Como atuam os sabões e detergentes no processo de limpeza?

Perguntado por: Ivan Lourenço  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (1 avaliações)

Quando usamos sabões e detergentes, a parte apolar de suas moléculas liga-se à gordura, enquanto a parte polar liga-se à água, proporcionando a remoção da sujeira. A água sozinha não consegue remover a gordura dos materiais.

Como o sabão e o detergente atua na limpeza?

A estrutura do sabão possui uma parte polar e outra apolar, veja: ... A parte apolar do sabão interage com a gordura (sujeira) ao mesmo tempo em que a parte polar reage com a água, neste momento são formadas partículas (micelas) de detergente que ficam espalhadas na água, agilizando o processo de limpeza.

Como o sabão funciona na limpeza?

Por que o sabão limpa? ... O sabão tem o papel na limpeza pois consegue interagir tanto com substâncias polares quanto com as apolares. Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas de sabão. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

O que acontece com a atuação de um sabão e um detergente frente a uma água ácida?

As vantagens do detergente devem-se ao fato da forma de atuar em águas duras e águas ácidas. Os detergentes, nessas águas, não perdem sua ação tensoativa, enquanto que os sabões em pedra, nesses casos, reduzem sua eficácia até perderem seu poder de limpeza.

Como funciona o mecanismo de ação de um sabão?

O sabão funciona da seguinte maneira: a sua parte apolar é hidrofóbica, ou seja, tem aversão à água, mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura (que também são apolares), "aprisionando-as" dentro de uma micela, como mostra a imagem a seguir.

SABÃO | Como atuam na limpeza?

21 questões relacionadas encontradas

Como o sabão atua como antisséptico local?

O sabonete – seja ele líquido ou em barra – tem uma estrutura híbrida, com moléculas hidrofílicas e hidrofóbicas. ... Que uma parte dessas moléculas fisga a gordura e a poeira presentes na nossa pele, enquanto a outra parte adere à água e ajuda a levar toda essa sujeira embora.

Como é feito o sabão na indústria?

Consiste na saponificação do sebo ( a 60ºC ) por soda cáustica líquida até a neutralização ( pH 6,5 – 7,5 ). Coloca-se o cloreto de sódio em solução para flocular o sabão. A pasta é colocada então em um agitador tipo amassadeira de pão ( batedeira de padaria ) e agita-se até o endurecimento e quebra do sabão.

Quais são os impactos causados pelo detergente no meio ambiente?

Outro prejuízo causado pelo sabão e detergente no meio ambiente, é a interferência que provocam nas aves aquáticas. Elas possuem um revestimento de óleo em suas penas e boiam na água graças à camada de ar que fica presa debaixo delas.

Qual é a desvantagem do detergente sobre o sabão?

Intoxicação. Os detergentes fornecem modos individuais de remover sujeiras, manchas e germes como a bactéria E-coli. No entanto, eles contêm químicos fortes e perigosos como fosfatos e ácidos. Por isso, qualquer um que ingira detergente pode sofrer de uma intoxicação.

O que acontece com a tensão superficial da água quando é adicionado detergente a água?

Os detergentes são substâncias tensoativas, isto é, diminuem a tensão superficial – a capacidade que as moléculas de água tem de se manter unidas fortemente. ... Em outras palavras, o detergente deixa a água mais “molhada” porque, em pequenos grupos de moléculas, ela penetra melhor na superfície suja.

É verdade que o sabão é bom quando faz muita espuma?

No caso do sabão, a espuma pode demonstrar que ele está atuando na limpeza. A água dura (cátions de cálcio e, magnésio) impede que o sabão tenha uma limpeza eficiente, pois sua atuação como emulsificante da gordura é anulada e ele não consegue retirar a gordura das superfícies e nem produzir espuma.

Por que o sabão detergente limpa a gordura?

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

Como o sabão diminui a tensão superficial da água?

As moléculas de sabão têm uma extremidade hidrofílica (gosta de água) e uma cauda hidrofóbica (uma cadeia de hidrocarbonetos que tende a evitar a água). ... Isto separa as moléculas de água umas das outras. O aumento da distância entre as moléculas de água diminui a tensão superficial.

