Como avaliar um estudo de coorte?

Perguntado por: Martim Leandro Magalhães Ferreira Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (46 avaliações)

Para definir se um estudo de coorte possui validade interna, avalia-se a presença de vieses de seleção e informação, a qualidade do seguimento dos sujeitos de pesquisa e a presença de fatores de confusão.

Qual é a medida de ocorrência utilizada em um estudo de coorte?

Nos estudos de coorte, os registros de ocorrência do evento (infecção, doença ou morte) nos grupos acompanhados, permitem o cálculo das taxas de incidência ou de mortalidade, que são as medidas básicas do risco de adoecer ou de morrer.

Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de coorte?

3) Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de coorte? e) É a forma mais natural de elaborar uma pergunta (primeiro ocorre a exposição, depois a doenç. RESPOSTA CORRETA Essa é uma das principais vantagens do estudo de coorte.

Como avaliar criticamente estudos de coorte em terapia intensiva?

Um bom estudo de coorte devem possuir validades interna e externa. A validade interna avalia se o estudo conseguiu mensurar o que foi proposto pelo delineamento.

Como analisar um estudo de coorte?

O primeiro passo para um estudo de coorte é identificar grupos de expostos e de não expostos. Uma coorte é um grupo de pessoas, oriundas da população em estudo, que partilha uma experiência comum ou condição e cujo re- sultado é desconhecido no início do estudo4,5.

Estudo do Coorte | Liga Acadêmica de Saúde Mental e Psiquiatria (LASMP-UFTM)

20 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens e desvantagens do estudo de coorte?

Os estudos de coorte têm certas vantagens:

b) Podem ser usados para avaliação de des- fechos múltiplos; c) Permitem o cálculo direto das medidas de incidência nas coortes de expostos e não expostos; d) O status do desfecho não influencia a me- dida do status de exposição ou seleção de indivíduos (coorte concorrente);

Quais das seguintes é uma vantagem do estudo de coorte prospectivo?

(12) Quais das seguintes é uma vantagem do estudo de coorte prospectivo? Resposta: letra b. (13) Quais das seguintes assertivas são verdadeiras se um resultado é significativo ao nível de 5%? b) valor de p < 0,05 e o intervalo de 95% de confiança contém o valor da hipótese nula.

Qual a principal diferente entre estudo de caso-controle e estudo de coorte?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

O que é o estudo de coorte?

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

O que é o risco relativo?

O risco absoluto avalia a magnitude da doença; o risco relativo é a probabilidade de ocorrência do evento entre expostos em relação aos não expostos ao fator de risco; e o risco atribuível expressa o excesso de incidência de um evento em razão de um fator de risco.

Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de caso controle?

Vantagens: Bom para avaliar doenças com longo período de latência. Permite explorar simultaneamente múltiplas exposições com possível associação com a doença em estudo.

São vantagens do estudo de caso controle?

Vantagens dos estudos caso-controle

Os estudos de caso-controle podem ser úteis para estudar os processos em que o período de tempo compreendido entre a exposição e o desenvolvimento da doença é particularmente longo e se os dados anteriores sobre a exposição estão dispo- níveis ou podem ser facilmente obtidos.

Qual alternativa contempla uma desvantagem do estudo transversal?

A maior desvantagem dos estudos transversais prende-se com a impossibilidade de estabelecer relações causais por não provarem a existência de uma sequência temporal entre exposição ao factor e o subsequente desenvolvimento da doença.

O que são medidas de ocorrência?

As medidas de ocorrência são geralmen- te utilizadas para descrever a distribuição de doenças em uma população, o que permite iden- tificar grupos de risco e sugerir explicações para as variações em suas freqüências.

O que são medidas de associação efeito?

As medidas de efeito, também chamadas medidas de associação, expressam a relação entre exposição e desfecho (doença, óbito, etc). Essas medidas são usadas para detectar quantitativamente essa relação. Indicam a magnitude do efeito de um fator de risco sobre a ocorrência do desfecho.

O que são medidas de associação absolutas?

exprimem em uma escala absoluta a diferença de frequência dos desfechos entre os grupos que estão sendo comparados. procuram avaliar o impacto de uma determinada exposição na população. Estas são as medidas de Risco Populacional.

Quais são os tipos de estudo?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

O que é coorte histórica?

Em Estatística, coorte é um conjunto de pessoas que têm em comum um evento que se deu no mesmo período; exemplo: coorte de pessoas que nasceram entre 1960 e 1970; coorte de mulheres casadas entre 1990 e 2000; coorte de vítimas do terremoto do Haiti; etc.

O que é um estudo de intervenção?

É uma análise das análises, ou seja, é um estudo de revisão da literatura em que os resultados de vários estudos, são combinados e sintetizados através de processos estatísticos para produzir uma única estimativa ou índice que caracteriza o efeito de uma determinada intervenção.

Quais são os principais tipos de estudos analíticos?

Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transversal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo).

Quais são os principais tipos de estudos epidemiológicos?

Tipos de estudos epidemiológicos
  • Estudos observacionais.
  • Delineamentos observacionais analíticos.
  • Estudos de caso-controle.
  • Estudo de coorte.

Quais os principais métodos de investigação da epidemiologia?

  • 1 – Avaliação de testes diagnósticos. 1.1 – Reprodutibilidade.
  • 2 – Estudos de prevalência. 2.1 – Medidas de prevalência: no ponto e no período. ...
  • 3 – Estudos de caso controle. 3.1 – Seleção de participantes: seleção de casos e de controles. ...
  • 4 – Estudos de coorte. ...
  • 5 – Ensaio clínico.

São objetivos do uso da epidemiologia exceto?

03-São objetivos da Epidemiologia, EXCETO: A. Definir e determinar os fatores contribuintes aos agravos à saúde; B. Identificar e explicar os padrões de distribuição geográfica das doenças; C.

Qual a finalidade dos estudos epidemiológicos?

A realização de estudos epidemiológicos é muito importante para que sejam identificadas as causas ou a etiologia das doenças e seus fatores de risco. Assim, é possível desenvolver estratégias preventivas que reduzam ou mesmo eliminem a exposição aos fatores de risco.

Quais são os fatores de risco que fazem parte do processo de causalidade de doenças?

Fatores reforçadores, tais como, exposição repetida, condições ambien- tais e de trabalho inadequadas, podem precipitar o surgimento de uma doença ou agravar uma condição já existente.

Artigo anterior
Como dormir com tala no braço?
Artigo seguinte
O que os gregos acreditavam?