Como anexar documentos na Receita Federal?

Perguntado por: Cristiano Assunção  |  Última atualização: 13. April 2022
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Acesse o Atendimento Virtual (e-CAC); Clique em: “Legislação e Processo” >“Processos Digitais (e-Processo)” > “Meus Processos”; Localize o processo/dossiê de seu interesse e clique em + (à esquerda do processo/dossiê); Clique em “Solicitar Juntada de Documentos”.

Como anexar documentos para Receita Federal?

Para solicitar a juntada (inclusão) de documentos, acesse o menu Legislação e Processo, clique em Processos Digitais (e-Processo) e depois, clique em Meus Processos e, em seguida, no símbolo ao lado do processo desejado. Aparecerá a opção para solicitar a juntada de documentos.

Como enviar documentos digitais para a Receita Federal?

A Receita Federal publicou na última terça-feira a Instrução Normativa RFB nº 2022 que regulamenta a entrega de documentos digitais e a tramitação de processos digitais. Com as novas regras, a entrega de documentos será realizada, obrigatoriamente, no formato digital e exclusivamente por meio do Portal e-CAC.

Como apresentar documentos na Receita Federal malha fina?

Clique em Solicitar serviço via processo digital; Selecione a área MALHA FISCAL IRPF e o serviço desejado.
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Documentação em comum para todos os casos
  1. Intimação de malha fiscal;
  2. Documento de identificação oficial do contribuinte;
  3. Documentos solicitados na intimação e que comprovem as informações prestadas na declaração.

Precisa anexar documentos na declaração de Imposto de Renda?

Já como pessoa física, o cidadão pode precisar fazer sua declaração de imposto de renda se não preencher as condições para isenção. Neste caso, é preciso ter, além dos documentos listados acima: Notas fiscais e recibos emitidos para comprovação da receita e cálculo do lucro.

NOVIDADE: MALHA FINA - ENVIO DE DOCUMENTOS | Maratona 127/365

23 questões relacionadas encontradas

Como anexar recibos no Imposto de Renda?

Nas notas fiscais e recibos devem constar o nome, endereço e número do CPF ou CNPJ de quem recebeu os pagamentos. É possível importar o arquivo com informações do plano de saúde (se o seu plano fornecer), facilitando assim o preenchimento da sua declaração.

O que devo colocar na minha declaração de Imposto de Renda?

Como vimos, você deve declarar tudo o que ganhou e pagou no ano anterior no Imposto de Renda. É preciso informar ganhos referentes à venda de bens, aluguéis, reformas em imóveis e despesas com construções. Fontes alternativas de renda também devem ser listadas.

Como resolver problemas na malha fina?

De acordo com a Receita Federal, há duas formas de resolver pendências de declaração retida em malha. Caso a declaração retida em malha tenha informações incorretas ou incompletas, será necessário retificar a declaração. Neste caso, o contribuinte deve complementar as informações e corrigir os erros feitos.

Como justificar malha fina?

Confira os motivos para cair na malha fina
  1. erros de digitação;
  2. apresentação incorreta ou ilegítima de valores;
  3. omissão de rendimento(s);
  4. erros ou ausência de informações de cadastro;
  5. inclusão irregular de dependentes da declaração ou omissão de seus rendimentos;
  6. incompatibilidade nas despesas médicas apresentadas; e.

Como proceder atendimento malha fiscal?

1. O QUE FAZER ANTES DE ABRIR O PROCESSO DIGITAL? Após reunir a documentação solicitada no Termo de Intimação Fiscal, acessar o Meu Imposto de Renda no e-CAC e clicar em “Responder Intimação”, conforme a figura abaixo. Preencher o formulário e gerar o Termo de Atendimento da Intimação.

Como enviar documentos em PDF para a Receita Federal?

Veja como solicitar a juntada de documentos pela internet

Acesse o Atendimento Virtual (e-CAC); Clique em: “Legislação e Processo” >“Processos Digitais (e-Processo)” > “Meus Processos”; Localize o processo/dossiê de seu interesse e clique em + (à esquerda do processo/dossiê);

Como enviar DBE pelo E-cac?

Como enviar o DBE pelo E-cac?
  1. Abertura de DDA pelo e-CAC.
  2. Para solicitar o serviço, devem ser seguidas as orientações abaixo.
  3. Acessar o Portal da Receita Federal.
  4. www.receita.gov.br → ACESSO RÁPIDO. e-CAC. ACESSAR. ...
  5. ABRIR DOSSIÊ - Preencher os Campos.
  6. JUNTAR DOCUMENTOS – Preencher os Campos.
  7. Nº de Controle. do DBE.

