Como aplicar Xgeva?

Perguntado por: Lara Gabriela Fonseca  |  Última atualização: 18. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (50 avaliações)

A dose recomendada de XGEVA é de 120 mg, administrados como uma injeção sob a pele (subcutânea) na coxa, no abdome ou no braço, uma vez a cada 4 semanas.

Qual a diferença entre Prolia e Xgeva?

O Denosumabe, denominado Prolia ou Xgeva, é uma droga que reduz a reabsorção óssea, aumentando a saúde óssea. Isso é feito através de inibição de RANK, uma proteína responsável pela ativação de células (osteoclastos) que enfraquecem os ossos e aumentam os níveis de cálcio no sangue.

Quais os efeitos colaterais do Xgeva?

Reações comuns (ocorrem entre 1% a 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
  • Hipofosfatemia (baixa concentração de fosfato no sangue);
  • Diminuição do apetite;
  • Dor persistente ou não cicatrização de feridas na boca ou mandíbula (osteonecrose de mandíbula)1;
  • Queda de cabelo (alopecia);
  • Dor nas costas2;

Quais os efeitos colaterais do Denosumabe?

Reações comuns (> 1/100 a < 1/10): hipofosfatemia, diminuição do apetite, osteonecrose de mandíbula1,2, artralgia2, dores ósseas2, mialgia2, dores na coluna2, dores na mandíbula, dores nas extremidades, fadiga, astenia, pirexia, náusea, diarreia, constipação, vômito, aumento na creatinina sérica, cefaleia, anemia e ...

Como age o Denosumabe?

Caracterização da tecnologia: O denosumabe é um anticorpo monoclonal destinado a inibir a RANKL (ligante RANK), uma proteína que atua como o sinal principal para a remoção de osso; é administrado por via subcutânea a cada seis meses, com dose única de 60 mg.

Prolia / Xgeva (DENOSUMABE): para que serve? Como usar?

25 questões relacionadas encontradas

Para que serve a injeção Xgeva?

q.s.p. XGEVA é indicado para prevenção de eventos relacionados ao esqueleto em pacientes com mieloma múltiplo e em pacientes com metástase óssea de tumores sólidos. XGEVA é indicado para o tratamento de hipercalcemia associada à malignidade refratária a bisfosfonato intravenoso.

Como conseguir denosumab pelo SUS?

O que é preciso para ter acesso ao medicamento Prolia (Denosumabe) pelo SUS? Um dos critérios para ter acesso a um medicamento como o Prolia (denosumabe) pelo SUS é o registro do produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Quem usa Prolia precisa tomar cálcio?

Você também deve receber suplementos de cálcio e de vitamina D durante o tratamento com PROLIA. O médico discutirá isso com você. Os melhores locais para aplicar a injeção são a parte superior das coxas e o abdômen. A área externa da parte superior dos braços também pode ser utilizada.

Qual a melhor injeção para os ossos?

Uma injeção já conhecida, denominada Denosumabe, deve ser tomada a cada seis meses para controlar a reabsorção óssea. A nova injeção, no entanto, tem como objetivo aumentar a formação óssea em até 20% e é indicada para pacientes de alto risco.

Quem toma Prolia pode beber cerveja?

Não há interação dessa medicação com bebidas alcoólicas.

Como é a quimioterapia para câncer nos ossos?

Alguns dos medicamentos quimioterápicos usados no tratamento dos tumores ósseos são: Doxorrubicina. Cisplatina. Etoposido.

Qual o mecanismo de ação do denosumab?

Mecanismo de acção Denosumab é um anticorpo (IgG2) monoclonal humano que tem por alvo o RANKL, ao qual se liga com elevada afinidade e especificidade prevenindo, a activação do seu receptor, RANK, na superfície de precursores dos osteoclastos e de osteoclastos.

Para que serve denosumab 60 mg?

