Como aliviar dor de dente na gravidez?

Perguntado por: Vanessa Barbosa  |  Última atualização: 5. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (22 avaliações)

Para aliviar a dor de dente na gravidez e diminuir a inflamação, pode ser recomendado o uso de paracetamol, bochecho com água morna e sal e/ ou compressa gelada na bochecha.

Como aliviar dor de dente na gravidez caseiro?

Aposte no bochecho

O bochecho é um excelente remédio para dor de dente caseiro na gravidez, podendo ser realizado com água morna e sal ou com um enxaguante bucal liberado para o uso durante a gestação.

Estou grávida e estou com muita dor de dente?

Para solucionar o problema, a gestante deve atentar para a limpeza bucal correta, escovando os dentes três vezes ao dia, sempre após as refeições, passando o fio dental e bochechando um antisséptico bucal sem álcool antes de dormir. Com o tempo, a inflamação é curada totalmente.

Como aliviar dor de dente em 5 minutos?

Aliviar completamente a dor de dente em apenas cinco minutos é um desafio praticamente impossível. Porém, existem algumas medidas que podem proporcionar algum alívio rápido, como a aplicação de gelo no local ou aplicação de cravo-da-índia no local dolorido.

Qual antibiótico que grávida pode tomar para dor de dente?

As penicilinas são os antibióticos mais indicados durante a gestação na prevenção e no tratamento de infecções maternas e intrauterinas, pois agem na parede celular, estrutura que somente as bactérias possuem, sendo, portanto, atóxicas aos organismos materno e fetal.

Como Aliviar Dor de Dente na Gravidez – 4 Dicas FÁCEIS E PRÁTICAS

41 questões relacionadas encontradas

Que tipo de analgésico uma gestante pode tomar?

Podemos utilizar o Paracetamol e Dipirona, durante toda a gestação, com preferência para o primeiro. Os AINEs não são utilizados no terceiro trimestre, mas podem ser usados no primeiro e segundo trimestres (apesar de não ser uma prática comum).

Qual o anti-inflamatório que grávida pode tomar?

Quando for necessário o uso de anti-inflamatórios, o mais recomendado para grávidas é o paracetamol, entretanto, deve-se utilizar esse medicamento somente com indicação médica.

O que fazer para conseguir dormir com dor de dente?

As dores nos dentes pioram a noite por conta da circulação sanguínea na região. Quando você se deita, o fluxo de sangue do corpo é levado para a cabeça. Isso aumenta a pressão na região bucal, levando ao aumento das dores. Para conseguir dormir, tome um analgésico para dor de dente e procure um dentista pela manhã.

Estou com uma dor de dente insuportável?

Ao sentir uma dor de dente insuportável, é recomendado tomar um analgésico ou colocar uma bolsa de gelo sobre o local para aliviá-la. Porém, mesmo caso a dor seja amenizada através dessas ações, é recomendado buscar um dentista para que ele possa avaliar da maneira correta e identificar a causa dessa dor de dente.

O que é bom para colocar no dente furado?

O tratamento adequado dependerá do grau do problema. Em casos iniciais, pode ser indicada a aplicação em consultório de flúor diretamente no local. O flúor possui propriedades de remineralização do dente ou pode ser indicada a aplicação de um selante fluoretado para evitar o avanço da desmineralização.

Estou grávida posso arrancar um dente?

Gestante pode extrair dente? Não existe contraindicação para a realização de exodontias ou cirurgias durante a gestação, mas, se possível, o aconselhamento mais indicado é adiar a realização de qualquer procedimento para após a gravidez.

Porque não pode arrancar dente grávida?

A gravidez não é fator limitante para a realização de procedimentos odontológicos quando eles são necessários. Inclusive asseguram a continuidade da gestação saudável. Entretanto, é preciso uma anamnese detalhada, aferição de sinais vitais e, se houver alguma alteração relatada, entrar em contato com o obstetra.

Estou grávida posso usar Xilocaina no dente?

Gravidez não é uma contraindicação para o tratamento odontológico ou o uso dos anestésicos locais.

Como aliviar a dor de dente em 1 minuto?

