Como Albert Einstein explicou o efeito fotoelétrico?

Perguntado por: Lisandro Marco de Borges  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)

Einstein, propôs que a luz não só é emitida como um quantum num determinado instante, mas também se propaga como quanta individuais. De posse desta hipótese foi possível de imediato explicar o efeito fotoelétrico.

Como Albert Einstein demonstrou o efeito fotoelétrico?

Albert Einstein conseguiu interpretar o efeito fotoelétrico usando os argumentos matemáticos de Max Planck, generalizando-os. ... Einstein assumiu que a hipótese de Planck fosse válida para todo tipo de radiação eletromagnética, desse modo, mostrou a todo o mundo que luz podia comportar-se como onda e como partícula.

Quem inventou o efeito fotoelétrico?

Como toda descoberta, esta também se deu por acaso quando Heinrich Hertz, em 1887, investigava a natureza eletromagnética da luz.

Onde a física clássica falhava ao explicar o efeito fotoelétrico?

A Física Clássica, assim como a teoria ondulatória da luz, falhava ao tentar explicar certas características do efeito fotoelétrico.

Quais as principais características do efeito fotoelétrico?

As características principais do efeito fotoelétrico que não podem ser explicadas pela teoria ondulatória clássica são as seguintes: A energia cinética máxima dos elétrons emitidos pela superfície de um metal por ação de luz monocromática é independente da intensidade da luz.

O Efeito Fotoelétrico Explicado (O Nobel de Einstein)

33 questões relacionadas encontradas

O que é efeito fotoelétrico Cite exemplos de sua utilização?

Nas células fotoelétricas (fotocélulas), a energia luminosa se transforma em corrente elétrica. Diversos objetos e sistemas utilizam o efeito fotoelétrico, por exemplo: as televisões (de LCD e plasma) os painéis solares.

São propriedades do efeito fotoelétrico exceto?

2a Questão A Estrutura do olho que é conhecida por ser a porção circular colorida do olho e, cuja função é controlar a quantidade de luz que penetra no olho é: Humor Vítreo Retina Córnea Iris Cóclea Explicação: R: ÍRIS 3a Questão São propriedades do efeito fotoelétrico, EXCETO: Os elétrons usam uma parte da energia ...

Como explicar o efeito fotoelétrico?

O efeito fotoelétrico ocorre quando uma placa metálica é exposta a uma radiação eletromagnética de frequência alta, por exemplo, um feixe de luz, e este arranca elétrons da placa metálica.

O que a Física Clássica não consegue explicar?

Embora seja muito útil, a Física Clássica não é capaz de explicar corretamente alguns fenômenos físicos importantes, como por exemplo o comportamento da matéria em escalas atômicas e subatômicas. Em 1900, os estudos da Física Quântica foram iniciados, e demoraram cerca de 30 anos para serem "concluídos".

Qual físico é o maior representante da Física Clássica?

Um dos maiores nomes da ciência do século XX é, sem dúvidas, Albert Einstein.

O que seriam os fótons para Albert Einstein?

O que são fótons? Essas partículas que compõem a luz carregam energia e têm massa de repouso nula. ... No século XX, Albert Einstein (1879-1955) propôs que a radiação eletromagnética deveria ser quantizada e a quantidade elementar que definia a luz era o fóton.

O que aconteceu com Einstein em 1921?

Em 10 de novembro de 1922, Einstein foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física de 1921 "por suas contribuições à física teórica e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico".

O que significa Bremsstrahlung?

Bremsstrahlung é a radiação produzida quando cargas elétricas sofrem desaceleração. A palavra de origem alemã significa: Bremsen= frear e Strahlung= radiação.

Como o efeito fotoelétrico fornece evidências para a natureza de partícula da luz?

O efeito fotoelétrico fornece evidências para a natureza de partícula da luz - “quantização”. A luz expulsa os elétrons da superfície de um metal. Os elétrons somente serão expelidos se a frequência mínima é alcançada. Abaixo da frequência mínima, nenhum elétron é expelido.

Quais as características da física clássica?

A Física Clássica é aquela que envolve fenômenos que ocorrem em escalas macroscópicas, como movimento dos astros e projéteis, funcionamento de máquinas térmicas, acústica, óptica geométrica, hidrostática, eletrostática, eletrodinâmica clássica, etc.

O que diz a física clássica?

Tradicionalmente, a física, também denominada de física clássica, foi dividida nas seguintes áreas: termodinâmica (estudo de tudo o que diz respeito ao calor); acústica (estudo do som); eletrodinâmica (estudo da eletricidade); mecânica (estudo do movimento); ótica (estudo da luz) e magnetismo (estudo das interações do ...

Qual a diferença entre a física clássica é a Física Moderna?

As descobertas da Física também são classificadas por períodos: Física Clássica, abrangendo as teorias de mecânica clássica, ondulatória, termodinâmica e eletromagnetismo; e Física Moderna, com os conceitos da Mecânica Quântica, Teoria da Relatividade e da física experimental.

O que é o efeito fotoelétrico?

Produção elétrica por ação da luz.

Qual a importância do efeito fotoelétrico?

A descoberta do efeito fotoelétrico teve grande importância para a compreensão mais profunda da natureza da luz. ... Tudo isto se tornou possível devido à invenção de aparelhos especiais, chamados células fotoelétricas, em que a energia da luz controla a energia da corrente elétrica ou se transforma em corrente elétrica.

Como se explica a dualidade da luz?

A luz, em determinados momentos, se comporta como uma onda; e, em outros momentos, como partícula. Dizemos que ela apresenta, então, uma dualidade onda-partícula. Foi por volta de 1704 que Newton apresentou a teoria corpuscular da luz, segundo a qual ela se comportava como se fosse uma partícula.

Quanto ao efeito fotoelétrico é incorreto afirmar?

Faça a escolha correta e justifique: Quanto ao Efeito Fotoelétrico, é INCORRETO afirmar: (a) Existe uma frequência de corte abaixo da qual não há o efeito. ... (d) O potencial de corte corresponde à energia cinética máxima dos elétrons ejetados.

Quais as interações químicas é físico-químicas acontecem no efeito fotoelétrico?

O Efeito Fotoelétrico

O processo de interação entre um fóton e um elétron fortemente ligado a um átomo é chamado efeito fotoelétrico. Nesta interação, o fóton é completamente absorvido e o elétron orbital é ejetado com energia cinética E. Este elétron orbital ejetado é chamado fotoelétron.

Qual a principal diferença entre efeito fotoelétrico é Compton?

. Nota-se uma semelhança entre os dois efeitos descritos anteriormente: o espalhamento Compton pode ser considerado como uma absorção de luz seguida de uma re-emissão, enquanto que o efeito fotoelétrico é apenas uma absorção. ...

Qual é a função trabalho do metal?

A função trabalho, Φ, é a quantidade mínima de energia necessária para induzir a fotoemissão de elétrons de uma superfície metálica, e o valor de Φ depende do metal.

O que é tungstênio na radiologia?

Normalmente projetado em cobre, com a região de alvo em tungstênio (material metálico com maior resistência a altas temperaturas, além de apresentar boa condutividade térmica e alto número atômico, o que contribui para uma melhor qualidade do feixe de raios X), é do tipo rotatório (com giro variando de 3.000 a 10.000 ...

Artigo anterior
Como ver minha rua por satélite em tempo real?
Artigo seguinte
Quem clamou Jesus?