Como as espécies exóticas invasoras afetam a biodiversidade?

Perguntado por: Teresa Íris Almeida Anjos  |  Última atualização: 30. Juni 2024
Pontuação: 5/5 (50 avaliações)

IMPACTOS NEGATIVOS As plantas exóticas invasoras competem com espécies nativas por espaço ou impedem o crescimento de plantas nativas, diminuindo a diversidade de flora e até da fauna loca, pois muitas vezes não fornecem alimento ou são tóxicas.

Qual é o impacto das espécies exóticas invasoras?

Por esse motivo, espécies exóticas invasoras estão entre as principais causas diretas de perda de biodiversidade e extinção de espécies, juntamente com outros fatores ambientais negativos com os quais pode ter efeitos sinérgicos.

Quais os riscos das espécies invasoras para o meio ambiente?

Além do aumento da competição e predação, muitas espécies invasoras são responsáveis por disseminar doenças e pragas. Todos esses fatores fazem com que as espécies invasoras ocasionem reduções acentuadas nas populações e degradação considerável de habitat.

Como as espécies invasoras afetam a biodiversidade de um ecossistema e quais são algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir seu impacto?

Os problemas que podem causar são os seguintes: agem como depredadores — impedindo o desenvolvimento das espécies nativas —, alteram o habitat — modificando física e quimicamente o solo —, competem pelos alimentos e pelo espaço, hibridizam com as espécies nativas, introduzem novos parasitas e doenças, etc.

Como a introdução de espécies pode afetar a biodiversidade de um ecossistema?

A introdução de espécies animais e vegetais em diferentes ecossistemas também pode ser prejudicial, pois acaba colocando em risco a biodiversidade de toda uma área, região ou país.

Educa+ | Palestra | Espécies exóticas invasoras e os reflexos na biodiversidade

27 questões relacionadas encontradas

O que afeta a biodiversidade?

A biodiversidade, ou a variedade de todos os seres-vivos no nosso planeta, tem decrescido a um ritmo alarmante nos últimos anos, principalmente devido às atividades humanas que desencadeiam mudanças na utilização dos solos, poluição e alterações climáticas.

Quais são os principais fatores que ameaçam a biodiversidade?

Ameaças à Biodiversidade:

Entre eles estão o desmatamento, a exploração excessiva de recursos, a presença de espécies invasoras e a contaminação ambiental.

Qual a diferença entre espécies exóticas e invasoras?

Espécie exótica é aquela que se encontra fora de sua área de distribuição natural e, quando oferece ameaça às espécies nativas, bem como à vida humana, aos ecossistemas ou hábitats, é chamada de espécie exótica invasora.

Como ocorre a introdução de espécies exóticas?

A introdução de espécies exóticas em ambientes naturais

Podendo ser resultado da dispersão acidental ou intencional através de atividades humanas. Habitats alterados pela ação humana e de climas quentes são mais propensos à instalação dessas espécies do que habitats conservados.

Como a extinção de uma espécie pode afetar a biodiversidade?

Além disso, mesmo para espécies com ampla distribuição, pode haver perda de biodiversidade nos limites de suas distribuições, por meio de extinção local (de parte das populações de uma espécie, com consequente perda de diversidade genética).

Como as espécies exóticas podem ser introduzidas em novos ambientes?

Muitas vezes elas são introduzidas a um novo ambiente através da ação humana, de forma intencional ou não. Quando estabelecidas em um novo ambiente, ou seja, quando se reproduzem e expandem sua área de distribuição, as espécies exóticas podem ser motivo de problemas ambientais, econômicos e até mesmo riscos à saúde.

Quais as vantagens que as espécies invasoras possuem?

As espécies exóticas invasoras possuem uma vantagem competitiva em relação às espécies nativas. Isso porque elas estão inseridas em um ambiente completamente novo, livre de competidores, predadores e/ou parasitas.

Quais são as espécies invasoras?

Dentre as espécies exóticas invasoras de animais mais conhecidas no Brasil, constam o javali (Sus scrofa), o coral-sol (Tubastraea spp.), o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei) e o caracol-gigante-africano (Achatina fulica).

Quais são as três etapas que tem uma espécie exótica invasora?

São reconhecidas três etapas no processo de bioinvasão: introdução, estabelecimento e dispersão.

Quais habitats são mais vulneráveis a chegada de espécies invasoras?

Hábitats mais ameaçados

A tendência, em todos os hábitats, é de que os impactos causados pelas espécies exóticas invasoras aumentem com o tempo. Entretanto, esses impactos são especialmente maiores nas ilhas e nos sistemas de água doce, como rios e lagos (Millennium Ecosystem Assessment, 2005).

O que podemos falar sobre a biodiversidade?

A biodiversidade pode ser definida, de maneira resumida, como a riqueza de espécies de um ecossistema. Esse conceito relaciona-se com o número de espécies de um local mas também com a variação entre organismos da mesma espécie e sua abundância.

O que é a importância da biodiversidade?

A biodiversidade apresenta também importância econômica. Como sabemos, os seres vivos são importante matéria-prima na fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestimentas e até habitação. Preservar é garantir, portanto, que esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente permaneça em equilíbrio.

Como evitar espécies exóticas?

Como dito anteriormente, a melhor maneira de se prevenir é impedir diretamente a introdução da espécie. Como em muitos casos esse é um procedimento impraticável, especialmente nos casos de introdução acidental, outros modos de se controlar podem sem aplicados.

Quais são as consequências da falta de responsabilidade e gerenciamento da biodiversidade?

Indo direto ao ponto: a redução da biodiversidade significa que milhões de pessoas estão diante de um futuro em que os estoques de alimentos serão mais vulneráveis a pragas e doenças e a oferta de água doce será irregular ou escassa. Para os seres humanos, isso é preocupante.

Por que o coral-sol é considerado uma espécie invasora de sucesso?

Conhecido como espécie invasora devido aos impactos negativos que causam, fora de sua área natural, que é o Indo-Pacífico, o coral-sol compete por espaço e alimento com espécies nativas de corais, esponjas, algas e moluscos, reduzindo a presença desses animais, que desempenham serviços ecológicos importantes, como ...

Como introduzir uma espécie exótica em um determinado ecossistema?

Introdução de espécies exóticas

Essas espécies podem ser introduzidas de três diferentes formas: Intencionalmente introduzidas; Intencionalmente introduzidas apenas em cativeiro, porém acabam sendo levadas para o meio ambiente; Introduzidas acidentalmente, não havendo o controle da introdução da espécie.

Onde a biodiversidade está mais ameaçada no planeta?

Considerando a porcentagem de vegetação original destruída, a bacia do mar Mediterrâneo é a região mais agonizante do planeta: apenas 4,7% da área original segue intacta e 32 espécies de animais endêmicas (que só existem no próprio lugar) estão ameaçadas de extinção.

O que acontece com a perda da biodiversidade?

A perda da biodiversidade pode desestabilizar ecossistemas, provocar surtos de doenças infecciosas e minar o desenvolvimento do progresso, nutrição, segurança e proteção de desastres naturais", disse a Dra Maria Neira, Diretora do Departamento de Saúde Pública, Ambiente e Determinantes Sociais da Saúde da Organização ...

Onde se encontra a maior biodiversidade do planeta?

A Amazônia é conhecida como o bioma de maior biodiversidade do mundo, é também um bioma brasileiro que abrange territórios de países vizinhos. É o maior bioma do país, abrange aproximadamente 49% do território brasileiro, possui a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo.

Artigo anterior
O que o tomate pode causar?
Artigo seguinte
Quais são os apostos?