Como acontece a corrosão do ferro?

Perguntado por: Jaime Joel de Barros  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (74 avaliações)

O mecanismo completo da corrosão do ferro ainda não está completamente esclarecido, mas sabe-se que ela está relacionada à oxidação do ferro por meio de agentes oxidantes, que são a água e o oxigênio. Por isso, o ferro oxida-se facilmente quando é exposto ao ar úmido, principalmente se houver grande presença de água.

Como ocorre o processo de corrosão?

A corrosão é um processo de oxirredução, ou seja, um material (no caso, o metal) sofre oxidação (perde elétrons), e o outro, redução (ganha elétrons). Para sofrer oxidação, o metal deve apresentar um potencial de redução (Ered) menor que o material que entrou em contato com ele.

O que provoca a corrosão?

A corrosão, em geral, é provocada pelo oxigênio. Os metais têm uma capacidade de oxidação bem maior do que o oxigênio, sendo assim, tendem a perder elétrons para o oxigênio presente no ar atmosférico.

Como acontece a corrosão do aço?

Como e por que ocorre a corrosão do aço? A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro).

O que é corrosão é como ela ocorre?

A corrosão é um fenômeno de deterioração e perda de material devido a reações químicas e eletrônicas com o meio ambiente. É um processo espontâneo que causa alterações nas estruturas dos materiais. Tais alterações podem ser: ... Modificações estruturais.

CORROSÃO | CONCEITO DE CORROSÃO | ELETROQUÍMICA

21 questões relacionadas encontradas

Qual a definição de corrosão?

DEFINIÇÃO DE CORROSÃO. Processo inverso da Metalurgia Extrativa, em que o metal retorna ao seu estado original.

O que é corrosão e suas consequências?

A corrosão dos metais é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações de oxidorredução entre ele e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar. Esse processo causa grandes prejuízos econômicos e sociais, pois traz danos às estruturas de edifícios, carros, pontes, navios, etc.

Como evitar a corrosão do aço?

Formas mais simples de prevenção de corrosão envolvem evitar que as junções de metal acumulem água, sirvam como barreira ao ar atmosférico ou permitam que a água escorra entre as placas. Se não for possível inibir totalmente a passagem de água, a sugestão é criar quebras nas conexões para drenagem.

Qual o ácido que corroe o aço?

Ácido fluorídrico (Hf)

AÇO: Quanto mais diluído, mais forte é a reação. Transforma o aço em gás e líquido.

Como ocorre a corrosão sob tensão?

A corrosão sob tensão ocorre quando o material está submetido, simultaneamente, a um estado de tensões e a um meio corrosivoespecífico. O trincamento que ocorre é frequentemente transgranular, isto é, se desenvolve rompendo todo o grão, sem uma preferência de propagação nos contornos de grão.

Que fatores aceleram o processo de corrosão?

Além do oxigênio presente no ar e da umidade, outros fatores também aceleram a formação da ferrugem, embora não sejam capazes de provocá-la isoladamente. A presença de sais no ambiente, como é o caso do mar e entornos, por exemplo, aumenta a condutividade elétrica, acelerando a oxidação do ferro.

Quem sofre corrosão?

Todos os metais sofrem corrosão, com exceção apenas do ouro e da platina. No entanto, no caso de alguns metais, essa corrosão é menos violenta porque os compostos formados funcionam como uma espécie de proteção.

O que provoca a corrosão das armaduras?

O que causa a corrosão de armaduras? O mecanismo de corrosão do aço no concreto é eletroquímico, tal qual a maioria das reações corrosivas em presença de água ou ambiente úmido. ... Agentes agressivos como os íons cloretos e a carbonatação podem promover a despassivação, deixando o aço suscetível ao processo corrosivo.

Como se dá o processo de ferrugem?

Resultado do processo de oxidação, a ferrugem é fruto da reação química gerada pelo contato do ferro com o oxigênio presente na água e no ar.

