Como avaliar hidratação do paciente?

Perguntado por: Diogo Gustavo Garcia de Rocha  |  Última atualização: 13. Oktober 2024
Pontuação: 5/5 (58 avaliações)

Para avaliar o estado de hidratação, deve-se levar em consideração: alteração abrupta de peso, alterações na pele (perda ou ganho de elasticidade, aumento ou diminuição turgor e pele ressecada), alterações das mucosas relacionadas à umidade, alterações oculares e o estado geral do paciente.

Como avaliar desidratação exame físico?

Desidratação: caracteriza-se por sede, diminuição abrupta do peso, pele seca (com elasticidade e turgor diminuídos), mucosas secas, olhos afundados (enoftalmia) e hipotônicos, estado geral comprometido, excitação psíquica ou abatimento, oligúria e fontanelas deprimidas, no caso de crianças.

Como classificar hidratação?

De acordo com a perda, a desidratação é classificada em leve (< 5% de perda de peso), moderada (5%-10%) e grave (> 10% de perda de peso); a classificação da gravidade da desidratação é essencial para o tratamento.

Como avaliar o estado de hidratação de uma criança?

A melhor maneira de monitorar o estado de hidratação da criança é avaliar a sua produção de urina. Um bebê ou criança pequena deve urinar, pelo menos, seis vezes ao dia; micção menos frequente pode ser um sinal de ingestão inadequada de líquidos.

Qual deveria ser a prescrição de hidratação?

Na desidratação leve, geralmente administram-se 50 mL/kg por 4 horas e na desidratação moderada, 100 mL/kg. Para cada evacuação diarreica, adicionam-se 10 mL/kg (até 240 mL). Após 4 horas, o paciente é reavaliado. Se os sinais de desidratação persistirem, repete-se o mesmo volume.

SEMIOLOGIA: Exame Físico Qualitativo

35 questões relacionadas encontradas

Como calcular hidratação venosa adulto?

O cálculo é feito através da esti- mativa clínica da desidratação (déficit de líquidos). Paciente de 10Kg com 10% de déficit do peso, o déficit é de1Kg, ou seja, 1(um) litro.

O que é hidratação adequada?

A hidratação nada mais é do que a reposição de água no organismo, equilibrando a composição corporal. Ela representa entre 50 e 65% do nosso corpo e é essencial para o bom funcionamento do nosso sistema, inclusive para a pele.

Quais são os sinais de hidratação?

Dicas de saúde
  • mal-estar, fraqueza, sonolência;
  • irritabilidade, dificuldade de atenção;
  • sensação de fome, quando na verdade é sede;
  • dor de cabeça, principalmente pela manhã; e.
  • tontura ao levantar-se da posição sentada ou deitada (hipotensão postural).

Como faço a avaliação clínica de desidratação leve?

Na desidratação leve a moderada, os sinais que se podem encontrar ao exame físico são: cefaleias, tonturas, vertigens, astenia, fadiga muscular, xerostomia, xeroftalmia e ainda oligúria e urina de cor muito escura.

Quais são os sintomas de hidratação?

Quais são os sintomas da hidratação excessiva?
  • Sentir cansaço, fraqueza e confusão.
  • Urinar bastante.

Quais são os três tipos de hidratação?

Os diferentes tipos de hidratante

Os hidratantes são divididos em três categorias principais: umectantes, emolientes e oclusivos. Com diferentes propriedades, cada tipo de hidratante é indicado para tratar diferentes objetivos.

Como descrever o estado do paciente?

O paciente pode estar em bom estado geral (BEG), regular estado geral (REG) ou mau estado geral (MEG). Observar mucosa palpebral da conjuntiva, mucosa oral, leito ungueal e palma das mãos. O paciente pode estar corado (mais avermelhado) ou descorado. Caso se encontre descorado, classificar o grau (em cruzes).

Como descrever o exame físico?

O exame físico geral inclui a avaliação:
  1. Do estado geral;
  2. Do estado de hidratação;
  3. Antropometria;
  4. Do estado nutricional;
  5. Desenvolvimento físico/biotipo ou tipo morfológico;
  6. Fácies;
  7. Atitude e decúbito preferido no leito;
  8. Mucosas;

Como medir a desidratação?

Diagnóstico da desidratação

No caso de pessoas que precisam de mais monitoramento ou outros exames em um pronto-socorro ou unidade de terapia intensiva, às vezes os médicos usam ultrassonografia ou cateteres especiais para medir a gravidade da desidratação.

Qual o diagnóstico de enfermagem para desidratação?

O Diagnóstico de Enfermagem Risco de Volume de Líquidos Deficiente é definido como “risco de desidratação vascular, celular ou intracelular”. (NANDA-I, 2010). Esse DE mostrou-se muito freqüente na emergência e internação obstétrica. Na UTI neonatal, no entanto, esse DE não constava entre os mais frequentes.

Como fica o pulso na desidratação?

Nos casos mais graves de desidratação, há também febre, ausência de urina, taquicardia, hipotensão postural (queda de pressão quando a pessoa está sentada e levanta-se ou está deitada e senta-se), pulso fraco, ofuscação da visão, lentidão na compreensão e até mesmo o coma e a morte.

Quais são os sinais de desidratação leve moderada e severa?

A desidratação pode causar sintomas como forte dor de cabeça, cansaço, sede intensa, boca seca, pouca urina, cãibras, tontura, olheiras, olhos fundos e choro sem lágrima, por exemplo.

Quais são os tipos de desidratação?

desidratação isotônica: quando o corpo perde a mesma quantidade de água e eletrólitos, podendo acontecer em quadros de diarreia e vômitos. desidratação hipotônica: quando o corpo perde mais eletrólitos que água. Normalmente é causada por sudorese excessiva ou diarreia intensa.

Qual Exame de sangue detecta a desidratação no paciente?

O exame de eletrólitos analisa a quantidade desses minerais no sangue e pode ajudar a detectar problemas de saúde, como desidratação e problemas renais.

Qual é o primeiro sinal de desidratação?

São sinais clássicos da desidratação leve e moderada a sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese e, nos bebês, a moleira afundada.

Qual a diferença entre hidratação e desidratação?

Entende-se por hidratação o processo que acumula (absorve) água, já a desidratação é aquele que perde água para o meio externo.

Como identificar desidratação no hemograma?

Desidratação: O Hematócrito, que mede a porcentagem de volume ocupada pelas hemácias no sangue, pode estar aumentado em casos de desidratação. Hemoglobinopatias: O exame pode ajudar a identificar a presença de hemoglobinas anormais, como na doença falciforme e em outras hemoglobinopatias.

O que é uma hidratação venosa?

O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) abriu uma sala de hidratação venosa (quando a substância para hidratar é injetada diretamente nas veias do paciente) para atendimento a usuários com suspeita ou diagnóstico de dengue.

Qual é a importância da hidratação?

No nosso organismo, a ingestão de água ajuda na produção de energia pelas células, no transporte de nutrientes, na eliminação de compostos tóxicos, destoxificação, na regulação do nosso intestino, no funcionamento normal dos rins e participa ativamente dos processos de digestão, respiração e circulação do sangue, além ...

Quais os principais riscos da desidratação?

Além disso, é comum o paciente apresentar fraqueza, cansaço, dores de cabeça e episódios de tontura. À medida que o quadro se agrava, diminuição do rendimento físico e mental, perda de consciência, convulsão e morte podem acontecer.

Artigo anterior
Qual é a pílula da inteligência?
Artigo seguinte
Quem tem hérnia de disco não pode pegar peso?