Como aderir ao programa Sala de Recursos?

Perguntado por: Iara Valente Andrade  |  Última atualização: 6. April 2022
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Para tanto, Dirigentes Municipais de Educação devem acessar o PDDE Interativo (http://pddeinterativo.mec.gov.br/index.php), confirmar o termo de adesão e ratificar a(s) escola(s) pré-selecionadas.

Quem pode ser atendido na sala de recursos?

Hoje, a lei determina que somente quem tem deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades seja atendido nesses ambientes", afirma Maria Teresa.

Como solicitar sala de recursos multifuncionais?

Como acessar: A Secretaria de Educação apresenta a demanda no Plano de Ações Articuladas - PAR e indica as escolas a serem contempladas por meio do Sistema de Gestão Tecnológica – SIGETEC. Documentos: Doação SRM - Relação nominal das escolas estaduais e do Distrito Federal (Portaria nº 105, 14/10/2015)

O que é necessário para dar aulas na sala de recursos?

As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos: Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos ...

Como se matricular no AEE?

Matrícula do aluno no AEE: condicionada à matrícula no ensino regular da própria escola ou de outra escola; c. Plano do AEE: identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas; cronograma de atendimento dos alunos; d.

Sala de Recursos Multifuncionais

23 questões relacionadas encontradas

Como deve ser a matrícula do estudante na sala de recursos multifuncionais?

7) Como deve ser a matrícula do estudante na Sala de Recursos Multifuncionais? Deve estar condicionada a do ensino regular da própria escola ou de outra. Deve estar condicionada a matrícula em APAE.

Como é feito o atendimento educacional especializado?

O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).

O que compete o professor da sala de recursos?

Ao professor da sala de recursos cabe orientar o professor da classe comum sobre estratégias e metodologias que favoreçam autonomia e envolvimento do aluno em todas as atividades propostas ao grupo.

Como trabalhar em uma sala de AEE?

O primeiro passo para trabalhar com AEE é buscar um curso de formação de professores para especialização em AEE. Geralmente, o público-alvo do curso são professores, profissionais da área da educação e estudantes de vários níveis e áreas. O curso pode ser online ou não.

Quais são as atribuições do professor da sala de AEE?

De acordo com a Resolução de № 436/2012, no Artigo 9˚, o professor de AEE tem a função de “identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos e de acessibilidade que atenuem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Qual o público da educação especial a ser atendido na sala de recurso multifuncional?

O público alvo do Atendimento Educacional Especializado são os alunos com: Deficiências, Transtornos Globais de Desenvolvimento – TGD e Altas Habilidades/Superdotação devidamente matriculados no sistema regular de ensino. As deficiências abrangem: intelectual, física, auditiva, visual, surdocegueira e múltiplas.

Quais os tipos de atendimento que a AEE oferece?

De maneira geral, o AEE se destina a alunos com os seguintes aspectos:
  • Deficiência física:
  • Deficiência visual:
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência intelectual;
  • Deficiências múltiplas;
  • Transtorno do Espectro Autista (TDA);
  • Superdotação.

Qual a diferença entre sala de recursos e aee?

Diferentemente das Classes Especiais, as Salas de Recursos Multifuncionais não tem o caráter substitutivo do Ensino Regular, pelo contrário para haver a matricula na SEM é indispensável que a família apresente a matrícula do aluno das Classes do Ensino Regular.

Qual público alvo da Sala de Recursos Multifuncionais?

As salas de recursos multifuncionais devem manter seu efetivo funcionamento, com oferta do atendimento educacional especializado - AEE aos alunos público alvo da educação especial matriculados em classe comum de ensino regular, devidamente registrado no Censo Escolar/INEP.

Quem são os profissionais do AEE?

Os profissionais que atuam na Educação Especial, dentro da escola regular são: o professor de AEE, o professor regente, o professor auxiliar, o mediador escolar e o profissional de apoio. ...

Quantos alunos um professor de apoio pode atender?

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (11) projeto que determina o máximo de três alunos com deficiência a serem atendidos pelo profissional de apoio escolar.

Quanto ganha um professor da sala de AEE?

No cargo de Professora de Educação Especial se inicia ganhando R$ 1.697,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.758,00. A média salarial para Professora de Educação Especial no Brasil é de R$ 2.597,00. A formação mais comum é de Graduação em Pedagogia.

Como organizar a sala de AEE?

Para organizar os atendimentos em primeiro lugar faça uma reunião com os pais dos alunos que serão atendidos no AEE para explicar-lhes sobre a função do AEE, quem são as pessoas atendidas no AEE, qual o seu objetivo em seus atendimentos, qual o papel dos pais em relação ao atendimento e outros.

O que é AAE na escola?

A Associação de Apoio à Escola auxilia a escola na democratização da gestão escolar e no estabelecimento de uma prática educativa mais autônoma, pautada nas necessidades específicas da comunidade escolar e local.

O que é o atendimento especializado?

O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Qual o artigo que orienta a dupla matrícula de alunos que receberão o AEE e poderão também estudar na classe comum das escolas da rede regular de ensino?

9º A, do Decreto nº 6.253/2007, permite a dupla matrícula dos estudantes da rede pública que recebem AEE, por meio da destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Como devem ser matriculados os alunos com deficiência transtornos globais do desenvolvimento e também os alunos com altas habilidades superdotação?

Alunos com habilidades/superdotação não devem ser matriculados em classes comuns; III. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento devem ser encaminhados ao Atendimento Educacional Especializado da rede particular, sob encargos do Estado.

Quais as etapas e os aspectos considerados no plano de sua atuação junto aos alunos?

São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno.

Qual o objetivo da Sala de Recursos?

Objetivo: Apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de ...

Qual a diferença entre educação especial e aee?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. ... O que difere, entretanto, é o atendimento, que passa a ser de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.

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