Como as esponjas são classificadas cite o nome que cada uma recebe?

Perguntado por: Lia Catarina Esteves Barbosa  |  Última atualização: 5. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (47 avaliações)

A classificação das esponjas é feita principalmente com base nas estruturas esqueléticas. Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras.

Porque as esponjas recebem esse nome?

Apresentam o corpo repleto de poros, daí o nome poríferos (do latim: porus = poro e ferre = possuidor).

Quais os três tipos de poríferos?

Algumas espécies apresentam ainda uma fase larval, portanto, possuem desenvolvimento indireto. Podemos classificar os poríferos em três classes principiais: Calcarea, Desmospongiae e Hexactinellidae.

Quantas espécies de esponjas?

Atualmente são descritas mais de 8.500 espécies de esponjas, distribuídas em três classes: Hexactinellida, Calcarea e Demospongiae, sendo que a última representa 95% de todas as esponjas e é a única classe com representantes na água doce.

Como são classificadas as esponjas?

Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras. São exclusivamente marinhas e apresentam espécies asconóides, siconóides e leuconóides.

ESPONJAS MARINHAS [as curiosidades mais interessantes relacionadas com as esponjas marinhas.]

30 questões relacionadas encontradas

Qual é o grupo das esponjas?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

Quais os tipos de células dos poríferos e quais suas funções?

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

Como é o ciclo de vida das esponjas?

Os poríferos podem formar brotos, que se desprendem do corpo genitor, se fixam ao território e originam novas esponjas – essa é a reprodução assexuada por brotamento. Em outros casos, esses seres formam gêmulas, que são estruturas indiferenciadas e protegidas contra condições desfavoráveis do ambiente.

Qual a ordem da esponja do mar?

Tais animais pertencem à Ordem Haplosclerida, sendo divididos em seis Famílias: a Spongillidae, Potamolepidae, Lubomirskiidae, Malawispongiidae, Metaniidae e Metschnikowiidae; contendo 44 gêneros.

Onde vivem as esponjas?

Poríferos (Filo Porifera) são invertebrados que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Como o nome do filo indica, eles apresentam um corpo repleto de poros, por onde a água entra no corpo do animal.

Qual a origem das esponjas?

Características gerais Os poríferos ou esponjas (do latim: indivíduo portador de poros - porus = poro; ferre = possuidor) são organismos antigos, com origens que provavelmente ocorreram há um bilhão de anos atrás.

Quem come a esponja do mar?

Alguns moluscos e peixes, ouriços, estrelas-do-mar e tartarugas se alimentam de esponjas.

Quanto tempo vive uma esponja?

Esses poríferos podem viver por centenas de anos. Para algumas espécies, 600 anos é um número comum. Mas já foi encontrada uma esponja marinha com cerca de 2 mil anos de existência. A maioria das esponjas mede apenas alguns centímetros.

O que é a Ascon?

A Associação dos Servidores do CNPq - ASCON, criada em 17 de março de 1978, é uma sociedade civil, de natureza representativa, social, cultural, educacional, assistencial e esportiva, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, com sede e foro na cidade de Brasília, no Distrito Federal.

Como é o nome da forma de alimentação das esponjas?

A alimentação das esponjas é feita através dos microporos.

Como nascem as esponjas do mar?

Reprodução assexuada

Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias. Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.

Por que a alimentação das esponjas é chamada de filtração?

Por não se locomoverem, serem animais sesseis as esponjas filtram a água para a obtenção de alimento... assim denominadas seres filtradores...

Qual é a função das espículas nas esponjas?

b) A função dos coanócitos, células típicas desse filo, é promover o fluxo de água pelo corpo do animal e absorver partículas de alimentos, as quais são digeridas intracelularmente pelos próprios coanócitos. A função das espículas é dar sustentação ao corpo da esponja.

Quais são as características das esponjas?

Esponjas são animais aquáticos multicelulares que fazem parte do filo dos poríferos (Porifera). Há mais de 8 mil espécies descritas que vivem nos mares e na água doce. Esses animais não possuem sistema nervoso e musculatura e também não se movimentam.

Por que as esponjas são animais?

Ser Pluricelular e heterotrófico por digestão. Como as esponjas são seres pluricelulares e obtém alimento por digestão são consideradas animais, apesar de não apresentarem mobilidade e apresentarem sistemas bem rudimentares.

Como é a respiração das esponjas?

As esponjas respiram por meio da filtração, quando a água passa pelos micro poros é feita a oxigenação das células da esponja. A excreção se dá por meio da difusão, igual a sua respiração.

Por que a esponja tem dois lados?

A maioria das esponjas encontradas no mercado possuem dois lados diferentes: o lado verde e o lado amarelo. E esses dois lados não existem por acaso: cada um deles possui uma finalidade específica para tornar a sua limpeza mais eficiente. O lado verde, por exemplo, é uma fibra abrasiva.

Como ocorre a excreção das esponjas?

TIPOS DE EXCREÇÃO DOS ANIMAIS INVERTEBRADOS: Filo Porífera – as esponjas, organismos que pertencem a esse grupo, não possuem sistema excretor.

O que são as células totipotentes das esponjas e onde atuam?

Além dos coanócitos, as esponjas possuem células com grande mobilidade e totipotência, ou seja, capazes de se diferenciar em qualquer tipo celular, inclusive gametas, o que confere a esses animais grande plasticidade morfológica e capacidade de reorganização.

Artigo anterior
Quais as cervejas mais puras?
Artigo seguinte
O que são ativos permanentes?