Como ajudar alguém que sofre de despersonalização?

Perguntado por: Valentim Dinis Assunção Magalhães Ramos  |  Última atualização: 15. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (52 avaliações)

Lidando com o transtorno de despersonalização
  1. Reconheça e aceite o sentimento de despersonalização. ...
  2. Mantenha a concentração no ambiente ao seu redor. ...
  3. Relacione-se. ...
  4. Pratique a respiração diafragmática. ...
  5. Acabe com os pensamentos negativos. ...
  6. Reserve um tempo para o lazer. ...
  7. Pratique exercícios regularmente. ...
  8. Procure um psiquiatra.

Como ajudar uma pessoa com despersonalização?

Algumas técnicas que envolvem o uso dos sentidos, como a colocação de gelo em uma parte do corpo, um beliscão ou ouvir música alta podem ajudar o paciente a quebrar a sensação causada pela despersonalização e a se sentir mais integrados com o próprio corpo.

Como sair de uma crise de desrealização?

O tratamento consiste em psicoterapia mais terapia medicamentosa para qualquer comorbidade com depressão e/ou ansiedade. Tem cura sim. Precisa neste momento buscar ajuda de psiquiatra e um bom psicólogo para te ajudar.

Quanto tempo dura uma crise de despersonalização?

Os sintomas do transtorno de despersonalização/desrealização podem ter início de maneira gradativa ou súbita. Os episódios podem durar apenas horas, dias, semanas, meses ou anos. Os episódios podem envolver despersonalização, desrealização ou ambos. A intensidade dos sintomas pode aumentar ou diminuir.

O que fazer quando alguém dissocia?

No caso de ser causada por transtornos dissociativos, o tratamento da dissociação pode ser feito com sessões de psicoterapia, especialmente a terapia cognitiva comportamental, e a terapia de hipnose, com o objetivo de aprender a lidar com memórias traumáticas. Veja como é feita a terapia cognitiva comportamental.

Ansiedade, Despersonalização e Desrealização - Transtorno Dissociativo

43 questões relacionadas encontradas

Como parar uma crise de despersonalização?

Em caso de suspeita de despersonalização, é importante consultar um psiquiatra, especialmente se os sintomas forem prolongados, frequentes e/ou desconfortáveis. O tratamento depende da sua causa e pode envolver medidas para aliviar o estresse e psicoterapia, por exemplo.

Como parar uma crise de dissociação?

O tratamento para o transtorno dissociativo é feito com psicoterapia, por meio da técnica de conversão, que tem como objetivo aliviar os sintomas por meio do diálogo especializado e voltado para o evento traumático.

Como curar a despersonalização em casa?

Veja, a seguir:
  1. Reconheça e aceite o sentimento de despersonalização. ...
  2. Mantenha a concentração no ambiente ao seu redor. ...
  3. Relacione-se. ...
  4. Pratique a respiração diafragmática. ...
  5. Acabe com os pensamentos negativos. ...
  6. Reserve um tempo para o lazer. ...
  7. Pratique exercícios regularmente. ...
  8. Procure um psiquiatra.

Como uma pessoa com despersonalização se sente?

A despersonalização é um transtorno que faz com que um indivíduo tenha sua percepção sobre si mesmo alterada. Caracteriza-se por sensações de irrealidade, apatia, amnésia, impressão de que está separado do corpo, perda do controle, ataque de pânico, depressão, ansiedade, sono, estresse, cansaço e outros.

Quais doenças causam despersonalização?

Além disso, existem alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de desenvolver um Transtorno de Despersonalização, como por exemplo:
  • Depressão.
  • Síndrome do Pânico.
  • Esquizofrenia.
  • Traumas.
  • Maus tratos.
  • Abusos físicos ou psicológicos.
  • Transtorno bipolar.
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Tem remédio para despersonalização?

Medicamentos: Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos, como antidepressivos, ansiolíticos ou antipsicóticos, para ajudar a reduzir os sintomas de desrealização e despersonalização.

