Como agir numa audiência de conciliação de dívida?

Perguntado por: Lisandro Nuno Reis Amaral Amorim  |  Última atualização: 11. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (2 avaliações)

Como agir em uma audiência de conciliação de dívidas?
  1. Reunir documentos: todo tipo de prova que comprove os prejuízos, danos, dívidas e que ajudem a montar uma credibilidade e corrobore na veracidade dos ocorridos;
  2. Montar resumo: fatos que não devem ser esquecidos durante a audiência ou momentos que merecem destaque;

Como se defender numa audiência de conciliação?

Como devo me comportar em uma audiência? Sua postura e apresentação importam tanto quanto sua atitude, que deve ser de máxima cordialidade com todos os presentes. Fale tranquila e claramente, aborde as pessoas respeitosamente e fale a verdade.

O que falar em uma audiência de conciliação?

O propósito principal dessa audiência é buscar uma solução amigável para o conflito, por meio de um acordo negociado entre as partes. Durante a audiência de conciliação, as partes têm a oportunidade de expor seus pontos de vista, discutir suas demandas e tentar chegar a um consenso sobre os termos de um acordo.

Como se comportar diante de uma audiência de conciliação?

9 dicas para atuar numa audiência de conciliação
  1. Fique atento a tudo. ...
  2. Passe tranquilidade para seu cliente. ...
  3. Prepare-se para a audiência. ...
  4. Tenha um resumo do processo. ...
  5. Tenha atenção com as roupas. ...
  6. Seja pontual sempre. ...
  7. Sente no local correto. ...
  8. Cuidado com o uso das palavras.

O que faz o advogado na audiência de conciliação?

24), o papel exercido pelo advogado durante a audiência de conciliação e mediação: A participação do advogado, por exemplo, é fundamental tanto no processo de escolha do método de solução de conflito a ser utilizado, podendo orientar seu cliente, quanto na atuação como terceiro facilitador.

O que tenho que fazer em uma AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO ? Como essa audiência funciona? Juridiquês RFM

31 questões relacionadas encontradas

O que acontece se não houver acordo na audiência de conciliação?

Não havendo acordo, a audiência prossegue de imediato na sala das audiências, com a defesa oral ou escrita, com a decretação ou não de revelia, juntada de documentos, manifestação das partes, resolução de preliminares e incidentes, por ventura arguidos, depoimentos pessoais e testemunhais, quando necessários.

O que acontece depois de uma audiência de conciliação com acordo?

Alcançando as partes o acordo parcial ou total do litígio, será lavrado termo, contendo suas condições, que será encaminhado ao juiz da causa para homologação.

O que o juiz pergunta em uma audiência de conciliação?

Na audiência de conciliação o Juiz pode fazer perguntas às partes, mas com o objetivo de entender melhor a situação, até mesmo para tentar sugerir alguma reflexão sobre possível acordo.

Pode ir só o advogado na audiência de conciliação?

Assim sendo, a sua presença à audiência de conciliação se torna obrigatória, não sendo admitida a representação por outra pessoa ou, até mesmo, advogado, ainda que munidos de procuração.

Quanto tempo dura uma audiência de conciliação?

As audiências de conciliação duram, em média, 20 a 30 minutos, tanto para os casos que já foram ajuizados, quanto para aqueles que ainda não estão tramitando na Justiça.

Quando o réu não quer audiência de conciliação?

§ 8º O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.

Como funciona o processo de conciliação?

A conciliação judicial ocorre quando já ha um pedido de solução do problema na justiça, assim, o próprio juiz ou um conciliador treinado têm a oportunidade de atuar de forma a possibilitar um acordo.

Como chamar o juiz na audiência de conciliação?

Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. Servem para que você CHAME O JUIZ (a). Ex.: Ao entrar ao gabinete/vara, fala-se: “Meritíssimo/ Excelentíssimo, posso entrar?" VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento.

O que não dizer em uma audiência?

Nunca faça perguntas impertinentes

Apenas e tão somente daqueles fatos que forem controvertidos. Ou seja, fatos que são afirmados por uma parte, porém negados ou infirmados pela outra. Gosto de usar o exemplo do acidente de trânsito.

Como manter a calma em uma audiência?

7 Passos para você superar o medo em uma audiência de instrução
  1. 1º Passo: estude o procedimento da audiência. ...
  2. 2º Passo: estude o processo e identifique os pontos controvertidos da lide. ...
  3. 3º Passo: converse com as suas testemunhas para saber o que cada uma sabe sobre os fatos.

Como se comportar diante de um juiz?

Seja cordial e mantenha o respeito mesmo diante das adversidades. Quanto ao juiz, este precisa ter paciência com quem recorre à justiça, principalmente, com pessoas de origem humilde e que não possuem familiaridade com o comportamento necessário em uma audiência no tribunal.

Sou obrigada a ir em audiência de conciliação?

A Lei nº 5.478/68 dispõe objetivamente que autor e réu devem comparecer à audiência de conciliação e instrução independente de intimação e do comparecimento de seus representantes (Art. 6º) e que a proposta de conciliação deve ser realizada havendo ou não resposta (contestação) por parte do réu (art. 9º).

Quem pode entrar na audiência de conciliação?

Quem participa da audiência de conciliação? O autor, o réu, seus advogados ou Defensores Públicos devem participar da audiência de conciliação.

Como agir em uma audiência sem advogado?

Você deve indicar as testemunhas e intimá-las você mesmo para as audiências. Você deverá comparecer à audiência de conciliação por conta própria. Você deverá ler e entender todos os documentos que lhe forem dados para assinar e, se estiver na dúvida, precisará confiar no advogado da parte contrária para te orientar.

Quanto tempo depois da audiência de conciliação sai a sentença?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Pode fazer acordo antes da audiência de conciliação?

Se não puder comparecer à audiência de conciliação, o cidadão pode se fazer representar por outra pessoa, por meio de uma procuração com poderes para transigir, ou seja, para firmar acordo, por exemplo, o próprio advogado da causa, um amigo ou um parente.

O que acontece se eu não pagar pequenas causas?

Nesse tipo de processo, quando o devedor não paga por livre e espontânea vontade os valores cobrados, o juiz intima o credor para novos requerimentos. Ou seja, você vai ter que continuar com o processo sozinho, os servidores não tratar dessa parte para você.

É correto chamar o juiz de doutor?

Ao se referir ao promotor de justiça, é apropriado utilizar pronomes de tratamento adequados à posição de autoridade, como "vossa excelência", "doutor", "senhor promotor" ou "senhora promotora".

É possível falar diretamente com o juiz?

Qualquer cidadão é apto a procurar o Poder Judiciário e fazer a defesa dos seus direitos.

Como se dirigir a um juiz de paz?

Assim, numa audiência – ato no qual a consideração e o respeito recíprocos devem ser a tônica – se a intenção for a de se dirigir ao magistrado de maneira solene, é preferível tratá-lo por excelência ou por meritíssimo juiz.

Artigo anterior
Qual o combustível de um navio de carga?
Artigo seguinte
Como tomar Dostinex para baixar a prolactina?