Qual o mecanismo de ação do detergente?

“Quando uma molécula do detergente é colocada em um meio aquoso onde existe gordura, parte dela fica presa nesse material, deixando a outra em contato com a água”, diz a química Maria Regina de Alcântara, da USP. Assim, o detergente acaba quebrando a oleosidade em pedaços microscópicos, que ficam boiando na água.

Qual a diferença entre o sabão e detergente?

O sabão é composto por óleos e gorduras vegetais, já o detergente é feito a partir de derivados petroquímicos. Sendo assim, o detergente produz mais espuma na lavagem, sendo ideal para a remoção de gorduras e, por isso, é o mais indicado para lavar louças e outros objetos engordurados.

O que são sabão e detergente?

É aí que entram os sabões e detergentes (do latim detergere = limpar), que são também chamados de agentes tensoativos, pois possuem a capacidade de diminuir a tensão superficial da água e, além disso, interagem tanto com a água quanto com a gordura.

Pode usar detergente para lavar roupa?

Apesar de ser um produto de limpeza não utilize-o para na máquina de lavar roupa. O detergente é um produto de limpeza, porém não deve ser usado para lavar roupa já que ele pode deixar o pano áspero e dependendo da roupa pode macha-las também.

Quem polui menos sabão ou detergente?

Os resíduos de sabão sofrem decomposição pelos microorganismos existentes na água dos rios, sendo assim se tornam biodegradáveis, ou seja, não poluem o meio ambiente. Os detergentes por sua vez se acumulam nos rios formando uma camada de espuma.

Qual a diferença entre sabão e detergente qual seria menos poluente para o meio ambiente explique?

O sabão não espuma tanto, mas não prejudica o ambiente. ... Lá sofrem decomposição pelos micro-organismos existentes na água, daí dizemos que se tornam biodegradáveis, ou seja, não poluem o meio ambiente. Os detergentes agem de forma contrária, se acumulam nos rios formando uma densa camada de espuma.

Quais as consequências do detergente para a vida aquática?

Existe ainda a possibilidade de que os detergentes que possuem base de fosfato causem eutrofização. Esse processo tira o oxigênio da água fazendo com que vários organismos acabem morrendo. O fosfato em excesso pode fazer com que o curso de água fique coberto por algas assim como outras plantas.

Porque mesmo sendo biodegradáveis os detergentes causam problemas ambientais e quais são estes problemas?

A maioria destes detergentes vai parar em rios através da rede de esgoto, eles são responsáveis pela poluição conhecida como cisnes-de-detergentes: espumas esbranquiçadas e densas que impedem a entrada de gás oxigênio na água, o que afeta as formas aeróbicas aquáticas.

Quais são os benefícios e consequências do sabão e do detergente?

Quanto ao aspecto ambiental, o sabão apresenta mais benefícios, já com respeito à eficiência, o detergente tem a vantagem de não reagir com água dura. Qual apresenta mais vantagens: o sabão ou o detergente? Os sabões e os detergentes são usados para remover sujeiras e, principalmente, gorduras dos materiais.

Como se faz um sabão?

No balde, misture a soda cáustica e o álcool, acrescentando lentamente o óleo. Mexa até a mistura ficar homogênea. Deixe descansar por 30 minutos e depois coloque 2 litros de água fervendo. Dissolva o conteúdo e despeje mais 20 litros de água na temperatura ambiente.

Quais são os principais insumos do processo industrial de sabão de barra?

As principais são a água e o cloreto de sódio (sal de cozinha). Conheça um pouco mais as matérias-primas utilizadas na fabricação de sabão: ÓLEOS E AZEITES. Os óleos ou azeites podem ser de procedência vegetal ou animal.

Como a gordura vira sabão?

Assim, aquecendo gordura em presença de uma base, realizamos uma reação química que produz sabão. Essa reação, a hidrólise básica de um triéster de ácidos graxos e glicerol, é chamada de saponificação.

Artigo anterior
Qual o valor de referência das hemácias?
Artigo seguinte
O que é a porta 80?