Como as esponjas filtram?

Perguntado por: Samuel Pinheiro  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (26 avaliações)

Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo.

Como funciona a filtração das esponjas?

O sistema de filtração nos poríferos ocorre com a entrada de água, através dos óstios ou poros formados pelos porócitos, que vai em direção à cavidade interna ou átrio do animal, e saindo pela abertura superior ou ósculo.

Como as esponjas digerem o seu alimento?

Fisiologia das esponjas

→ Digestão: é do tipo intracelular, ou seja, ocorre no interior das células. Eles conseguem seu alimento por meio da filtração, removendo partículas de alimento que estão na água que entra pelo seu corpo através dos poros.

Porque se diz que as esponjas são animais filtradores?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Como é a respiração de uma esponja?

Respiração e Alimentação

Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos. Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão.

ESPONJAS MARINHAS [as curiosidades mais interessantes relacionadas com as esponjas marinhas.]

29 questões relacionadas encontradas

Qual o sistema respiratório dos poríferos?

Filo Porífera, Cnidária, Platyelminthes e Nematoda – esses grupos não possuem sistema respiratório. As trocas gasosas ocorrem diretamente entre as células que constituem toda a estrutura corpórea e o ambiente, justificado pelo baixo grau de complexidade e diferenciação dos tecidos ou quanto à dimensão dos organismos.

Quais são as principais características das esponjas?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

Quais animais são filtradores?

É por isso que neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre os animais filtradores: características e exemplo.
...
Entre os peixes filtradores, encontramos por exemplo:
  • Tubarão-baleia (Rhincodon typus).
  • Tubarão-elefante (Cetorhinus maximus).
  • Tubarão-boca-grande (Megachasma pelagios).
  • Menhaden (Brevoortia tyrannus).

Quais são os animais filtradores?

Animais filtradores são aqueles que utilizam o sistema de filtragem para retirar os nutrientes da água. Filtradores são aqueles animais aquáticos que possuem a capacidade de retirar o alimento da água, através do processo de filtragem.

O que são moluscos filtradores?

Os bivalves são chamados de animais filtradores, pois retiram da água as partículas de alimento e o oxigênio que circula em suas brânquias. São representados por mexilhões e ostras. Cefalópodes – A característica principal desses animais é a de possuir os pés na cabeça.

Como ocorre o processo de digestão dos poríferos?

A digestão, por exemplo, não ocorre em um sistema digestório. São os coanócitos os responsáveis por retirar da água o alimento necessário para a esponja, fazendo, posteriormente, a digestão intracelular. ... As trocas gasosas ocorrem em todas as células dos poríferos por meio de difusão.

Como ocorre o processo de nutrição dos poríferos?

Nutrição. Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. Essa água carrega consigo compostos orgânicos e até pequenos organismos, como fitoplânctons e protozoários, que servirão de alimento para o organismo.

Qual a função dos seres filtradores?

Os organismos filtradores são um sub-grupo dos organismos que se alimentam de pequenas partículas de matéria orgânica (os micrófagos), os quais para além de ingerirem pequenas partículas orgânicas suspensas na água também capturam uma grande diversidade de organismos planctónicos em suspensão.

Como ocorre o processo de regeneração das esponjas?

- regeneração: as esponjas são capazes de sofrer regeneração, a partir de fragmentos que se desprendem de seus corpos. Quando uma esponja se desintegra, por ação mecânica ou casual, "brotos", ou massas de amebócitos são capazes de originar uma nova esponja.

O que significa dizer que os poríferos são sésseis?

Os poríferos, quanto ao seu modo de vida, são animais sésseis, por quê? A palavra séssil vem do latim e significa diretamente ligado. Os poríferos não apresentam órgão de locomoção e vivem, geralmente, presos a substratos, como rochas e conchas, permanecendo sozinhos ou formando colônias de variadas formas e cores.

Qual é o sistema de sustentação do corpo das esponjas?

As esponjas têm uma cavidade corporal central chamada de atrium com abertura para o meio ambiente chamada ósculo. Elas normalmente não têm esqueleto de sustentação, porém quando presente são formados por carbonato de cálcio, colágeno ou dióxido de silicone (que forma as espículas).

Quais são os peixes filtradores?

Peixes filtradores / planctófagos

Praticamente todas as espécies na fase de pós-larvas se alimentam de plâncton; entretanto, a tilápia-nilótica, a carpa-cabeça-grande e a carpa-prateada permanecem planctófagas na vida adulta.

Quais são os animais sésseis?

Denominam-se organismos sésseis aqueles que não se deslocam voluntariamente do seu local de fixação, como a maioria das macroalgas, as ostras, as esponjas e os corais.

São animais fixos e alimentam-se por filtração?

As esponjas são animais que vivem no ambiente marinho e na água doce, alimentando-se por filtração.

O que é um animal Sessil?

Nesse cenário, os animais sésseis são aqueles estacionários em oposição ao movimento (móvel). Alguns desses animais também prendem os animais vivos, por exemplo, anêmonas anexadas a si mesmas às conchas (emprestadas) de caranguejos eremitas e cracas que se ligam a baleias.

Quais são as principais características dos poríferos?

Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. ... Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.

Quais as principais características dos poríferos e cnidários?

Exclusivamente aquáticos ( Doce ou Salgada*); Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água.

Quais são as principais características dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Como se chama o sistema respiratório?

O sistema respiratório é um dos sistemas que compõe o corpo humano. Ele é formado principalmente pelos pulmões e pelos órgãos: cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia e brônquios, responsáveis por fazer o transporte do oxigênio até as células.

Como é o sistema respiratório dos moluscos?

A respiração nos moluscos pode ser cutânea, branquial ou pulmonar. Na maioria desses animais, a membrana do manto é vascularizada e permite que ocorram trocas gasosas entre a corrente sanguínea e a água.

Artigo anterior
Qual a principal característica da música clássica?
Artigo seguinte
Como saber se preciso repor testosterona?