Como avaliar as estrias?

Perguntado por: Martinho Sebastião Moura Vicente  |  Última atualização: 21. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (27 avaliações)

Os tipos de estrias indicam a fase em que ela está, podendo variar de uma coloração rosada até um tom esbranquiçado. As estrias de tom vermelho e arroxeadas são as mais recentes e indicam que ainda há circulação sanguínea no local, mostrando que o tecido não foi totalmente comprometido.

Como é feita a avaliação de estrias?

Para isso, na avaliação, é levado em consideração os aspectos das estrias: cor, localização no corpo, largura e espessura; e as condições do organismo do paciente, como sensibilidade da pele, capacidade de regeneração, alergias, entre outras.

Como se classificam as estrias?

As esbranquiçadas estão no estágio definitivo e as vermelhas são estrias recentes
  1. Veja como classificar as estrias: ...
  2. Brancas: são estrias antigas, que já não apresentam reação inflamatória.
  3. Atróficas: apresentam-se deprimidas em relação à superfície da pele.
  4. Hipertróficas: fazem relevo com relação à superfície da pele.

Como saber o grau da estria?

Cor das estrias: as estrias costumam passar por diferentes estágios de cor à medida que envelhecem. Inicialmente, as estrias podem ser vermelhas, roxas ou rosadas. Com o tempo, tendem a desbotar e adquirir uma cor mais clara, semelhante à cor natural da pele. Estrias mais antigas geralmente tem a cor branca.

Como descrever estrias?

O aspecto das estrias iniciais são lesões lineares rosadas ou cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas e, na fase tardia, brancas com espessura e largura variáveis, sendo mais frequentes nas nádegas, coxas, abdome e costas.

Avaliação da pele com estrias

16 questões relacionadas encontradas

Quais são os três tipos de estrias?

Neste contexto, separamos abaixo os três tipos principais de estrias: rubras, albas e atróficas.
  1. Estrias rubras. Em suma, as estrias rubras são as mais recentes e têm uma aparência avermelhada ou arroxeada. ...
  2. Estrias albas. ...
  3. Estrias atróficas.

Quais as características e tipos de estrias?

Os tipos de estrias indicam a fase em que ela está, podendo variar de uma coloração rosada até um tom esbranquiçado. As estrias de tom vermelho e arroxeadas são as mais recentes e indicam que ainda há circulação sanguínea no local, mostrando que o tecido não foi totalmente comprometido.

Quais são as fases das estrias?

As diferentes fases das lesões
  • Vermelhas: consideradas estrias novas, que acabaram de romper o tecido;
  • Branca: geralmente, são as mais antigas, mas existem casos de pessoas que já aparentam estrias brancas desde o seu surgimento;
  • Arroxeadas: são estrias mais largas e profundas, pois sofreram perda dérmica muito forte;

Qual é a estria que não sai?

A estria roxa também é recente, mas, diferentemente da estria vermelha, ainda está em processo inflamatório e não cicatrizou. Já a estria branca – pode ter aparência prateada – é aquela que já está presente na pele há algum tempo. Elas são mais difíceis de tratar porque já estão cicatrizadas.

Qual estria que não sai?

As estrias vermelhas são as mais recentes e mais fáceis de tratar, pois a coloração indica que ainda há circulação sanguínea na região. Já as brancas são mais difíceis, pois existem há mais tempo.

Qual é a pior estria vermelha ou branca?

As estrias vermelhas são novas e estão no estágio inicial.

É também nesta fase que as estrias são mais responsivas ao tratamento, pois a pele ainda está passando pelo processo de cicatrização. As estrias brancas são estrias que já passaram pelo processo de cicatrização.

É possível se livrar das estrias?

Uma verdade é que as estrias não têm cura definitiva, mas podem ser tratadas e sua aparência melhorada. Tratamentos médicos, como o uso de ácido retinóico, procedimentos de peeling químico ou laser fracionado, podem estimular a produção de colágeno e reduzir significativamente a aparência das estrias.

O que é estrias atróficas?

