Como analisar o passivo circulante?

Perguntado por: Xavier Lisandro Oliveira Rocha Cunha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)

Veja alguns exemplos.
  1. Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante.
  2. Seca = (Ativos Circulantes – Estoques) / Passivos Circulantes.
  3. Geral = (Ativos Circulantes + Realizáveis a Longo Prazo) / (Passivo Circulantes + Exigível a Longo Prazo)
  4. Liquidez Imediata = Disponível / Passivos Circulantes.

Como analisar o passivo?

2 - Passivo é tudo o que você tem que pagar

Da mesma forma que o ativo, ele é dividido em 2 partes: Passivo circulante: tudo o que deve ser pago no prazo de 1 ano. Passivo não-circulante: tudo o que deve ser pago em um prazo maior que 1 ano.

O que entra no passivo circulante?

Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.

Como funciona o passivo circulante?

O que é passivo circulante? De maneira geral, os passivos são as despesas e dívidas de uma empresa, seja com pessoas jurídicas ou físicas. Nesse sentido, o passivo circulante, também chamado de exigível a curto prazo, é o conjunto de obrigações e dívidas a curto prazo de uma empresa.

Quais os critérios de classificação de um passivo circulante?

Portanto, no Passivo Circulante as contas deverão ser classificadas quando satisfazer os seguintes critérios: for liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade; estiver mantido essencialmente para a finalidade de ser negociado; e, for liquidado no período de até 12 meses após a data do balanço.

O que é Passivo Circulante? | Treinamento de Fundamentos Ep. 15!

23 questões relacionadas encontradas

Qual critério para classificar em ativo circulante é passivo circulante?

O que são ativos circulantes

Quando falamos sobre o passivo circulante, estamos nos referindo às contas que possuem uma realização a curto prazo, de no máximo 12 meses. Por outro lado, os ativos circulantes se referem aos recursos da empresa que podem ser convertidos para finanças em um curto prazo, de 12 meses também.

Como é classificado o ativo circulante?

Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.

Como calcular o passivo circulante financeiro?

Enquanto isso, o passivo circulante financeiro se referem aos valores financeiros, tais como empréstimos a curto prazo e duplicatas. Dessa forma, o cálculo da necessidade de giro é realizada a partir da diferença entre o ativo circulante operacional e o passivo circulante operacional.

Como calcular o ativo circulante?

Ativo circulante = dinheiro + equivalentes em dinheiro + inventário + recebíveis + títulos negociáveis + despesas antecipadas + outros ativos líquidos. Todos esses valores frequentemente aparecem no Balanço Patrimonial da companhia.

Quais são as contas do passivo não circulante?

Passivo não circulante
  • Financiamento e empréstimos de instituições financeiras;
  • Debêntures à pagar;
  • Fornecedores de equipamentos de grande porte.
  • Empresas controladas;
  • Provisão para imposto de renda diferido;
  • Financiamentos (LP) a longo prazo;
  • Fornecedores (LP);
  • Provisão de contingência trabalhista;

O que colocar no passivo?

Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências. Esse controle é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.

Quais contas do passivo?

Passivos. Aqui ficam as contas em que são registrados os deveres e obrigações da empresa com terceiros, como parceiros de negócio, bancos e governos. Alguns exemplos de passivos são pagamento dos fornecedores, empréstimos e financiamentos, obrigações fiscais e sociais.

Como analisar o ativo de uma empresa?

Dessa forma, se o patrimônio líquido (PL) pode ser melhor explicado e compreendido através da equação: “PL = Ativos – Passivos”, o balanço patrimonial pode ser melhor compreendido como uma variação dessa equação que afirma o mesmo da seguinte forma: “Ativos = Passivos +PL”.

Como analisar o Balanço Patrimonial?

Veja alguns exemplos.
  1. Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante.
  2. Seca = (Ativos Circulantes – Estoques) / Passivos Circulantes.
  3. Geral = (Ativos Circulantes + Realizáveis a Longo Prazo) / (Passivo Circulantes + Exigível a Longo Prazo)
  4. Liquidez Imediata = Disponível / Passivos Circulantes.

Como fazer a análise de balanço patrimonial?

Veja os passos principais para montar seu balanço patrimonial:
  1. 1 – Determine um período. ...
  2. 2 – Pontue seus ativos. ...
  3. 3 – Pontue seus passivos. ...
  4. 4 – Faça o cálculo do patrimônio líquido. ...
  5. 5 – Compare o total do passivo e do patrimônio líquido com os ativos.

Como calcular o ativo circulante e o passivo circulante?

Para entender o que significam ativos é preciso então saber o que de fato pode ser compreendido como um bem e um direito.
  1. Bem. ...
  2. Direito. ...
  3. Outros. ...
  4. Passivo circulante e passivo não circulante. ...
  5. Situação Patrimonial Líquida. ...
  6. Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido. ...
  7. Ativo = Patrimônio Líquido. ...
  8. Ativo = Passivo.

Qual o valor do ativo circulante?

O Preço/Ativo Circulante Líquido é um indicador fundamentalista usado para análise de ações de uma empresa. De forma resumida, esse índice é uma métrica que representa a solidez de uma instituição diante de suas obrigações e quanto o mercado paga por isso.

Como calcular ativo circulante e não circulante?

Dessa forma, para calcular o ativo não circulante é necessário subtrair os ativos totais pelos ativos circulantes, mediante a seguinte equação: Ativo Não Circulante = Ativos Totais – Ativos Circulantes.

O que é um passivo no mercado financeiro?

Ativos são bens ou posses que geram retorno para uma pessoa ou empresa, como investimentos em títulos públicos, privados, ações ou criptomoedas, por exemplo. Já os passivos financeiros são tudo aquilo que, apesar de nos proporcionar algo, não geram lucros apenas gastos, como aluguel, energia etc.

Quem são classificadas no ativo não circulante?

O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).

Como classificar passivo circulante e não circulante?

O passivo circulante é aquele exigível a curto prazo. Já o passivo não circulante é aquele a ser liquidado depois do exercício social seguinte ou no caso do ciclo de operações ser maior do que um ano, ou seja, são aquelas obrigações que a empresa possui a longo prazo.

Como classificar o passivo?

Estas contas devem ser organizadas no passivo de acordo com a ordem decrescente de sua exigibilidade, ou seja, devem ser ordenadas de acordo com o seu prazo de realização (ou cumprimento da obrigação), sendo alocadas primeiramente as obrigações com os vencimentos mais próximos até chegar às obrigações com os ...

Qual o critério para classificação das contas do ativo e do passivo?

As contas de passivos são o outro lado da moeda. Enquanto os ativos se referem a bens e direitos, o passivo é o conjunto de obrigações e dívidas de uma organização. São os itens de posse que demandam custo e contas a pagar em geral. Ou seja, tudo que gera despesa.

Quais os critérios utilizados para classificação das contas do ativo e passivo em circulante e não circulante?

No Brasil, a classificação do ativo deve seguir a ordem de liquidez, dentro dos grupos de circulante e não circulante para os ativos, e a ordem de exigibilidade, dentro dos grupos de circulante e não circulante para os passivos.

Como classificar ativos e passivos?

Os ativos na economia, são a representação de bens e direitos de uma instituição. Podemos citar exemplos como: saldo bancário, saldo no caixa, estoque, imóveis, automóveis, marcas e patentes, softwares e duplicatas a receber. Os passivos na economia são a representação das obrigações de uma instituição.

Artigo anterior
O que escrever para divulgar uma loja no Instagram?
Artigo seguinte
Qual metal usado em bijuterias?