Como acontece a reação exotérmica?

Perguntado por: Matilde Juliana Brito Martins Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (75 avaliações)

Uma reação exotérmica é uma reação química cuja energia é transferida de um meio interior para o meio exterior, aquecendo o ambiente consequentemente. Ou seja, ocorre liberação de calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes.

Como acontece a reação endotérmica?

As reações endotérmicas se caracterizam por possuírem balanço energético positivo quando é comparado a energia entálpica dos produtos em relação aos reagentes. Assim, a variação dessa energia (variação de entalpia) possui sinal positivo (+ΔH) e indica que houve mais absorção de energia do meio externo que liberação.

Quais são os processos Exotérmicos?

Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. É o caso, por exemplo, das combustões. Por outro lado, a sensação de frio que sentimos ao sair de um banho, ou quando pegamos um cubo de gelo, está associada a processos endotérmicos.

São exemplos de processos Exotérmicos *?

Assim como a reação de combustão do carvão, por exemplo, também são exemplos de processos exotérmicos:
  • Solidificação da água que ocorre com a liberação de 7,3 kJ de energia;
  • Condensação da água que chega a liberar cerca de 44 kJ durante a mudança do estado físico de gás para líquido;
  • Queima de velas.

O que é processo Exotermico exemplos?

Processos exotérmicos

Uma reação comum de combustão é a queima da madeira. Sabe-se que esse processo ocorre com liberação de energia na forma de calor e também de luz. Assim, essa reação é denominada exotérmica (o prefixo “exo” significa “para fora”), pois há liberação de calor.

REAÇÃO ENDOTÉRMICA E EXOTÉRMICA - MACETE DO PROF. GABRIEL CABRAL

22 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a dissolução endotérmica?

DISSOLUÇÃO ENDOTÉRMICA: ocorre quando a energia absorvida para separar as partículas do soluto (dissociação) for maior que a energia liberada na sua solvatação. ... A dissolução de cloreto de cálcio na água resfria o recipiente da dissolução, logo é um processo de dissolução endotérmico.

Como são representadas as reações endotérmicas?

As reações exotérmicas e endotérmicas estão relacionadas com a variação de entalpia (ΔH) de um processo químico. Essa variação corresponde à quantidade de energia liberada ou absorvida durante o processo, e é medida por meio de calorímetros.

Quais processos são endotérmicos e exotérmicos?

1)Podemos classificar, como processo endotérmico e exotérmico, respectivamente, as mudanças de estado: a) liquefação e solidificação. b) condensação e sublimação.

Quais são os processos endotérmicos?

Processos endotérmicos: São aqueles em que ocorre a absorção de calor. O prefixo endo significa “para dentro”.

Quais são os processos de transformações de Estado de agregação que podem ser classificados com endotérmicos e quais podem ser classificados com exotérmicos?

Os processos endotérmicos são aqueles que ocorrem com absorção de energia na forma de calor, enquanto os exotérmicos ocorrem com liberação de calor.

Porque as reações de combustão são Exotérmicas?

Dizemos que reações de combustão são exotérmicas porque sempre liberam grande quantidade de calor, ou seja, apresentam entalpia dos reagentes maior do que a dos produtos, visto uma combustão ser sempre espontânea.

Como saber se a reação é Exotermica ou endotérmica?

Se a reação endotérmica absorve energia, isso quer dizer que a entalpia do reagente (final) é menor do que do produto (inicial). Logo, a variação da entalpia é positiva (ΔH > 0). Por sua vez, se a reação exotérmica libera energia, isso quer dizer que a entalpia (energia) do reagente é maior do que a do produto.

Como ocorre o processo de dissolução?

A dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto, dissolvendo-os. ... Concentração: a quantidade de soluto influi, uma vez que uma solução mais diluída terá uma dissolução maior, por exemplo, a água pura dissolve melhor um solvente do que a água que já contém solutos.

Como ocorre a dissolução do sal na água?

Quando dissolvemos o sal na água, as características elétricas da molécula de H2O interferem com a atração eletrostática dos íons do sal, que se enfraquecem e se dispersam pelo líquido de novo na condição de íons livres.

Qual a diferença entre dissolução exotérmica e endotérmica?

A dissolução de uma substância pode ser classificada como endotérmica ou exotérmica. Endotérmica: a temperatura sobe facilitando a dissolução, e aumentando a solubilidade. Nesta, a curva de solubilidade é ascendente. Exotérmica: a temperatura sobe dificultando a dissolução, e diminuindo a solubilidade.

O que é um processo de dissolução?

A dissolução é um fenómeno importante no qual uma ou mais substâncias, os solutos, se misturam de forma homogénea com uma outra substancia, o solvente. Embora também existam soluções sólidas, as soluções mais comuns envolvem um solvente líquido.

O que é dissolução exemplos?

No âmbito da Química, a dissolução consiste na ação de misturar um soluto com um solvente que resulte numa solução homogênea, ou seja, diluição total do soluto. Um exemplo deste tipo de dissolução é a mistura do sal (soluto) com a água (solvente).

O que é a dissolução?

1. Acto ou efeito de dissolver. 2. Decomposição de um corpo sólido (pela desagregação das suas moléculas).

Quais são as principais características de uma reação de combustão?

Uma combustão se caracteriza pela oxidação, completa ou incompleta, de um combustível por ação de um comburente, com liberação de energia na forma de calor. O combustível é a substância utilizada para produzir a energia térmica, enquanto o comburente é a substância oxidante.

O que é uma reação de combustão Brainly?

A combustão ocorre quando um combustível reage com oxigênio e produz calor, gás carbônico e água (se for completa) ou monóxido de carbono ou fuligem (se for incompleta).

Por que nas reações de combustão há sempre liberação de energia em forma de calor?

Reação química que libera energia em forma de calor

Nesse fenômeno ocorre a liberação de energia em forma de calor, pois a energia total dos produtos é menor que a de seus reagentes. ... Nas reações de combustão, os combustíveis sofrem oxidação, pois perdem elétrons e seu Nox (número de oxidação) aumenta.

Quais processos de mudança de estado físico endotérmicos?

Assim sendo, podemos concluir que a fusão, a vaporização e a sublimação são processos endotérmicos, enquanto a solidificação e a condensação são processos exotérmicos. Nesses casos não há reação química, mas sim, transformações ou fenômenos físicos com absorção ou liberação de calor.

É um processo endotérmico e cede calor ao corpo?

Esse fenômeno está relacionado com a evaporação da água que, no caso, está em contato com o corpo humano. Essa sensação de frio explica-se corretamente pelo fato de que a evaporação da água: a) é um processo endotérmico e cede calor ao corpo.

É um processo endotérmico e retira calor do corpo?

Alternativa correta: b) A evaporação da água é um processo endotérmico e retira calor do corpo.

O que vem a ser entalpia?

A entalpia é a quantidade de energia presente em um determinado sistema e pode ser absorvida ou liberada. Os processos de liberação ou absorção da energia podem ser classificados de duas formas: ⇒ Processo endotérmico (reação química em que há absorção de certa quantidade de energia);

Artigo anterior
Qual é melhor Angus ou senepol?
Artigo seguinte
Como saber se uma pessoa é hipertensa?