Como fazer um processo digital na Receita Federal?

como abrir um processo
  1. Passo 1. Acessar o sistema. Acesse o e-CAC; ...
  2. Passo 2. Solicitar o serviço. ...
  3. Passo 3. Escolher o serviço. ...
  4. Passo 4. Informar detalhes. ...
  5. Passo 5. Finalizar a solicitação. ...
  6. Passo 6. Incluir documentos.

Como anexar documentos a um processo?

Para anexar documentos a um processo ou requerimento, é necessário que o processo esteja criado e sob responsabilidade do servidor/setor. Se o processo ainda não existir, você pode criá-lo seguindo o passo-a-passo de criação de processo.

Como enviar DBE por dossiê?

Na juntada de documentos ao DDA, ao preencher o "Tipo de Documento", o solicitante deverá classificar o documento como "PEDIDOS/REQUERIMENTOS > REQUERIMENTO > DOCUMENTO BÁSICO DE ENTRADA - DBE" e, no campo "TÍTULO" informar o número do Recibo/Identificação do DBE, sem traços ou pontos.

Como protocolar anexar documentos e acompanhar DDA?

2. Como anexar documentos ao DDA? O contribuinte poderá solicitar a juntada da documentação imediatamente após o protocolo (clicando em SIM na tela de geração do número do DDA).

Quem caiu na malha fina pode declarar?

A partir de outubro, a Receita Federal vai liberar as restituições do Imposto de Renda aos contribuintes que caíram na malha fina em 2021 ou em anos anteriores. A restituição é depositada na conta bancária informada pelo contribuinte na Declaração de Imposto de Renda.

O que fazer quando cai na malha fina 2021?

Caí na malha fina. O que fazer? b) Aguardar comunicado da Receita Federal para apresentar documentação que explique a pendência apresentada no Extrato; c) Apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência no Extrato.

Como verificar malha fina 2021?

Ao entrar no e-CAC, o contribuinte deve clicar no link “Meu Imposto de Renda”, no lado esquerdo da tela. Em seguida, aparece uma linha do tempo com as últimas declarações entregues. Basta verificar a declaração de 2021 para conferir se o documento caiu na malha fina e o motivo da pendência.

Quando cai na malha fina o CPF fica bloqueado?

Malha Fina do Imposto de Renda pode gerar bloqueio de contas e cartões. CPF irregular não tem nenhuma relação com o “nome sujo” ou “limpo”, documento pode ficar irregular por problema cadastral na Receita Federal ou por Malha Fina no Imposto de Renda.

O que devo declarar no Imposto de Renda 2021?

Quem precisa declarar?
  1. Pessoas com rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70;
  2. Contribuintes que receberam rendimentos isentos e não tributáveis acima de R$40 mil;
  3. Contribuintes que, até o final do ano-calendário anterior, somaram bens acima de R$300 mil;

Quais despesas podem ser deduzidas do Imposto de Renda 2021?

Agora, dê uma olhada em 7 despesas dedutíveis.
  1. Educação. Valores investidos em educação podem ser informados na declaração de IRPF. ...
  2. Saúde. ...
  3. Pensão alimentícia. ...
  4. Previdência social. ...
  5. Previdência privada. ...
  6. Dependentes. ...
  7. Despesas em livro-caixa.

Como preencher uma declaração de Imposto de Renda?

O primeiro passo para preencher e enviar o Imposto de Renda é baixar o programa gerador do IR, que está no site da Receita. É possível, neste ano, fazer a declaração pelo computador, no aplicativo, no tablet e por meio do e-CAC (para quem tem certificado digital). Para saber como baixar o programa, clique aqui.

Quais recibos podem ser usados no Imposto de Renda?

Prazo: cinco anos
  • Boletos pagos ou comprovantes anuais de pagamento de contas de consumo, como água, luz, telefone, internet e celular.
  • Comprovantes de pagamento de consórcios, empréstimos e financiamentos bancários.
  • Comprovantes de pagamento de taxas de condomínio.

Como comprovar despesas médicas Imposto de Renda?

– A comprovação de despesas médicas e outras ligadas à saúde, com vistas à apuração da base de cálculo do Imposto de Renda, é feita por documento em que esteja especificada a prestação do serviço, onde conste o nome, endereço e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional de Pessoas ...

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