Como apresentar o folclore na educação infantil?

Perguntado por: Mário Cruz  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (57 avaliações)

Acompanhe a leitura!
  1. Ensinar o conceito de folclore. ...
  2. Utilizar recursos visuais e auditivos. ...
  3. Apostar no uso de jogos e brincadeiras. ...
  4. Propor pesquisas para relembrar as lendas do passado. ...
  5. Trabalhar o respeito à cultura e às diferenças culturais.

Como explicar o que é folclore na Educação Infantil?

Para aproximar o folclore da realidade dos alunos na Educação Infantil, os educadores podem inserir nos planos de aula brincadeiras e cantigas de roda (como ponto de partida e não como abordagem exclusiva). Além de estimular o movimento, algo fundamental nessa etária, elas ajudam as crianças a desenvolver a fala.

Como iniciar o folclore na Educação Infantil?

A seguir, veja algumas dicas sobre como trabalhar o folclore durante o distanciamento social.
  1. Contar histórias. ...
  2. Confeccionar brinquedos. ...
  3. Organizar campeonatos de adivinhas. ...
  4. Cantigas folclóricas. ...
  5. Recital de poemas. ...
  6. Diversidade regional. ...
  7. Danças folclóricas.

O que fazer para apresentar no folclore?

O folclore é um acervo cultural, conjunto de costumes, artes, lendas, mitos, provérbios, ensinamentos e sensações… Um bem muito precioso. Com base nele, entendemos crenças, valores e contextos de um grupo social.

Como trabalhar o folclore de acordo com a Bncc?

Folclore: Plano de aula de acordo com a BNCC para Educação...
  1. Convide as crianças para um momento de cantoria acompanhada por palmas, batidas de pé ou no chão. ...
  2. Convide-as a falarem sobre PEIXES. ...
  3. Ofereça diferentes materiais e solicite que criem o peixinho vivo mais incrível que conseguirem.

Dica: como explicar o folclore para as crianças.

45 questões relacionadas encontradas

O que a BNCC diz sobre folclore?

Em sua terceira competência, a BNCC estabelece o repertório cultural como “construção da identidade do estudante, habilitando-o a compreender a própria cultura e a de outros povos e incentivando-o a valorizar e a criar arte e cultura”.

Qual habilidade para trabalhar o folclore?

Trabalhar em sala a linguagem oral e escrita por meio de sondagem sobre o que conhecem do folclore. A partir dai explorar a cada aula um pouco sobre lendas, mitos, provérbios, travalíngua, desenvolvendo assim o conhecimento da cultura popular.

Como podemos trabalhar o folclore na escola?

Abordar as histórias do Folclore na escola ajuda a reforçar as tradições regionais e nacionais, assim como conhecer, compreender e respeitar a pluralidade cultural do nosso país
  1. Faça teatros e festas. ...
  2. Cante e dance. ...
  3. Explore provérbios, adivinhações e piadas. ...
  4. Não se esqueça dos pratos típicos. ...
  5. Use as lendas e os mitos.

O que trabalhamos no folclore?

As cantigas, as lendas, as festas populares e os jogos coletivos são as características mais fortes presentes no estudo do folclore brasileiro.

Como trabalhar o folclore na pandemia?

Para trabalhar folclore na escola

Para levar a temática para a sala de aula, os professores devem considerar as várias dimensões dessa cultura popular, suas possibilidades e refletir a forma de relacionar o folclore com as diferentes áreas do conhecimento.

Quais os tipos de brincadeiras do folclore?

Peteca, amarelinha, pião, bola de gude, elástico. Se você reconheceu algumas dessas brincadeiras (ou até mesmo todas), parabéns!
...
Confira!
  • Forca: salvem as cabeças. ...
  • Amarelinha: o céu é o limite. ...
  • Cabo de guerra: a união faz a força. ...
  • Cabra Cega: de onde vens/para onde vou? ...
  • Dança da cadeira: gira, gira, gira!

Como explicar o que é folclore?

Folclore é o conjunto de manifestações da cultura popular que são típicas de um determinado povo, podendo realizar-se nas danças, contos e ritmos, por exemplo.

Qual é o objetivo de uma lenda?

Lenda é uma narrativa transmitida oralmente pelas pessoas, visando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, misturando fatos reais, com imaginários ou fantasiosos, e que vão se modificando através do imaginário popular.

O que faz parte do folclore brasileiro?

O que é o folclore brasileiro:

Além das histórias, costumes e lendas de personagens criados a partir da cultura popular desses povos, o folclore brasileiro também é composto por festas, brincadeiras, crenças, comidas típicas e outros costumes que eram transmitidos oralmente entre as diferentes gerações.

Qual é a importância do folclore para a sociedade?

Simboliza, de fato, a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo. Para não perder a tradição é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.

Como as lendas podem ser útil para trabalhar na sala de aula?

Os alunos podem pintar desenhos, fazer cruzadinha, resolver caça-palavras, ligar pontinhos e montar quebra-cabeça. Enquanto os pequenos desenvolvem uma atividade, a professora pode falar sobre as lendas dos personagens e melhorar o repertório cultural da criançada.

Como o folclore pode ser trabalhado no contexto da educação física?

As atividades folclóricas podem ser empregadas no conteúdo de Educação Física no ambiente escolar, como um recurso auxiliar a fim de desenvolvera auto-estima, a criatividade, a coordenação viso-motora, a linguagem escrita, oral, musical e corporal, resgatando o elo entre o presente e o passado, despertando no aluno o ...

Como trabalhar folclore no 9 ano?

Mostrar a importância do folclore; Suscitar o interesse do estudante pelo tema; Estimular a atenção do estudante; Promover a criatividade.
...
Veja exemplos de alguns:
  1. Lenda da Iara.
  2. Lenda do Saci-Pererê
  3. Lenda do Curupira.
  4. Lenda da Caipora.
  5. Lenda do Boto-cor-de-rosa.
  6. Lenda da Mula sem Cabeça.
  7. Lenda do Lobisomem.

O que diz a habilidade EF69LP07?

A habilidade EF69LP07 consiste em: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica ...

Qual é a habilidade EF15LP01?

A habilidade EF15LP01 consiste em: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se ...

Qual a habilidade EF12LP03?

Atividades com a habilidade (EF12LP03) - Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Qual é a habilidade EF15LP13?

A habilidade EF15LP13 consiste em: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Qual é a habilidade EF15LP09?

Oralidade Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

O que diz a habilidade EF67LP28?

Habilidade: EF67LP28 - Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, ...

Qual é a importância da lenda?

Dentro deste contexto as narrativas das lendas tem um papel muito importante. Porque a lenda sistematiza e ordena realidades, no ato de sua transmissão oral, envolve tanto o narrador como os ouvintes, vive num tempo e num espaço no qual há reintegração dos acontecimentos da história.

Artigo anterior
O que é simetria axial e simetria rotacional?
Artigo seguinte
Como está o clima no Sul?