Como avaliar FSH e LH?

Perguntado por: Marcos Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (73 avaliações)

Existem diversos exames com o objetivo de avaliar a reserva ovariana. Os principais são a ultrassonografia transvaginal para contagem de folículos antrais (CFA) e as dosagens hormonais de FSH, LH, estradiol, progesterona e do hormônio antimülleriano (AMH).

Como interpretar exame de FSH e LH?

Os valores de FSH e outros hormônios (LH, estrógeno, testosterona e progesterona) são medidos para identificar infertilidade.
...
Valores normais
  1. Fase folicular: até 12,0 UI/L.
  2. Fase lútea: até 12,0 UI/L.
  3. Pico ovulatório: 12,0 a 25,0 UI/L.
  4. Menopausa: acima de 30,0 UI/L.

Quando dosar LH e FSH?

Em geral, considerando o primeiro dia do ciclo menstrual como sendo o primeiro dia da menstruação, recomenda-se que o exame FSH seja dosado no sangue entre o 3º e 5º dia do ciclo.

Como avaliar FSH?

Como é realizado o exame FSH? A avaliação do FSH é realizada a partir de uma amostra de sangue e pode ser solicitada pelo ginecologista.

Quanto custa o exame LH?

Hormonio Luteinizante (LH) - R$17,00 - Labi Exames.

FSH E LH

37 questões relacionadas encontradas

Qual o valor normal do exame FSH?

Nas mulheres pré-menopausa, o FSH é considerado normal até 12 mUI/mL na fase folicular do ciclo menstrual e entre 12 e 25 mUI/mL na fase lútea. Já em mulheres pós-menopausa, o FSH normalmente está acima de 30 mUI/mL. Nos homens, o valor de referência é de até 10 mUI/mL.

Como interpretar o exame de hormônio Foliculo estimulante?

Dessa forma, o FSH é um hormônio ligado à fertilidade e a sua concentração no sangue ajuda a identificar se os testículos e os ovários estão funcionando corretamente.
...
Mulher adulta:
  1. Na fase folicular: 3,4 - 21,6 mUI/mL.
  2. Na fase ovulatória: 5,0 - 20,8 mUI/ml.
  3. Na fase lútea: 1,1 - 14,0 mUI/ml.
  4. Menopausa: 23,0 - 150,5 mUI/ml.

O que mede o exame FSH?

A dosagem de FSH é usada para auxiliar na determinação da causa pela qual um homem apresenta contagem baixa de espermatozoides. Também é usada na investigação de irregularidade menstrual e como exame auxiliar no diagnóstico de distúrbios hipofisários ou de doenças que envolvem ovários ou testículos.

Qual valor ideal do FSH para engravidar?

De 10 a 15 a reserva ovariana é considerada baixa.

De 05 a 10 a reserva ovariana pelos índices do hormônio FSH está em um patamar aceitável e é considerada boa. Normalmente mulheres acima de 28 anos tem esse resultado que é considerado perfeitamente normal. Abaixo de 5 a reserva ovariana é considerada excelente!

Quando solicitar FSH?

Quando o exame é solicitado?
  1. Irregularidades na menstruação;
  2. Puberdade precoce ou atrasada;
  3. Impotência sexual;
  4. Avaliação da menopausa;
  5. Função da glândula pituitária;
  6. Presença de possíveis tumores.

Quais os dias de fazer o exame de hormônio?

Após o início da menstruação (mais precisamente entre o segundo e o quinto dia do ciclo menstrual), são solicitados exames dos hormônios FSH, LH e estradiol, que revelam a presença de possíveis alterações na produção desses hormônios, assim como a reserva ovariana da paciente.

Precisa estar em jejum para fazer o exame FSH?

Conheça alguns outros exames de sangue que não precisam de jejum: T4, livre, soro (T4L); hormônio folículo estimulante, soro (FSH); T3, soro (T3);

O que significa FSH e LH baixos?

Níveis baixos de FSH e LH são consistentes com insuficiência ovariana secundária causada por problemas na hipófise ou no hipotálamo.

Quando o hormônio LH está alto?

Níveis aumentados de LH com FSH normal ou baixo podem ocorrer com obesidade, hipertireoidismo e doença hepática. Eleva-se nas patologias primariamente gonadais, mostrando-se em níveis baixos nos hipogonadismos de origem hipofisária e hipotalâmica.

O que significa o LH alto?

Os níveis de hormônio luteinizante (LH) estão diretamente relacionados ao ciclo ovulatório feminino. Nas mulheres, o aumento agudo de LH estimula a ovulação e o desenvolvimento do corpo lúteo.

O que quer dizer FSH alto?

FSH alto como indicador de reserva ovariana

Apesar de a idade ainda ser um marcador importante sobre a reserva ovariana e a qualidade dos óvulos da mulher, alguns exames podem ajudar a avaliar tudo isso. Um deles é a medida no sangue do FSH.

O que acontece quando o FSH está baixo?

FSH Baixo: qual o diagnóstico? Nas mulheres, a percepção de um nível baixo de FSH pode provocar/indicar a falha da maturação e liberação dos óvulos pelos ovários. As alterações são igualmente comuns em casos de anorexia nervosa. Os níveis também podem ser alterados com o uso de anticoncepcionais ou corticóides.

Quando deve essere il FSH in menopausa?

Para o diagnóstico definitivo da menopausa, é preciso duas medidas de FSH acima de 25 mUI/mL, com intervalo mínimo de quatro semanas, além de avaliar os sintomas da mulher e descartar outros problemas. Na suspeita de menopausa, procure um médico ginecologista para avaliação e conduta.

Como saber se estou na fase folicular ou lutea?

São elas:
  1. Fase folicular. O primeiro dia da menstruação é, também, o primeiro dia do ciclo menstrual. ...
  2. Fase ovulatória. A ovulação ocorre cerca de duas semanas após o início da menstruação. ...
  3. Fase lútea. Esta fase geralmente ocorre nos últimos 12 dias do ciclo.

O que é fase folicular no exame?

A fase folicular é a primeira fase do seu ciclo, que começa com o seu período e termina com a ovulação. Durante esta fase, seu corpo se prepara para a ovulação e há um aumento de hormônios para iniciar o processo de ovulação, como o hormônio luteinizante (HL) e o hormônio folículo-estimulante (FSH).

O que é uma fase folicular?

A fase folicular tem início no primeiro dia do sangramento menstrual (1º dia). Porém, o principal evento nessa fase é o desenvolvimento de folículos nos ovários. No início da fase folicular, o revestimento do útero (endométrio) está espesso com líquidos e nutrientes destinados a nutrir um embrião.

Como saber se estou na menopausa pelo exame de sangue?

Para confirmar a menopausa, o ginecologista indica a realização de alguns exames de sangue, como a dosagem de FSH, LH, prolactina. No caso de ser confirmada a menopausa, o médico pode recomendar que seja feita uma densitometria óssea para avaliar a saúde dos ossos da mulher e o risco de osteoporose.

Como saber se meus hormônios estão alterados?

Sinais de distúrbios hormonais

Entre os sintomas mais comuns causados pelo desequilíbrio hormonal estão a insônia, a má digestão, o cansaço intenso, a fome excessiva, a ansiedade, a menstruação desregulada e alterações de humor. Alterações na pele, como o aparecimento de acne, também pode indicar alterações hormonais.

Artigo anterior
Qual o nome da bruxa perita em poções do amor?
Artigo seguinte
Qual é o símbolo da Billie?