O que a despersonalização tem haver com síndrome de Burnout?

É considerado o traço inicial da síndrome e decorre principalmente da sobrecarga e do conflito pessoal nas relações interpessoais. A despersonalização é caracterizada pela insensibilidade emocional do profissional, que passa a tratar clientes e colegas como objetos.

Porque a ansiedade nos tira da realidade?

O problema, no caso da ansiedade, está no fato de que ela é capaz de mudar o foco de nossa atenção durante o dia. Desta forma, a ansiedade torna a atenção enviesada, alterando nossa consciência em relação aos nossos arredores e, consequentemente, a maneira em que interpretamos nossa realidade.

Quando a pessoa distorce a realidade?

A esquizofrenia é um transtorno mental decorrente de alterações cerebrais que distorcem a percepção da realidade e dificultam a elaboração de pensamentos e a expressão de sentimentos e emoções mais profundas.

Qual a sensação de sair do corpo?

A projeção da consciência é uma experiência tipicamente subjetiva, descrita muitas vezes como uma sensação de flutuar como um balão e, em alguns casos, de ver o próprio corpo físico, olhando-o pelo ponto de vista de um observador (autoscopia).

Quando a pessoa repete várias vezes a mesma coisa?

O Transtorno obsessivo-compulsivo, conhecido também pelo nome de TOC, é um distúrbio causado por crises de obsessões e compulsões, ou seja, a necessidade de realizar a mesma tarefa diversas vezes ou de maneiras especificas.

Como acabar com o desespero?

Passos para combater o desespero
  1. Quebre o padrão negativo. ...
  2. Procure racionalizar o problema. ...
  3. Faça exercícios de respiração e relaxamento. ...
  4. Acredite no processo de mudança. ...
  5. Identifique as possíveis causas. ...
  6. Encontre uma forma de terapia.

O que é despersonalização do relacionamento?

Despersonalização do relacionamento – A burocracia tem como uma de suas características a impessoalidade no relacionamento entre funcionários, já que enfatiza os cargos e não as pessoas. 5. Categorização como base do processo decisório – A burocracia se assenta em uma rígida hierarquização da autoridade.

Como saber se a pessoa está perdendo a sanidade?

Confira a seguir e entenda melhor o tema!
  1. Apresenta problemas de sono. Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono. ...
  2. Está sempre ansioso ou tenso. ...
  3. Humor se altera com facilidade. ...
  4. Tem se afastado das pessoas. ...
  5. Esquecimento frequente.

O que é crise de desrealização?

A desrealização e a despersonalização são transtornos dissociativos que têm como principais sintomas a sensação persistente de estranheza, irrealidade, anestesia e separação do próprio corpo. Apesar dos sintomas, o paciente é capaz de separar a fantasia da realidade e se manter consciente.

O que é dissociar da realidade?

A dissociação é um fenômeno da psicopatologia no qual acontece uma desconexão temporária do indivíduo com a realidade que está vivendo, podendo ele sofrer com a desconexão com seus pensamentos, suas emoções, sua memória e até com sua própria identidade.

Como se comporta uma pessoa com depressão grave?

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

O que desencadeia o transtorno dissociativo?

Você sabia que...

Os transtornos dissociativos geralmente são desencadeados por estresse ou trauma intensos. Por exemplo, a pessoa pode ter sofrido abusos ou maus-tratos durante a infância. Ela pode ter vivenciado ou testemunhado eventos traumáticos, como acidentes ou desastres.

O que acontece se a pessoa ficar muito tempo sozinha?

“A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente. A solidão é uma das principais responsáveis por fazer com que as pessoas se isolem.

É normal sentir que nada é real?

A despersonalização e desrealização são sintomas que podem estar associados à ansiedade. Ocorrem, geralmente, devido ao excesso de preocupações, medos, receios e constante vigilância da pessoa sobre aquilo que ela pensa, sente ou faz.

Artigo anterior
Como passar pano no chão e não ficar manchado?
Artigo seguinte
Como ativar um chip da Vivo?