Como se dá o processo de corrosão no concreto?

A corrosão no concreto armado ocorre em locais mais expostos à umidade e agentes agressivos, ou em áreas com muitas falhas, como ninhos de concretagem que, pela alta porosidade local, acaba por facilitar a penetração de agentes agressivos.

Como podemos classificar os processos corrosivos?

Os principais tipos de corrosão
  1. Química. Acontece quando um agente químico atua sobre determinado material (metálico ou não). ...
  2. Eletroquímica. ...
  3. Eletrolítica. ...
  4. Corrosão uniforme. ...
  5. Corrosão localizada. ...
  6. Corrosão alveolar. ...
  7. Corrosão por pites. ...
  8. Corrosão seletiva.

O que derrete o aço?

Derretendo metal com um maçarico de oxiacetileno. Pegue um maçarico de oxiacetileno. Essa ferramenta mistura os gases oxigênio e acetileno a fim de produzir uma chama perfeita para derreter bem uma grande diversidade de metais, inclusive aço, bronze, prata, cobre e alumínio.

O que destrói o ferro?

O motivo mais comum é o contato direto do metal desprotegido (sem pintura, por exemplo) com o ar, vapor d'água ou água. A oxidação é o início do processo de degradação do metal e deve ser tratada logo no início, para não dar origem à corrosão e ferrugem no caso dos metais ferrosos.

O que o ácido sulfúrico corrói?

O ácido sulfúrico é classificado como um dos ácidos mais perigosos que existem, devido ao seu poder corrosivo e desidratante. Em contato com a pele, o ácido pode provocar queimaduras graves por meio de uma reação de desidratação, decompondo proteínas, carboidratos e lipídios presentes na pele e nos músculos.

O que fazer para evitar a corrosão?

Como evitar o processo corrosivo?
  1. Proteção catódica. ...
  2. Proteção anódica. ...
  3. Inibidores de corrosão. ...
  4. Pintura Industrial. ...
  5. Metal de sacrifício. ...
  6. Ligas metálicas especiais. ...
  7. Revestimentos metálicos. ...
  8. Métodos de Galvanização.

Como evitar a corrosão do ferro?

A proteção contra a corrosão do ferro pode ser feita por utilização de ferro inoxidável no lugar do ferro metálico, por pinturas protetoras, como a de zarcão ou de estanho, e por meio de metais de sacrifício, que é a técnica utilizada na galvanoplastia, em que há proteção catódica.

Como é possível controlar a corrosão?

Os métodos gerais para controle e prevenção de corrosão mais amplamente aceitos na indústria são: o uso de materiais de construção especiais resistentes à corrosão, a aplicação de barreiras inertes como a pintura, a utilização de métodos de proteção catódica ou anódica, bem como os ajustes no meio eletrólito ou ...

Quais são os problemas causados pela corrosão?

Além desses, há mais um problema que precisa de uma atenção em caso de corrosão de equipamentos: o risco de acidentes no local de trabalho.
...
  • Deterioração do maquinário: ...
  • Perda de eficiência produtiva: ...
  • Avarias e danos à produção: ...
  • Desperdício em tempos enxutos: ...
  • Risco de acidentes:

Quais são os efeitos e consequências diretas da corrosão nos processos industriais?

Perda de resistência mecânica e consequentes falhas causadas pela redução na espessura do metal; Perda de eficiência e parada de operação de equipamentos fundamentais ao seu processo; Risco à vida dos funcionários causado por falhas estruturais dentro de sua fábrica.

Porque se preocupar com a corrosão?

Ainda seguindo o mesmo exemplo, essa corrosão causa perda de propriedades importantes do metal, como sua ductilidade, elasticidade e resistência mecânica, podendo fazer com que a máquina ou qualquer objetivo fabricado com metal ou liga não desempenhe suas funções com plena eficiência, causando até acidentes.

Artigo anterior
Qual é o melhor satélite?
Artigo seguinte
Quem é o anjo caído?