica 14%.
Como regularizar obra com mais de 5 anos?
Obras com mais de 5 (cinco) anos não estão sujeitas, regra geral, à cobrança das contribuições sociais. É o que chamamos de prazo de decadência, ou decadencial. Para regularizar uma construção que tenha iniciado ou terminado há mais de 5 (cinco) anos, você deve seguir os mesmos passos do processo de aferição.
Como fazer CNO de obra antiga?
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Documentos para Pessoa Física:
- Dados pessoais do responsável legal pela obra;
- Dados da obra;
- Cópia do Projeto.
Como regularizar obra antiga na Receita Federal?
- Acesse o Sero e clique em Aferir obra;
- Escolha a obra que deseja regularizar;
- Confirme se os dados do cadastro da obra (CNO) estão corretos;
- Responda a pergunta "O responsável possui contabilidade regular e formalizada de acordo com legislação vigente";
Qual o valor de uma averbação de divórcio?
Valor da averbação de divórcio
Os valores podem variar de cartório para Cartório, mas em média, o valor é de R$ 60,00.
Como saber se o imóvel foi averbado?
Para saber se sua casa está, ou não, averbada, é necessário solicitar uma certidão de ônus de inteiro teor no cartório de registro de imóveis e verificar se a propriedade está registrada como terreno ou casa edificada sobre terreno.
Quanto tempo leva para fazer uma averbação de divórcio?
Averbação a partir de uma escritura pública
Mesmo que o divórcio não seja averbado, após a sentença homologada, não poderá ser anulado. A averbação oficializa, não determina a situação. O prazo para que a averbação fique pronta no cartório é de 5 dias, mas o tempo exato dependerá de cada cartório.
O que precisa para averbação uma construção na matrícula do imóvel?
- Requerimento do interessado, com firma reconhecida.
- Habite-se ou Alvará de Regularização.
- CND do INSS relativa à construção.
O que pode ser averbado na matrícula de um imóvel?
Averbação de Imóvel
Averbar nada mais é que anotar no Registro do Imóvel todas as alterações que ocorrerem no imóvel, como construção ou demolição de cômodos; e alterações de estado civil das pessoas que constam na Matrícula do Imóvel, como em casos de óbito, casamento ou divórcio.
Qual o valor da certidão de matrícula do imóvel atualizada 2021?
O valor da atualização de uma matrícula de imóveis é de R$ 53,47. Para solicitar este documento é necessário apresentar RG, CPF, Certidão de casamento e Escritura do imóvel.
Quanto custa para averbar um contrato de compra e venda?
Geralmente 1% do valor de contrato.
O que é mais caro escritura ou Registro de Imóveis?
Escritura e registro do imóvel
Afinal, é nesse documento que consta a descrição da edificação e o preço acordado entre as partes negociantes. O registro propriamente dito costuma apresentar o valor mais alto entre as taxas do cartório.
Como comprovar decadência de obra?
- comprovante de recolhimento de contribuições sociais no CNO/CEI da obra;
- notas fiscais de prestação de serviços;
- recibos de pagamento a trabalhadores;
- comprovante de ligação, ou conta de água e luz;
Como provar decadência de obra?
Ai através de uma certidão de iptu emitida pela prefeitura consegue comprovar a decadencia.
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