Prolia Denosumabe 60mg/mL Amgen 1ml é indicado para o tratamento de osteoporose em mulheres na fase de pós-menopausa. Nessas mulheres, Prolia aumenta a densidade mineral óssea (DMO) e reduz a incidência de fraturas de quadril, de fraturas vertebrais e não vertebrais.

Quanto tempo usar Denosumabe?

A dose recomendada de Denosumabe é 120 mg, administrados como injeção subcutânea a cada 4 semanas com doses adicionais de 120 mg nos dias 8 e 15 do primeiro mês de terapia.

Qual o melhor medicamento para quem tem osteoporose?

Oral: Alendronato, Risedronato e Ibandronato, de tomada uma vez por semana ou mensal, em jejum, com um copo cheio de água, devendo aguardar ao menos 30 minutos para se alimentar ou deitar-se. Endovenoso: Ácido Zoledrônico, com infusão anual. Os bisfosfonatos devem ser usados junto com cálcio e vitamina D.

Qual a diferença entre alendronato e denosumab?

Conclusão: Denosumabe tem menor risco relativo que alendronato e risedronato de sódio para fraturas vertebrais e maior efeito sobre densidade óssea mineral femoral, com risco similar de outros tipos de fratura e eventos adversos (infecções, transtornos cardiovasculares, óbito por infecção, morte cardiovascular ou por ...

Qual é a melhor vitamina para fortalecer os ossos?

Os nutrientes mais importantes para a saúde óssea são cálcio, vitamina D e proteína¹. A nutrição é fator importante modificável no desenvolvimento/manutenção da massa óssea (MO) e prevenção da osteoporose³.

Como me curei da osteoporose?

A osteoporose não tem cura e, infelizmente, não é possível reverter a perda óssea completamente. Especialistas defendem, portanto, as medidas preventivas, que evitam ou retardam o desenvolvimento da doença.

Qual o nome do remédio que fortalece os ossos?

O Bifosfonato é a composição mais utilizada nesse tratamento, ajudando a reduzir a perda óssea e fortalecer os ossos. Os medicamentos também contam com outras substâncias, como a calcitonina, denosumabe, romosozumabe, entre outros.

Quem toma Prolia precisa tomar vitamina D?

Você também deve tomar suplementos de cálcio e de vitamina D enquanto estiver em tratamento com Prolia. O seu médico discutirá isto com você. Você pode ter valores de cálcio baixos no sangue enquanto está em tratamento com Prolia.

Qual vitamina fixa o cálcio nos ossos?

Vitamina D ajuda a fixar o cálcio nos ossos

“Além do cálcio, o magnésio, o fósforo e o elemento silício também são importantíssimos para a constituição óssea. Há ainda vitaminas de elevada relevância para a saúde óssea, como a vitamina D”, diz a nutricionista Carla Cotta.

Quais os riscos de tomar Prolia?

Efeitos colaterais

Em casos raros, podem ocorrer reações alérgicas graves. Além disso, Prolia está associado a riscos específicos, como osteonecrose da mandíbula, fraturas atípicas do fêmur e infecções do trato urinário. É fundamental comunicar quaisquer efeitos colaterais ao médico.

O que pode substituir a Prolia?

Bonalen, o alendronato, se trata de um medicamento para osteoporose oral semanal, barato, eficaz em prevenir fraturas.

Qual é o genérico do Prolia?

Denosumabe contém o mesmo princípio ativo de Prolia® (denosumabe). Os pacientes tratados com Denosumabe não devem receber Prolia.

O que fazer quando o medicamento não é fornecido pelo SUS?

Caso a resposta demore muito para sair ou o pedido seja negado, é possível fazer um requerimento, ainda administrativamente, para Secretária de Saúde do estado. Lá o paciente deve comprovar que fez o pedido no lugar adequado e que preenche todos os requisitos para a concessão.

Artigo anterior
Para que serve a 3 marcha?
Artigo seguinte
O que impede o organismo de absorver vitaminas?