A estria atrófica cutânea ou striae distensae é uma afecção comum, determinada pela distensão da pele, com ruptura das fibras elásticas na região acometida. Devido a seu caráter inestético, podem trazer consequências psicossociais e na qualidade de vida, sobretudo em mulheres.

Como fazer uma avaliação estética?

Uma avaliação estética bem feita é composta de três etapas: preenchimento da ficha de anamnese, avaliação física e registro fotográfico. Com base nas informações coletadas, o profissional pode fazer recomendações sobre os tratamentos estéticos mais adequados para atender às queixas desse paciente.

Como avaliar a pele de um paciente?

A inspeção da pele deve ser complementada pela realização de pressão da área afetada, para identificar se a hiperemia, quando submetida à pressão, é branqueável ou não branqueável. Para realização da pressão, pode-se fazer a pressão com o dedo ou utilizar o método do disco transparente.

Qual é o tratamento mais eficaz para estrias?

Cremes e loções enriquecidas. Os cremes que contêm ácido retinóico, glicólico ou vitamina C são ótimos para tirar estrias. Os ácidos ajudam a estimular a produção de colágeno na pele, por isso, podem ser usados para tratar as estrias brancas e as vermelhas.

Qual é o pior tipo de estria?

Quanto menos sangue circula, a estria fica pior e mais difícil de ser tratada. Estrias vermelhas são as mais recentes. Adquirem esta coloração porque ainda há sangue circulando no local. Isso indica que o tecido ainda não foi totalmente prejudicado e que o tratamento é mais fácil.

O que tem dentro de uma estria?

As estrias vermelhas aparecem quando a primeira camada da pele é esticada até podermos ver a segunda (a derme), que é cheia de colágeno e vasos sanguíneos, responsáveis pela coloração avermelhada. Sendo assim, elas ainda podem ser tratadas e sua capacidade de se regenerar é grande.

Porque estria não tem cura?

“As estrias em estado avançado, principalmente as largas e mais profundas, não têm cura. Existem tratamentos para diminuir o tamanho, a profundidade, e torná-las menos visíveis na pele”, fala Adriano. A boa notícia é que já existem muitos tratamentos para amenizar e melhorar a aparência das estrias na pele.

Quando as estrias somem?

Em geral, elas se tornam menos visíveis com o tempo e somem por conta própria entre 6 e 12 meses. O tratamento é difícil, mas melhora a aparência das marcas, no entanto, elas podem não desaparecer completamente.

O que significa quando as estrias coçam?

Antes de surgirem, pode acontecer sensação de coceira no local. Neste momento está ocorrendo uma reorganização das fibras de elastina, colágeno e fibrina. E por serem mais novas, respondem melhor ao tratamento.

Como ficam as estrias depois de emagrecer?

Ao haver uma grande mudança de peso, como emagrecer ou engordar repentinamente, a pele estica muito rapidamente favorecendo as estrias. Assim se a pessoa consegue se manter dentro do peso ideal tem menos chances de desenvolver estas cicatrizes na pele.

Quando a pessoa emagrece as estrias somem?

A estria se dá justamente porque engordamos em excesso. Quando perdemos muito peso, essas cicatrizes se tornam mais evidentes. Se a pessoa tiver pele clara, por exemplo, elas podem se disfarçar, diferentemente do que acontece em quem tem a pele mais escura.

Quando a estria fica roxa?

A estria roxa surge naturalmente, então não se desespere. Ela é super normal e, além disso, essas cicatrizes simbolizam a sua história individual de desenvolvimento, sendo a roxa a mais recente, e, depois de mais ou menos um ano, tornam-se quase imperceptível.

Qual a diferença da cor das estrias?

A diferença entre a estria vermelha e a estria branca

As duas são ocasionadas pelo mesmo motivo – distensão da pele, e podemos dizer que as marcas brancas são uma "evolução" das vermelhas. Quando a lesão na pele surge, ela está mais ativa e há mais inflamação local, por isso apresenta a cor avermelhada ou violácea.

Artigo anterior
Como fazer a Limpeza do sistema do computador?
Artigo seguinte
Como faço para abrir um arquivo txt?