Como acontece a Estrobilização?
Perguntado por: Cátia Antunes | Última atualização: 14. März 2025Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)
Estrobilização: Ocorre nos Cnidários (como os corais e águas vivas) durante a metagênese (ciclo reprodutivo que inclui fases sexuadas e assexuadas e alterna o formato do corpo do animal). Quando o animal está na forma de pólipo, ele pode liberar estróbilos – pedaços que formarão adultos natantes.
Como ocorre o processo de estrobilização?
Após a fixação, a larva se desenvolve em um pólipo específico de nome cifístoma que sofrerá diversas divisões celulares transversais até liberar um indivíduo natante na água chamado de éfira. Esse processo é chamado de estrobilização e o desenvolvimento da éfira gera uma medusa adulta.
Como ocorre o processo de Gemulação?
O brotamento, também chamado de gemulação, é outro tipo de reprodução assexuada que ocorre em fungos, como o Saccharomyces cerevisae. No brotamento, o fungo adulto emite brotos ou gemas laterais que se desenvolvem e podem ou não se separar da célula original.
Onde ocorre a Gemulação?
- Gemulação: ocorre a formação de estruturas chamadas gêmulas, quando o ambiente está muito alterado. Dessa forma, quando o ambiente volta ao normal, elas se desenvolvem e formam novos seres vivos. Ocorre em esponjas e celenterados.
Como funciona a esporulação?
Esporulação: consiste na formação de esporos, células especializadas envoltas por uma parede celular que garante a proteção da estrutura. O esporo, ao encontrar um ambiente adequado para seu desenvolvimento, germina e origina outro ser. Podemos observar a formação de esporos, por exemplo, em algas, plantas e fungos.
estrobilização Cnidário professor ph BIOLOGIA
O que é a estrobilização nos cnidários?
Uma forma interessante de reprodução assexuada é a estrobilização (apenas na classe Scyphozoa), na qual pólipos dividem o corpo transversalmente, formando pequenos discos de tecidos que se diferenciam e originam medusas imaturas.
O que significa reprodução por bipartição?
A divisão binária recebe várias denominações e é também chamada de fissão, bipartição ou cissiparidade. Nesse tipo de reprodução, ocorre a divisão do organismo ao meio, originando outro ser idêntico ao que foi dividido. É comum em protozoários, bactérias e também em planárias.
Como é a reprodução da água viva?
A reprodução ocorre por alternância de gerações, ou seja, a reprodução assexuada alterna-se com a sexuada, em um ciclo em que há também alternância entre as formas pólipo (assexuada) e medusa (sexuada).
Por que o nome da água viva e água viva?
Você faz ideia do porque a água-viva recebe esse nome? A bióloga Rayane Henriques, da Educação Corporativa da Cobasi, esclarece: “O nome popular 'água-viva' se originou devido ao seu corpo ser formado por 95% de água”. O corpo da água viva é parecido ao de um guarda-chuva, além de possuir tentáculos.
O que queima na água viva?
As queimaduras das águas-vivas ocorrem porque em seu corpo, principalmente nos tentáculos, há células denominadas cnidócitos que produzem toxinas, que ficam armazenadas em pequenas cápsulas, chamadas de nematocistos. Essas toxinas são usadas para capturar presas e se defender de ameaças.
Qual é o nome popular da água viva?
Água-viva, medusa, alforreca ou mãe-d'água fazem referência a um conjunto de animais marinhos, que podem ser cnidários, ctenóforos e taliáceos. De corpos transparentes e aspecto gelatinoso, estes animais são invertebrados e seu corpo é constituído 95% de água.
Quais são os 4 tipos de reprodução?
Os quatro tipos de reprodução bacteriana são a divisão binária, a fissão múltipla, a conjugação e a transformação.
Quem faz a bipartição?
Esse tipo de reprodução, também chamado de bipartição, cissiparidade ou fissão, ocorre em diferentes organismos e é comum em protozoários e bactérias.
Qual a diferença entre a anêmona do mar e água viva?
A principal diferença entre os dois é que o primeiro é um animal imóvel e séssil, e através de seus tentáculos que se movem de acordo com o fluxo do mar, ela captura os seus alimentos. Já o outro se move livremente pelo mar, principalmente para capturar seus alimentos.
O que é uma Metagênese?
Na metagênese, ocorre a alternância de gerações, ou seja, na reprodução há uma fase sexuada e uma fase assexuada. No exemplo dos Cnidários, temos a fase medusoide, medusas de vida livre, que possuem gametas que se fundem formando um zigoto.
Como é a forma corporal da Medusa?
As medusas apresentam formato de sino e boca voltada para baixo bem como seus tentáculos. Apresentam uma mesogleia bem desenvolvida, diferentemente da forma polipoide.
O que acontece na bipartição?
As bactérias apresentam como forma de reprodução a reprodução binária, também chamada de cissiparidade ou bipartição. Neste processo de reprodução assexuada, a bactéria duplica seu material genético e se divide em duas, ambas terão a mesma quantidade de DNA e representarão as mesmas funções.
O que é bipartição e esporulação?
Esporulação → forma de reprodução adaptada por algumas plantas inferiores (briófitas e pteridófitas), algas e fungos multicelulares, produzindo células diplóides denominadas esporos. Divisão binária (bipartição ou cissiparidade) → processo em que uma célula se divide em duas, por mitose.
Qual a diferença entre mitose e bipartição?
Reprodução assexuada: para organismos unicelulares, a mitose representa uma modalidade de reprodução assexuada. Amebas, por exemplo, se dividem gerando células idênticas à original, em um processo conhecido como bipartição.
O que são os gametas?
Gametas são células reprodutivas responsáveis pela formação de uma nova vida e continuidade das espécies animais. Em humanos, nós temos: Espermatozoides: gametas masculinos; Óvulos: gametas.
Qual o nome que se dá ao animal que se reproduz sozinho?
A partenogênese refere-se a um tipo de reprodução assexuada de animais em que o embrião se desenvolve de um óvulo sem ocorrência da fecundação. Alguns tipos de vermes, de insetos e uns poucos animais vertebrados, como certas espécies de peixes, de anfíbios, e de répteis, se reproduzem por partenogênese.
Qual é a criatura mais mortal do planeta?
A espécie mais conhecida é a vespa-do-mar (Chironex fleckeri), que é, sem dúvida, o cnidário mais perigoso do planeta. Diz-se que a sua picada faz lembrar um salpico de óleo a ferver devido à dor e prurido que causa.
Quem é a água-viva na Bíblia?
No cristianismo, o termo Água da Vida é utilizado no contexto de água viva, especificamente nas passagens do Apocalipse (Apocalipse 21:6 e Apocalipse 22:1), assim como no Evangelho de João. Nelas, o termo "Água da Vida" se refere ao Espírito Santo .
Como amenizar a epilepsia?
Quem quer emagrecer pode tomar Termogenico?