Para ajudar a aliviar a dor mais rápido, pode-se colocar uma bolsa de gelo no rosto, próximo à região dolorida, tendo o cuidado para não queimar a pele. O gelo deve ficar no local durante 15 minutos, e o processo deve ser repetido 3 vezes por dia.

Qual é o remédio mais forte para dor de dente?

No caso de medicação farmacêutica, pode tomar analgésicos, sendo que o medicamento mais utilizado é o Paracetamol, habitualmente, em comprimidos. Para além do Paracetamol isolado, este pode também ser associado ao Tramadol que é já um opiáceo de ação central muito mais forte.

Qual o melhor remédio para dor de dente forte?

Codeína + paracetamol

Quando usar: a codeína + paracetamol (Tylex) é indicado nos casos de dor de dente de intensidade leve a intensa ou dor após cirurgias dentárias, o que varia de acordo com a quantidade de ativos no comprimido.

Como aliviar dor de dente que não passa?

O ideal é se consultar com o dentista e fazer a profilaxia rotineiramente para evitar problemas bucais.
  1. Faça bochechos com água e sal. ...
  2. Coloque gelo. ...
  3. Coma alimentos gelados e moles. ...
  4. Aplique óleo de cravo-da-índia. ...
  5. Faça bochechos com chá de macela e própolis. ...
  6. Escove bem o local da dor.

O que fazer com dor de dente que não passa?

A pulpite é uma das causas para a dor de dente que não passa. Apenas um dentista pode tratá-la. Para isso, ele vai remover todo o tecido danificado e realizar a restauração dental. Essa etapa consegue restaurar a região o dente, revertendo seu quadro de inflamação.

O que fazer quando a dor de dente não passa mesmo tomando remédio?

Dor dentária intensa que não passa com medicação está geralmente relacionada a necessidade de tratamento de canal. Procure um dentista para resolver sua situação. Espero ter ajudado! Se medicamento comum para dor não esta resolvendo provávelmente só vai resolver com intervenção de um dentista.

Como dormir com dor de dente na gravidez?

  1. Se a dor for “latejante”, a grávida deve evitar a posição deitada, ou seja, convém manter a cabeça mais elevada para diminuir a pressão sanguínea na área afetada, o que é bom para o alívio da dor. ...
  2. Se quer saber tudo sobre as causas de dor de dente, siga este link.
  3. Saiba, aqui, tudo sobre o tratamento da cárie dentária.

Quanto tempo dura a dor de dente na gravidez?

O aumento de hormônios influencia a sensibilidade da gestante e faz com que dores em regiões frágeis, como os nervos da boca e a gengiva, sejam mais incômodas. Infelizmente, o problema pode surgir de uma hora para a outra, com uma duração que pode se estender de algumas horas a alguns dias.

Porque a dor de dente é mais forte à noite?

A principal razão da piora da dor de dente à noite, ao deitar para dormir, conta Taissa Leite, está relacionada ao aumento do fluxo de sangue para a cabeça, o que leva a uma pressão extra às áreas inflamadas e a um aumento também de células inflamatórias no local.

Estou grávida e Tomei ibuprofeno e agora?

Esse anti-inflamatório pode influenciar negativamente o sistema cardiovascular e renal do feto, além de apresentar riscos para o fechamento do ducto arterial³. Gestantes devem buscar orientação médica para opções mais seguras, como o paracetamol, garantindo um cuidado eficaz e seguro durante a gravidez³.

O que o ibuprofeno faz na gravidez?

Um estudo publicado no periódico Human Reproduction demonstrou que mulheres grávidas que tomam ibuprofeno nas primeiras 24 semanas de gravidez correm o risco de prejudicar a fertilidade de suas futuras filhas.

O que a dipirona pode causar na gravidez?

Quais são os riscos do uso de dipirona na gravidez? Um dos riscos apontados em estudo é que a dipirona, para diminuir dor e febre, inibe a produção de prostaglandinas. Essas substâncias estão envolvidas nas contrações uterinas que acontecem no terceiro trimestre. Por isso, inibi-las pode prejudicar essas contrações4.

Artigo anterior
Quando parar de fazer reposição hormonal?
Artigo seguinte
O que fazer em caso de ataque de crocodilo?