Como as teorias de aprendizagem podem auxiliar os educadores?

Perguntado por: Juliana Leite de Sousa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (24 avaliações)

As teorias de aprendizagem auxiliam os educadores a compreender como o processo de ensino se relaciona com a aprendizagem. Isto é, as teorias de aprendizagem promovem sustentação ao método de ensino utilizado, permitindo a visualização do aprendizado a partir da aplicação de estratégias educacionais.

Qual a importância de conhecer as teorias da aprendizagem para os profissionais ligados à educação?

O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. A aproximação entre teoria e prática nos mostra novos horizontes que nos possibilitam buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos. ...

Qual a importância das teorias da aprendizagem?

As teorias de aprendizagem servem como um instrumento para diagnosticar e analisar as diferentes formas de aprendizagem, servindo com uma base para o professor poder lecionar suas aulas com melhor qualidade e maior êxito. Cada teoria tem sua particularidade, que é determinada por sua escola ou representante.

Quais são as teorias da aprendizagem e suas principais contribuições?

Dentre estas, se destaca: o comportamentalismo, que tem Skinner como seu principal representante; migrando para Piaget, com sua epistemologia genética; Vygotsky, com sua teoria sociointeracionista; e Ausubel, com a aprendizagem significativa.

Qual a importância de teorias na prática pedagógica?

A teoria é essencial para compreender a realidade que está inserida, mas essa compreensão se dará mediante a prática em sala de aula, quando o profissional irá confirmar de fato como acontecem as relações de ensino aprendizagem na escola.

PRINCIPAIS TEORIAS DE APRENDIZAGEM: um resumo das teorias que são utilizadas

18 questões relacionadas encontradas

Quais a maior contribuição da teoria dentro da prática pedagógica?

Entendendo as teorias na prática pedagógica

Além disso, outro benefício que a base teórica proporciona ao educador é o poder de buscar a compreensão da prática pedagógica vigente de maneira que ela consiga ser observada, estudada e modificada pelos agentes (professores, educadores), caso seja necessário.

Para que servem as teorias da educação?

A teoria educacional visa à formação do homem absoluto. Através dos estudos teóricos dos grandes pensadores da educação podemos entender e enfrentar as possibilidades e os limites educacionais. Segue agora, a explicação dos mais variados e ricos pensamentos pedagógicos para estudo.

Quais são os tipos de teorias da aprendizagem?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

O que são teorias de aprendizagem quais os tipos de aprendizagem?

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.

Quais são as principais teorias pedagógicas?

Principais Teorias Pedagógicas de Aprendizagem
  • Teoria Behaviorista de Skinner.
  • Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel.
  • Teoria de Vygotsky.
  • Construtivismo de Jean Piaget e Emilia Ferreiro.

Qual a importância da teoria?

Em geral, elas aparecem para explicar certos fenômenos ou dúvidas das mais variadas áreas do conhecimento. Com uma ou mais hipóteses, um pesquisador busca descobrir a explicação mais verídica para o assunto estudado.

Qual a importância de conhecer e compreender as concepções de educação?

Diante dos resultados encontrados, pode-se perceber que conhecer o aluno favorece a prática do professor, o qual poderá planejar e preparar as aulas de acordo com as necessidades específicas de seus alunos, fazendo da prática pedagógica um instrumento para a construção do ser, do aprender, do fazer e do conviver.

Quais as teorias da aprendizagem que identificam o aluno com um papel ativo?

De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica.

O que é teoria da aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

São princípios para aplicação da teoria da aprendizagem?

Para tanto, destacamos as três condições fundamentais para a ocorrência da aprendizagem significativa: 1) Material potencialmente significativo; 2) Identificação de subsunçores adequados na estrutura cognitiva; 3) Predisposição para aprender.

Quais os principais conceitos de aprendizagem?

Denomina-se aprendizagem ao processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da experiência. Este processo pode ser analisado sob diversas perspectivas, pelo que existem diferentes teorias da aprendizagem.

Quais são as teorias da psicologia da educação?

Há quatro teorias principais sobre estas fases da vida e seu desenvolvimento, muito utilizadas pelos psicólogos nas pesquisas sobre o comportamento de crianças e adolescentes. São elas: teoria da maturação, teoria psicanalítica, teoria da aprendizagem, teoria cognitiva.

Qual é a teoria da aprendizagem de Ausubel?

A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz.

O que é uma teoria educacional?

O estudo das teorias educacionais implica necessariamente na análise do processo educativo e sua dimensão humana. ... A educação pode ser analisada através de dois aspectos relativos ao ser humano: o individual e o social. Isto, porque, no homem, existem duas naturezas: a biopsíquica e a social.

Qual a maior diferente entre teoria e prática na educação?

Na teoria, não há diferença entre a teoria e a prática, mas na prática há muita diferença. Teoria é quando se sabe tudo e nada funciona. Prática é quando funciona e ninguém sabe o porquê.

Qual é o papel da teoria na formação de professores?

As teorias e as práticas devem ter relações diretas durante a formação do professor, as quais são aprendidas durante o curso de formação de professores e nas práticas cotidianas ligadas a função do educar. Contudo, um dilema se apresenta quando o profissional da educação inicia suas funções: uma crise de identidade.

Qual é o papel do aluno na teoria de Vygotsky?

Foi nesse sentido que Vigotski concebeu o papel do professor em sua abordagem teórica. Na obra “Psicologia Pedagógica”, publicada em 1924, o autor já elucidava o papel do professor. Ele “é o organizador do meio social educativo, o regulador e controlador de suas interações com o educando” (p. 76).

Quais as 4 teoria para Jean Piaget?

Teoria do Desenvolvimento Cognitivo – Piaget
  • Sensório motor (0 a 2 anos)
  • Pré-operatório (2 a 6 anos)
  • Operatório Concreto (7 a 12 anos)
  • Operatório formal (a partir dos 12 anos)

Qual a teoria de Piaget sobre a aprendizagem?

Jean Piaget

Segundo ele, a aquisição de conhecimento acontece por meio de experiências adquiridas em um contexto no qual se está inserido. Para o estudioso, a formação do conhecimento humano depende da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele vive.

Qual é a importância de conhecer?

Quando não nos conhecemos, não conseguimos distinguir o que é bom e o que não é para o nosso ser. Não conhecer aquela pessoa refletida no espelho nos impede de planejar nossas metas, realizar nossos sonhos e acima de tudo, nos impede de viver e desenvolver nossas habilidades e competências.

Artigo anterior
O que acontece após o Alistamento Militar?
Artigo seguinte
Quanto ganha a empresa do Google?